Essenciais
Estude no exterior : informações de assunto

Topografia: o estudo da superfície terrestre

Graduações em Topografia na Inglaterra, nos Estados Unidos e na Austrália.

1887

 

Nada do que se é construído pelo homem é possível sem antes haver o estudo e a análise do local onde será realizada a construção. O relevo da área, as medidas, a localização, os desníveis... Antes de entrar em ação a engenharia civil e a arquitetura, toda obra precisa do trabalho de um topógrafo. A Topografia estuda todos os tipos de acidentes geográficos, ou seja, todas as modificações na superfície da Terra: as naturais (oceanos, lagos, serras, desertos, montanhas, vales, etc.) e as artificiais (pontes, casas, barreiras, cidades, torres, e tudo o que é construído pelo homem).

 

Desta forma, o trabalho do topógrafo se faz necessário em construções e reformas de todos os tipos, em projetos viários, edificações, urbanizações, entre muitos outros. Ele realiza a avaliação e a representação gráfica de uma porção de terra. Para isso, é preciso dominar o manuseio e o uso de diferentes instrumentos de serviço. E, com o avanço tecnológico, as ferramentas de trabalho dos topógrafos estão cada vez mais modernas e aprimoradas, sendo possível realizar análises mais precisas, para consequentemente, colocar em prática projetos cada vez mais complexos.

 

A Topografia é dividida em outras partes: a topometria (medida das distâncias e dos ângulos), a topologia (análise dos dados coletados com a topometria), a taquiometria (diferenças de nível), e a fotogrametria (fotografias do revelo). Por isso, o profissional da área pode optar por diferentes especializações e dedicar-se a uma das vertentes da Topografia.

 

Cursos de Topografia no exterior

 

Os cursos e as especializações na área da Topografia nos Estados Unidos estão mais ligados aos negócios imobiliários (conhecidos pelo nome de real state nos EUA, Reino Unido e Austrália: os negócios e profissões de compra, venda e aluguel de imóveis). Como é o caso da St Cloud State University, no estado de Minnesota, que oferece a graduação em Real State; ou a Ball State University que possui dois mestrados em Residential Property Management (administração de imóveis residenciais). Nestes casos, os topógrafos se especializam em análise e avaliação de propriedades e trabalhariam com negócios imobiliários.

 

Já as especializações em Topografia na Inglaterra não são tão específicas quanto as americanas. Na University of Exeter, por exemplo, a pós-graduação e o mestrado são em Topografia e Administração de Terras e do Meio Ambiente. Ou ainda o bacharelado da Northumbria University em Planejamento e Desenvolvimento de Topografia.

 

Onde se especializar em Topografia no exterior:

University of Westminster, Inglaterra

University of Central Lancashire, Inglaterra

Michigan State University, EUA

DePaul University, EUA

University of Melbourne, Austrália

University of Queensland, Austrália

 

Requisitos para a admissão de estudantes estrangeiros

 

Normalmente as universidades exigem que o estudante tenha alcançado médias altas no ensino médio, por isso, é necessária a apresentação do histórico escolar (traduzido por um tradutor registrado). Para ingressar em um mestrado, o estudante precisa comprovar a conclusão de uma graduação em instituições reconhecidas oficialmente por alguma associação regional. O teste de proficiência em inglês, seja o IELTS ou o TOEFL, é uma exigência de todas as instituições internacionais, porém, a nota mínima para a admissão varia.

 

No perfil de cada universidade no Hotcourses Brasil, você encontra mais informações sobre os cursos, como duração, custo e data de inscrição. Para sanar qualquer dúvida, entre em contato diretamente com a instituição no botão Peça informações, e  certamente a universidade lhe assessorará em tudo o que você precisar.

 

Leia mais...

Cursos de Arquitetura no exterior

Cursos de Engenharia Civil no exterior

Pesquise por cursos

Selecione país
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...