Essenciais
Estude no exterior : informações de assunto

Cursos de TESOL – Ensino de Inglês para Estrangeiros

Cursos de Ensino de Inglês para Estrangeiros nos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália.

1391

 

Os cursos de inglês no exterior são variados e possuem diferentes propósitos. Especialização em conversação ou escrita, Business, cursos de férias, preparação para TOEFL ou IELTS... Mas existe um deles que, além de aperfeiçoar o seu inglês, irá prepará-lo para ajudar outros estudantes. O nome dele já diz tudo: Ensino de Inglês para Estrangeiros. O TESOL (Teaching English to Speakers of Other Languages), como é conhecido, é uma forma de aprender técnicas de ensino para lecionar o idioma a estudantes que não possuem o inglês como primeira língua.

 

É importante entender que optar pelo TESOL indica que você tem interesse em tornar-se professor de inglês - portanto precisará de um nível de fluência mais avançado. A maioria das instituições internacionais que oferecem cursos nesta área tem mestrados ou doutorados para aqueles estudantes que já possuem um histórico acadêmico em áreas relacionadas, como Educação, Letras, Tradução, entre outras. Desta forma, se esta for sua escolha de especialização, você terá acesso ao aprendizado de metodologias, conteúdo, abordagens de temas e técnicas para ser capaz de ensinar o inglês para estudantes com diferentes níveis de fluência, até mesmo os iniciantes (ou em inglês entry level students).

 

Estrutura do curso de TESOL no exterior

 

Possivelmente, você terá disciplinas como conceitos teóricos da tradução, análise de textos, técnicas e abordagens de ensino do inglês, métodos de pesquisa, dissertação, design de materiais de ensino, linguística, entre outras. Os cursos de mestrado e doutorado têm duração média de um ano e costumam exigir, além das aulas, que os estudantes realizem uma dissertação ou tese, que deverá contribuir com pesquisas e conteúdos originais na área do TESOL. Por este motivo, a maioria das instituições estrangeiras pede que o estudante comprove experiência em pesquisa acadêmica para se inscrever em um destes cursos de especialização.

 

Tendo completado um curso de TESOL no exterior, você terá chances de conseguir empregos na área de ensino não só no Brasil, mas também no seu país de estudo. Profissionais qualificados a ensinar inglês são bastante requisitados em países como EUA e Inglaterra, onde o número de habitantes estrangeiros é grande.

 

Onde estudar TESOL no exterior

Você encontrará cursos de TESOL em países que têm o inglês como língua nativa: nos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália.

Cursos de mestrado em TESOL

Cursos de doutorado em TESOL

Cursos Técnicos/Profissionalizantes de TESOL

 

Requisitos para a admissão de estudantes estrangeiros

Os interessados em cursos de pós-graduação (mestrado ou doutorado) devem fornecer documentos que comprovem a conclusão de bacharelado; algumas universidades exigem também a comprovação de experiência na área de Educação (ou, como já mencionado, em pesquisa acadêmica). Todos os cursos internacionais de TESOL exigirão que o estudante estrangeiro realize uma prova de fluência no inglês. A nota mínima exigida pelas instituições varia, mas normalmente é de:

IELTS – 6.0 ou 7.0 na prova geral; mínima de 5.5 ou 6.5 em cada uma das subcategorias.

TOEFL – Prova feita pela internet (Internet-based Test): nota mínima geral de 90; mínima de 24 na subcategoria writing.

Prova tradicional (Paper-based Test): nota mínima geral de 577; mínima de 20 na subcategoria writing.

 

Cada universidade tem o seu próprio método de admissão e exigências diferentes. É imprescindível que você entre em contato com suas universidades de interesse para saber quais documentos providenciar e qual prova deverá realizar.

 

Leia mais...

Conheça mais sobre a prova IELTS de fluência em inglês.

Encontre cursos preparatórios para o IELTS.

Conheça mais sobre a prova TOEFL de fluência em inglês.

Encontre cursos preparatórios para o TOEFL.

Pesquise por cursos

Selecione país
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.