Essenciais
Estude no exterior : informações de assunto

Engenharia Civil: cálculos e trabalho em grupo que resultam em grandes construções

O Engenheiro Civil faz o desenho arquitetônico sair do papel e virar grandes obras. Para seguir esta carreira, o estudante deve gostar de matemática e desenhos durante toda a vida acadêmica. Lá pelo terceiro ano de curso, a grade de aulas fica mais

18897

 

Você nunca observou um prédio ou uma ponte – ou qualquer mega construção - e se perguntou como foi possível construir tudo aquilo? Como foi escolhido o material, calculadas as medidas exatas, coordenado o processo que envolve o trabalho árduo de tantas pessoas? Isto tudo é função do engenheiro civil que, com base matemática, faz o desenho arquitetônico sair do papel e virar grandes obras.

Esta é a área da engenharia que projeta, executa e gerencia todas as etapas de construções ou reformas, sejam elas de casas, prédios, rodovias, portos, pontes, viadutos, etc. É o engenheiro civil que irá dizer quão realizável é um projeto e cuidará de todos os detalhes para que a obra mantenha-se erguida. Esta área exige, também, ser capaz de trabalhar em grupo e de liderar. É um cargo de extrema responsabilidade.

 

O curso de Engenharia Civil

 

O curso, normalmente, dura cinco anos. O estudante deve gostar de matemática e estar preparado para conviver com cálculos e desenhos durante toda a vida acadêmica. Lá pelo terceiro ano de curso, a grade de aulas fica mais especializada à área que o aluno escolher como tema do projeto final. Junto ao trabalho de conclusão de curso, o estudante é obrigado a passar por um estágio para conseguir o diploma da graduação.

 

Logo ao término do curso, com um bom currículo acadêmico e um estágio bem realizado, são praticamente certas as oportunidades de trabalho na área - como autônomo ou empregado, em empresas privadas ou estatais. O mercado está em alta para os engenheiros civis; e os próximos anos devem favorecer mais ainda estes profissionais com as obras da Copa e dos Jogos Olímpicos que serão sediados no Brasil.

 

Engenharia Civil no exterior

 

Para estar preparado para oportunidades de empregos em obras tão grandiosas como estas, um curso no exterior pode ser a melhor pedida. Ter estudado em outro país é sempre um diferencial no currículo. Para ingressar em um curso de engenharia civil no exterior, as regras de admissão variam entre as instituições. Normalmente, é cobrado um bom histórico escolar nas matérias básicas do curso (matemática e física – algumas exigem também em inglês) e apresentar o diploma de conclusão do Ensino Médio. O estudante que tem o inglês como segunda língua (ESL – English as Second Language) precisa passar por um exame (como, por exemplo, o IELTS ou o TOEFL) e atingir a nota mínima exigida pela instituição para ser admitido.

 

Encontre a melhor opção para você de cursos de engenharia civil no exterior no Hotcourses Brasil.

 

Pesquise aqui:

Cursos de graduação em engenharia civil nos Estados Unidos

Cursos de pós-graduação em engenharia civil no Reino Unido

Cursos de engenharia civil na Austrália

 

Difícil para você deixar onde está morando atualmente para estudar no exterior? Veja como fazer parte de um curso internacional sem deixar o país: são mais de 40 universidades e faculdades que disponibilizam cursos à distância em engenharia civil no exterior - há até opções para profissionais em carreiras acadêmicas ou com experiência atual na área querendo amplificar o conhecimento com um doutorado em engenharia civil no exterior.

 

Saiba mais sobre os cursos de engenharia aeroespacial, de engenharia mecânica, e de engenharia elétrica no exterior.

 

Pesquise por cursos

Selecione país
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...