Essenciais
Estude no exterior : informações de assunto

Boatos sobre o curso de administração de empresas

Graduações de administração de empresas nos Estados Unidos, Inglaterra e Austrália. As qualificações e características de um administrador.

Cursos de administração de empresas no exterior
2601

Você já ouviu falar que quem não está certo sobre qual carreira seguir acaba optando por administração de empresas? Isso é um rumor que ronda os colegiais brasileiros, mas a veracidade da afirmação é duvidável. O momento de dúvida na hora de se inscrever para o processo seletivo de alguma graduação é natural. No entanto, a escolha pela administração deve ser pensada com cuidado como qualquer outra área de estudo.

Isto porque o administrador precisa de uma série de qualificações. Primeiramente, é preciso o tino para os negócios e o espírito empreendedor. É preciso ser bom comunicador e organizador; ser capaz de tomar decisões rápidas e entender do mercado financeiro; gostar e entender de matemática e logística; enxergar a empresa ou organização como um todo e, ao mesmo tempo, compreender todas as suas partes, processos e minuciosidades. Portanto, o administrador tem de ser uma pessoa multitarefa, que se atenta aos detalhes, mas mantém sempre em mente o resultado final.

O perfil de quem faz o curso de administração de empresas é de quem não sabia o que estudar e escolheu o curso por achar que poderia atuar em qualquer área

Já ouviu esta também? Esta afirmação tem certo fundo de veracidade, uma vez que a administração de empresa permite ao estudante a escolha de variados seguimentos. O administrador formado pode optar por trabalhar com logística, recursos humanos, finanças, contabilidade, gestão de produção, qualidade de processos, economia, entre outras. Mas antes de se especializar em uma destas áreas, o estudante tem que estudar todas elas sem exceção, durante a graduação – além de matérias mais genéricas, como sociologia, estatísticas, ciência política, direito, etc.

Por isso, o administrador pode atuar em várias áreas, sim. Mas precisa estudar e entender todas as outras também.

O mercado está saturado de administradores

Como as áreas de especialização para quem é formado em administração de empresa são variadas e amplas, é difícil saturar o mercado. A relação candidato/vaga da FUVEST de 2011– o vestibular da Universidade de São Paulo (USP) – indica 15,01 para o curso de Administração. O número é baixo se compara a outras áreas como 28,53 de Design e 34,62 de Jornalismo. Comparado às áreas relacionadas à administração, a relação está na média – por exemplo, 11, 57 de Economia, Administração, Ciências Contábeis e Atuária.

Sabe uma forma de driblas a saturação de profissionais e se destacar no mercado de trabalho? Estudando uma graduação de administração de empresas no exterior:

Cursos de administração de empresas nos Estados Unidos

Cursos de administração de empresas na Inglaterra

Cursos de administração de empresas na Austrália

 

Leia mais:

Estudar MBA no Reino Unido

Especializações em negócios internacionais no exterior

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

Cursos de administração de empresas no exterior

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...