Essenciais
ESTUDE NO EXTERIOR : informações de assunto - Leitura recomendada

Os diferentes tipos de MBA

Pós-graduação: entenda os diferentes MBAs oferecidos pelas universidades internacionais.

Tipos de MBA
4883

Ser um profissional qualificado, atualmente, significa ter não só uma graduação como também uma pós-graduação. Independente do tipo de continuação que você pretende dar aos estudos acadêmicos, não estagnar no bacharelado já não é mais opção, é essencial. A maioria dos profissionais inseridos no mundo do business, em qualquer área ou setor, tende a optar por um MBA. Mas a princípio é importante saber: qual é a diferença entre pós-graduação e MBA?

 

MBA é uma pós-graduação Lato Sensu, ou seja, uma especialização, em contrapartida de Stricto Sensu, geralmente mestrados e doutorados, voltados ao aspecto acadêmico das áreas de estudo e das profissões – ou seja, para lecionar ou envolver-se com pesquisa.

 

Áreas de especialização do MBA

 

MBA é a sigla para Master of Business Administration, Mestrado em Administração de Empresas; e como o nome já indica é especializado em áreas de ADM e negócios, como contabilidade, finanças, business, gestões estratégicas, estratégias empresariais, economia, empreendedorismo, gestão de recursos humanos, negócios internacionais, marketing, sistemas de informação/tecnologia da informação, comunicação, comportamento organizacional, gerenciamento de projetos e gestão de operações. Para um gestor de negócios, ter um MBA pode ser o mais elevado nível acadêmico, para ajudar a alavancar a carreira ou para iniciar as suas próprias empreitadas.

 

Uma vez decidido continuar os seus estudos com um MBA, antes de escolher o seu curso, é bom ter consciência de que existe mais de um tipo de MBA.

 

Tipos de cursos de MBA

 

O MBA pode variar de acordo com o nível acadêmico, a experiência profissional e os objetivos do estudante, além é claro de variar o tempo de duração, o valor e a especialização. Primeiramente, você pode optar, por exemplo, entre um curso de:

 

Período integral:  geralmente de um a dois anos. Exige mais horas diária de estudo presencial na instituição, portanto, você precisará, possivelmente, dar uma pausa em sua carreira para prosseguir com os estudos. Este tipo de MBA é amplamente oferecido nos EUA.

 

Meio período:  geralmente de um a três anos. Procurado por profissionais que pretendem conciliar o trabalho com os estudos.

 

MBA Executivo (Executive MBA ou EMBA)

 

O curso Executivo tende a atrair gestores profissionais que desejam adquirir um diploma de MBA, minimizando os danos ao seu próprio trabalho, ou seja, sem precisar “atrapalhar” a carreira para cursar o MBA. É bastante popular entre empresas, que costumam bancar parte do ou todo o custo do curso de seus funcionários. Desta forma, uma mão lava a outra: o empregado aprimora o currículo acadêmico e aprende novo conteúdo no curso enquanto aplica na prática na empresa de forma integral; o empregador qualifica a sua mão-de-obra e traz para a empresa as novas tendências do mercado.

 

Para cursar um MBA Executivo, pode ser necessário comprovar experiência profissional. Segundo o site EXAME, este tipo de MBA no Brasil é o que mais se assemelha aos oferecidos em instituições internacionais. O objetivo é formar executivos prontos para assumir cargos de liderança.

 

Accelerated MBA

 

Oferecidos em instituição no exterior, o “MBA acelerado” lhe permite terminar o curso mais rápido do que os outros tipos de MBA. O que levaria dois anos em período integral ou três em meio período passa a levar de três a quatro meses (incluindo as férias de verão) com um curso acelerado, mas, por outro lado, exige mais horas e dedicação diárias do estudante.

 

MBA online ou à distância

 

Como todo curso à distância, este MBA não exige a presença física do estudante, pois é feito inteiramente (ou grande parte) online. Por isso, este é o curso mais flexível: você pode cursá-lo na comodidade da sua casa, no seu próprio ritmo. Outra grande vantagem deste tipo de MBA é poder optar por um dos cursos oferecidos por universidades internacionais sem sair do país.

 

Conheça seis razões para cursar um MBA online.

 

MBA duplo

 

Trata-se de um MBA ministrado em conjunto com alguma outra pós-graduação. Por exemplo: um Mestrado em Saúde combinado com um MBA, para estudantes que gostariam de assumir cargos administrativos em áreas da saúde. Desta forma, com a conclusão do programa, o estudante se forma com um diploma duplo. Dura, em média, cinco anos.

 

Requisitos de admissão em cursos de MBA no exterior

 

Os requisitos para ser admitido em um curso de MBA no exterior podem variar bastante dependendo do tipo de curso e do país que você decidir estudar. Algumas instituições vão exigir uma quantia mínima de experiência profissional e todas costumam pedir a comprovação da conclusão de uma graduação. A fluência no inglês é essencial, o estudante precisará submeter o resultado atingido no exame TOEFL ou no IELTS.

 

Nos Estados Unidos, por exemplo, pode ser exigido o exame GMAT (Graduate Management Admission Test), um teste padronizado de linguagem, matemática e pensamento analítico, desenvolvido para avaliar o potencial dos estudantes interessados em uma pós-graduação em business.

 

Encontre cursos de MBA no exterior pelo Hotcourses Brasil.

Pesquise por cursos

Selecione país
Pós-graduação
SOBRE O AUTOR

Tipos de MBA

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...