Essenciais
Estude no exterior : informações de assunto

A área da Engenharia de Produção no exterior

O que diferencia a área da Engenharia da Produção e onde estudá-la no exterior

A área da Engenharia de Produção no exterior
236

A Engenharia de Produção desenvolve processos que transformam a matéria-prima em produtos prontos. Ela se refere aos projetos intricados e planejamentos cuidadosos necessários para criar qualquer produto, integrando desde o uso inicial do material bruto até os detalhes finais da produção para tornar o resultado disponível ao consumidor em larga escala, pronto para ser comercializado, sempre tendo em mente a produtividade e a rentabilidade.

 

Visão geral da área

 

A Engenharia da Produção envolve atividades como planejamento; coordenação do uso de recursos; análise de produtividade, processos e sistemas; aplicação de métodos, equipamentos e ferramentas; controle de custos; segurança no trabalho; entre outras. Como uma área da engenharia, os estudantes aprendem sobre sistemas elétricos e mecânicos e desenvolvem habilidades em comum sobre solução de problemas, comunicação, tecnologia da informação, trabalho em equipe, etc.

 

Normalmente, ela é dividida em três áreas principais – manutenção, otimização e instalação. O engenheiro de produção pode:

 

  • Garantir que o processo de produção seja o mais rápido e barato possível;
  • Estudar e comparar diferentes materiais para encontrar o balanço Ideal entre qualidade e custo;
  • Monitorar o consumo de energia e o nível de poluição emitida pela produção;
  • Garantir que a produção atenda às demandas e prazos específicos;
  • Detectar problemas no processo de produção e agir como uma conexão entre departamentos para que sejam resolvidos.

 

A estrutura do curso de Engenharia da Produção

 

Todos os cursos de engenharia costumam possuir uma grade de matérias obrigatórias mais gerais. Depois dos primeiros semestres, a graduação fica mais específica e, em alguns casos, permite que o estudante opte por uma especialização, seja em construção, mecânica, automotiva, ambiental, têxtil, etc.

 

Chamado de Production ou Manufacturing Engineering no exterior, o curso varia de acordo com o país, instituição e nível de estudo. O Bacharelado de Ciências em Engenharia da Produção da Arizona State University, oferecido pela sua Escola de Engenharia Ira A. Fulton, nos Estados Unidos, tem uma grade curricular bastante prática e com trabalhos em equipe. Os estudantes podem optar por disciplinas mais técnicas e eletivas, como produção de circuitos integrados e programação CNC.

 

O Bacharelado da University of New South Wales, na Austrália, é uma combinação da Engenharia Mecânica e da Produção. O site oficial da Universidade diz: “Quando nós dizemos que os engenheiros da produção ‘desenvolvem’ produtos, nós literalmente queremos dizer que eles desenvolvem o produto, assim como as máquinas que o criam”. De acordo com o site, o bacharelado envolve “o melhor dos dois mundos”: um diploma em Engenharia Mecânica com uma especialização em Engenharia da Produção, com focos eletivos em tecnologia industrial e automação, finanças e tomadas de decisão, design de processos de produção, design assistido por computação, e fabricação. O curso, de quatro anos de duração, também possui um treinamento prático de 60 dias na indústria.

 

Os bacharelados de Engenharia costumam ter módulos de estágio obrigatório para que o estudante se gradue com experiência real e contatos profissionais.

 

Este é o curso certo para você?

 

A Pittsburgh State University lista as seguintes qualidades e características necessárias para escolher a Engenharia de Produção como sua área de estudo:

 

  • Tem interesse de saber como as coisas funcionam;
  • Ser comunicativo;
  • Ter uma ótima ética de trabalho;
  • Ter aptidão para mecânica;
  • Ter competências nas disciplinas de matemática, ciências, inglês e aplicações de computador;
  • Ter vontade de estudar matérias técnicas.

 

Prepare-se para várias disciplinas de física, matemática e química, além de outras mais técnicas de programação, computação, estatísticas, termodinâmica, etc.

 

E aí? A Engenharia da Produção é a sua área de estudo ideal?

 

Leia mais:

3 mitos sobre as áreas de STEM – Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática

Três maneiras de atrair mais estudantes para a engenharia

Por que continuar os seus estudos em engenharia com um mestrado no exterior?

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

A área da Engenharia de Produção no exterior

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...