Essenciais
Estude no exterior : informações de assunto

Ciências Ambientais: a área que pode ajudar o planeta

Cursos de Ciências Ambientais na Austrália.

2703

 

A questão ambiental é simples: se não cuidarmos bem do meio-ambiente, nós sofreremos as consequências muito em breve. Aliás, já estamos sofrendo! Erros humanos que prejudicam a nossa vida na Terra não são de hoje: derramamento de óleo, contaminações de rios, a quantia absurda de lixo diário produzida, o tão comentado aquecimento global, desmatamento, o uso indiscriminado da água... Já há algum tempo, o homem tem tomado consciência de que seus atos e anos de desgaste e depredação do planeta têm causado prejuízos para a vida humana e isso tende a piorar cada vez mais. Afinal, nada do que nos é disponível hoje é inesgotável!

 

Quer um exemplo bastante atual da tentativa humana de remediar o que já foi causado ao ambiente? A proibição das sacolinhas de plástico nos supermercados. Ainda é uma batalha jurídica, mas a ideia é proibir que estes produtos sejam distribuídos ou vendidos em centros comerciais, porque levam mais de 300 anos para se decompor no ambiente.

 

A Ciência Ambiental é uma das áreas que atenta às condições e modificações naturais, ao desenvolvimento sustentável, e aos assuntos relacionados à química, física, geografia, e ainda à ética, política e economia. São muitas as áreas que envolvem os estudos da Ciência Ambiental. E é por este motivo, que as opções de cursos nas universidades estrangeiras são tão amplas.

 

Onde estudar Ciências Ambientais no exterior?

No geral, os cursos relacionados à Ciência Ambiental dão uma base dos princípios científicos para compreender e administrar os problemas e os estudos de ambientes naturais e construídos; têm na grade curricular matérias que preparam os estudantes com as habilidades necessárias para trabalhar com sistemas e processos ambientais; dão introdução à construção e análise matemática de modelos ambientais; e também criam a aptidão de avaliar e resolver questões relativas ao ambiente.

 

As universidades internacionais têm uma série destes cursos, que irão diferenciar em suas grades curriculares e especializações, mas darão ao estudante todos os conhecimentos necessários para trabalhar na área:

 

Cursos de Ciências Ambientais na Austrália

Com fauna e flora incríveis e centros urbanos em regiões litorais, a Austrália é um ótimo país de destino de estudo se o seu interesse é ambiental. E o que não falta é opção! Só a Universidade Griffith tem mais de 84 cursos na área: ciência marinha, química marinha, administração de pesquisas na costa marítima, jornalismo ambiental, planejamento urbano e ambiental, recursos naturais e poluição, e muitas outras.

 

A Universidade de Melbourne e a Universidade de Tecnologia Sydney têm graduações, mestrados e doutorados na área em diferentes ênfases: biologia, forense e ciência ambiental; mudanças ambientais, direito em ciência ambiental, sistemas da energia; cultura, geografia e política ambiental; etc.

 

Carreiras em Ciências Ambientais

Esta é uma área com várias possibilidades de carreira. Estas são algumas das opções de profissão para formandos em algum curso relacionado à Ciência Ambiental:

-Como analista ou especialista em empresas, para mantê-las dentro das legislações governamentais e evitar acidentes, fiscalizando e monitorando os seus atos e suas consequências no ambiente e na comunidade.

-Como analista ou especialista em ações governamentais.

-Como pesquisador ambiental. Com um mestrado e doutorado, o estudante pode criar uma carreira em pesquisas acadêmicas ou estudos de impacto ambiental.

 

Leia mais...

 

Conheça as top 10 universidades australianas ecologicamente corretas

Cursos de Agricultura e Agronegócios no exterior.

Pesquise por cursos

Selecione país
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...