Essenciais
Estude no exterior : informações de assunto

Orientação Profissional: ajude outros estudantes a descobrir suas vocações

Mestrados em Orientação Profissional nos Estados Unidos e Austrália.

1247

 

A área de Orientação Profissional (ou Vocacional) é bastante oferecida em mestrados, para estudantes graduados em algum curso de Educação e Treinamento (ou também de Psicologia) e que procuram se focar em algo mais específico. Uma especialização em Orientação Profissional, com aulas teóricas e pesquisa acadêmica, irá prepará-lo para trabalhar em ambientes educacionais, principalmente com alunos do ensino médio. O orientador irá guiá-los e acompanhá-los em suas decisões com relação ao ensino superior e, consequentemente, à escolha profissional.

 

Aos 17 ou 18 anos, idade de conclusão do colegial, alguns adolescentes não fazem ideia do que cursar. São obrigados a tentar alguma graduação aleatória ou optar por um cursinho, ganhando tempo para se decidir. É comum também ver jovens desistindo de suas graduações logo nos primeiros anos, alegando não ser exatamente o que eles esperavam. É por estes motivos que uma orientação profissional durante o colegial pode ser uma ótima forma de descobrir sua vocação, qual curso superior melhor se adaptaria, e ter consciência na hora de decidir-se por uma carreira.

 

Como orientador profissional, você pode também optar por um ambiente organizacional. Frequentar uma orientação pode ser uma forma de manter os funcionários de qualquer empresa mais motivados, ajudando-os a atingir o seu potencial como profissional. Ou ainda, pode trabalhar com pessoas que estão passando por alguma transição: mudança de cargo, promoção ou que acabam de ser contratados pela empresa.

 

Onde estudar Orientação Profissional no exterior?

Se a sua intenção é cursar um mestrado em Orientação Profissional, opções de universidades internacionais não faltam. Conheça algumas delas:

 

-Universidade de Queensland, Austrália.

-Universidade Católica Australiana, Austrália.

-Universidade da Flórida Central, EUA.

-Universidade Estadual do Kansas, EUA.

-Universidade Eastern Kentucky, EUA.

 

Estrutura do curso de Orientação Vocacional

 

O curso de Orientação Profissional (ou Orientação Vocacional) pode ser oferecido nas instituições estrangeiras com diferentes nomes (Orientação e Desenvolvimento Estudantil, Assistência Individual a Estudantes, Conselho Acadêmico), e como já mencionado anteriormente, com diferentes focos (ensino médio, superior, empresarial). O mestrado costuma durar de um a dois anos. Algumas instituições oferecem a opção integral ou online, como é o caso da australiana Universidade de Queensland. Os cursos irão debater assuntos da psicologia, da dinâmica em grupo e individual; darão um amplo conhecimento das profissões; trabalharão com o uso de testes vocacionais, de aptidão e personalidade; entre outras técnicas teóricas e suas aplicações práticas.

 

Requisitos para admissão de estrangeiros

 

Para ser admitido em um destes cursos de mestrado, o estudante estrangeiro deverá providenciar documentos que provem a conclusão de uma graduação relacionada à área da Educação. As universidades americanas pedem também que o estudante comprove ter conseguido boas notas durante o ensino médio. Como de costume, deve ser realizada a prova de fluência em inglês, atingindo a nota mínima exigida pela instituição (normalmente, 6.5 no IELTS ou 90 no TOEFL feito pela internet). Cada país e suas universidades possuem exigências diferentes.

 

Encontre o seu curso de Orientação Profissional no exterior pelo Hotcourses Brasil, entre em contato com suas instituições de interesse e comece já o processo de inscrição. A maioria delas está com matrículas abertas para cursos com início no segundo semestre de 2012.

 

Leia mais...

 

Filosofia e a eterna busca pelo saber: encontre cursos de Filosofia no exterior.

Entenda a diferença entre os cursos de pós-graduação.

Pesquise por cursos

Selecione país
Pós-graduação
SOBRE O AUTOR

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...