Essenciais
Estude no exterior : informações de assunto

Cursos de música no exterior: paixão pela profissão e muito treino

Cursos de Música nos Estados Unidos e Inglaterra.

16277

O ano é 1960. O clima é de histeria. O local é Liverpool, Inglaterra. John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Star se consolidam como a maior sensação musical de todos os tempos! Agora volte uma década: anos 50 nos Estados Unidos. Elvis Presley torna-se o Rei do Rock. Infelizmente, não podemos fazê-lo voltar no tempo, mas temos uma sugestão que pode lhe proporcionar o gostinho de estudar nos países onde seus ídolos viveram, aprenderam a tocar os seus instrumentos e viraram ícones na história da música.  Estudar música no exterior pode ser a sua chance de aprender e ser treinado pelos melhores músicos do mundo, em instituições que formaram nomes famosos da música.

 

O curso de música no exterior

 

Todo músico sabe que, para levar esta carreira a sério é preciso de dois fatores básicos:

1 - Paixão pela música.

2- Muita dedicação e muito treino.

 

Na verdade, o treino nunca acaba. Para manter-se no cenário musical, o profissional tem de dedicar-se integralmente à prática e ao aperfeiçoamento de suas técnicas. Mas se há paixão pela profissão, o treino não será problema. Os cursos de música no exterior possuem uma rotina rígida com aulas teóricas e práticas, recitais, convenções e exigem o melhor desempenho que os seus estudantes possam atingir. Escolas de música em Nova York, por exemplo, têm contato com musicais da Broadway, proporcionando estágios em orquestras de peças em cartaz para os estudantes que se destacam.

 

Não há como negar que ficou muito mais fácil divulgar o seu trabalho musical com a internet, as redes sociais e os vídeos virais. Muitos artistas conseguem atingir a fama pelo mundo virtual para depois conquistar um contrato com uma produtora – sendo que até pouco tempo atrás o caminho era inverso, primeiro vinha o contrato e depois a fama. Mas também é inevitável reconhecer que existe um número enorme de bandas novas a cada dia, tentando este mesmo artifício online para conquistar reconhecimento.

 

Estudar música nos Estados Unidos ou na Inglaterra será o seu grande diferencial para se destacar. E mesmo que existam bandas famosas de rock ou artistas conhecidos na música clássica ou instrumental no cenário brasileiro, o país não oferece nem de longe o histórico e a atmosfera musical que algumas outras cidades do mundo podem lhe proporcionar (como Liverpool e Londres, na Inglaterra, ou Nashville, nos EUA, por exemplo).

 

Variedade de cursos de música no exterior

 

Mas o melhor de tudo é que as universidades internacionais possuem todos os tipos de cursos de música imagináveis. Seja o seu objetivo compor, montar uma banda, reger ou tocar em uma orquestra, cantar, ser professor, ser produtor, reger um coral, estudar a história da música... Não importa o que for, existe um curso no exterior para você! Conheça alguns exemplos:

 

Mestrado em História da Música nos Estados Unidos

Cursos de Baixo nos Estados Unidos (associate degree)

Graduação em Tecnologia da Música nos Estados Unidos

Mestrado em Estudos do Jazz nos Estados Unidos

Mestrado em Produção e Divulgação Musical na Inglaterra

Mestrado em Prática Musical na Inglaterra

 

Requisitos para a admissão de estudantes estrangeiros

 

Se você quer ser admitido em cursos de música no exterior em algum instrumento, é bastante provável que precise passar por um teste prático (e, às vezes, teórico também). Para os cursos de mestrado, os candidatos devem comprovar a conclusão de um bacharelado, que não precisa ser necessariamente na área de música. No entanto, têm que comprovar ter preparação adequada para cursar o campo de estudo pretendido. O teste de proficiência em inglês (IELTS ou TOEFL) é exigido para graduações e mestrados. Lembrando que os processos seletivos variam de acordo com as universidades, portanto cheque os perfis de suas instituições de interesse no Hotcourses Brasil e clique nas opções “Peça informações” ou “Visite website” para se inteirar sobre os cursos.

Pesquise por cursos

Selecione país
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...