Essenciais
Estude no exterior : informações de assunto

Não sabe ainda o que estudar? No exterior o que não falta são cursos diferenciados para você

1507

 

As universidades estrangeiras têm cursos para todos os gostos em todas as áreas imagináveis.Se você está procurando por uma especialização, as opções de mestrados e doutorados são inúmeras e diversificadas. Para demonstrar um pouco esta realidade, nós listamos alguns exemplos de cursos pouco conhecidos ou um tanto excêntricos oferecidos em instituições internacionais dos EUA, Reino Unido, Austrália, entre outros.

 

Cursos de Silvicultura

A silvicultura é a ciência que trata do cultivo, reprodução e desenvolvimento de árvores florestais. Os cursos de Silvicultura no exterior, no entanto, abrangem diferentes partes desta ciência. Dão uma base completa sobre a administração, utilização e uso dos recursos naturais e o modo com que eles podem servir a sociedade de forma sustentável; a prática de cultivo de diferentes espécies vegetais e seus ambientes naturais; etc. Como silvicultor, você pode criar uma carreira em indústrias florestais particulares ou organizações, empresas de consultoria, ou ainda em órgãos públicos e ações governamentais.

 

Cursos de Fabricação

Talvez o seu interesse seja por algo mais manual. Ou você tenha talento para o artesanato ou a produção de diferentes artefatos. Se este é o seu caso, as universidades internacionais têm cursos de Fabricação que irão ensinar a utilizar materiais e técnicas para criar trabalhos profissionais e de alta qualidade, desenvolvidos a partir das ideias dos próprios alunos. Estes são só alguns exemplos:

Cursos de Fabricação de Armários.

Cursos de Fabricação de Instrumentos Científicos/Médicos.

Cursos de Fabricação de Vinho (industrial).

Cursos de Fabricação de Vidro/Cerâmica/Concreto.

 

Cursos de Etnomusicologia

A Etnomusicologia (ou Antropologia da Música) é a ciência que estuda a música como cultura. Por este motivo, os cursos de Etnomusicologia no exterior irão conter aspectos musicais de diversas regiões e costumes, expondo os estudantes a diferentes sistemas musicais e procurando entender como eles funcionam em seus ambientes culturais. Na maioria dos casos, este curso é oferecido como mestrado para quem já é formado em qualquer graduação relacionada à música. Este estudo tão amplo da cultura musical proporciona ao estudante um maior apreço pela diversidade e criatividade da humanidade.

 

Cursos de Redação de Roteiro

A Redação de Roteiro não é uma área excêntrica ou pouco conhecida, não entanto não é tão comum encontrá-la em universidades brasileiras. Os cursos de Redação de Roteiro no exterior oferecem aos estudantes o conhecimento do roteiro cinematográfico. São programas de escrita que, gradualmente, vão saindo do papel e sendo colocados em prática. Os estudantes começam com exercícios, cenas e curtas, para, ao longo do curso, depois de desenvolverem as habilidades da área, começarem a trabalhar com roteiros de filmes e documentários. Muitas destas universidades que disponibilizam cursos de Redação de Roteiro têm parceria com agentes literários e produtoras cinematográficas, permitindo o contato dos universitários com profissionais da área.

 

Cursos de Naturopatia

A Naturopatia estuda a capacidade natural do corpo de se curar. São maneiras alternativas e utilizações de recursos naturais (como ervas e alimentos) para se cuidar da saúde. Os cursos de Naturopatia no exterior envolvem nutrição, homeopatia, medicina herbal e iridologia*, além de oferecerem uma base em química, bioquímica, patologia, sintomatologia, diagnóstico naturopata e farmacologia. Os formandos desta área, comprometidos em promover a boa saúde, têm oportunidades como médico naturopata, praticante de medicina natural ou terapeuta natural.

 

Cursos de Bioarqueologia

Esta é a parte da Arqueologia (ciência das coisas antigas) que estuda os remanescentes humanos na Terra, encontrados em sítios arqueológicos e estudos etnográficos, tratando historicamente da origem e descendência de raças e culturas. A partir deste estudo, procura-se responder perguntas como: quem eram, e como e quando viveram no planeta? Encontrar cursos de Bioarqueologia no exterior pode ser a melhor oportunidade de ter acesso e estudar diferentes sítios bioarqueológicos. Os estudantes tentarão compreender o passado humano através de vestígios físicos, que podem se tratar de ferramentas, restos ambientais, animais e humanos, analisando a prova de flora e fauna nos locais onde os resquícios humanos foram encontrados.

 

Achou os cursos interessantes ou curiosos? O Hotcourses Brasil está cheio de exemplos como estes, oferecidos por universidades e faculdades em nove países diferentes. Comece já a pesquisar o seu curso no exterior!

Pesquise por cursos

Selecione país
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.