Essenciais
Estude no exterior : informações de assunto

Biocombustível e petróleo fazem da Engenharia Química uma aposta atual

Cursos de Engenharia Química nos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália.

11429

 

A nova presidente da companhia Petrobrás, Maria das Graças Silva Foster, está na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo de 2012, publicada anualmente pela revista Times. Escolhemos este dado para iniciar o artigo porque, de todas as pessoas influentes do mundo, a engenheira química conquistou um lugar entre famosos profissionais, artistas, atletas, políticos (inclusive a nossa presidente Dilma Rousseff e - nada mais, nada menos - que Barack Obama). Isto porque Graça Foster é, desde fevereiro, responsável por uma das maiores empresas brasileiras, que hoje representa uma das maiores forças do Brasil pelo mundo: petróleo e biocombustível.

 

E este fato já é suficiente como uma das provas de que a Engenharia Química é uma área forte atualmente. A Petrobrás é uma das principais empresas de energia do mundo, e com a produção do etanol e o uso crescente do biocombustível, a demanda pelos serviços dos engenheiros químicos só tende a aumentar – ocasionando até uma eventual carência desses profissionais no mercado de trabalho. Sem contar que o cargo de engenheiro, seja ele em qual área for, é um dos mais bem pagos do Brasil. Pois bem. Se você tinha dúvida se deveria optar por uma graduação em Engenharia Química, o conselho é que leve a ideia a diante!

 

Engenheiros químicos inventam, projetam e implementam processos pelos quais matérias-primas são convertidas em produtos valiosos, como gasolina, alimentos, cerâmica, tintas, plásticos, farmacêuticos, papel, etc. Podem ser empregado em empresas de diversas áreas, usinas, indústrias e estações de tratamento.

 

Engenharia Química no exterior

 

Os cursos de Engenharia Química no exterior, geralmente, focam em uma especialização, até mesmo os de graduações. Como é o caso dos cursos oferecidos pela University of Western Australia, especializados em materiais, petróleo ou processos químicos. Uma ótima opção é como a encontrada na University of Nottingham, Reino Unido: você pode unir a Engenharia Química com a Ambiental (engenheiro químico é bastante procurado para assumir cargos ambientas).

 

Os programas acadêmicos devem promover o desenvolvimento de habilidades práticas, com aulas em laboratórios. Os estudantes desenvolvem conhecimentos em petroquímica, mineração, farmacêutica, alimentícia e química. O curso de graduação em Engenharia Química no exterior tem duração média de quatro anos, diferenciando de acordo com o país e a universidade de seu interesse. Deverá conter disciplinas gerais como cálculos, química geral, fundamentos da engenharia, estatísticas, energia e materiais, física geral, equações, termodinâmica – que progredirão para matérias mais específicas da Engenharia Química.

 

Onde estudar Engenharia Química nos EUA:

Parkland College

University of South Florida

University of North Texas

 

Onde estudar Engenharia Química no Reino Unido:

Lancaster University

University of Sheffiled

University of Westminster

 

Onde estudar Engenharia Química na Austrália:

University of Melbourne

University of Queensland

University of New South Wales

 

Requisitos para a admissão de estudantes estrangeiros

 

Algumas instituições pedem que o estudante estrangeiro complete um curso de acesso à graduação antes de se candidatar à vaga em um curso de bacharelado. O seu diploma de conclusão do ensino médio deverá ser aceito pela universidade, se a vaga for para uma graduação. Se a sua intenção é ser aceito em uma pós-graduação, será exigido um diploma de bacharelado relacionado à engenharia ou à química. Todas as instituições acadêmicas do exterior exigirão que o estudante comprove proficiência no inglês com uma prova como o TOEFL e o IELTS, e uma nota mínima estipulada pela universidade deverá ser atingida para ser admitido. Algumas delas ainda pedem que os estudantes possuam boas médias em química, física e biologia em seus boletins do ensino superior.

 

Clique na opção “Peça informações” nos perfis das universidades internacionais no Hotcourses Brasil que oferecem cursos de Engenharia Química para checar quais as exigências específicas de cada uma.

Pesquise por cursos

Selecione país
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...