Essenciais
Estude no exterior : informações de assunto

Bolsas de estudo e programa do governo facilitam estudar Engenharia Mecânica no exterior

A situação está cada vez melhor para quem pretende estudar engenharia mecânica no exterior. Além de os estudantes de engenharia serem bastante bem vindos em alguns países de imigração, o governo federal lançou o Ciências sem Fronteiras, um programa

9350

A engenharia mecânica é uma das áreas da engenharia mais promissoras, com boas perspectivas de ascensão na indústria. O engenheiro mecânico trabalha com a construção, a manutenção e o desenvolvimento de equipamentos e máquinas. Pode, também, fazer protótipos, realizar testes de produtos, planejar e instalar linhas de produção, ou fazer vendas técnicas. O estudante irá ter diferentes matérias, mas é preciso gostar e ter desenvoltura em matemática e física para ingressar neste curso.

 

O curso dura em média cinco anos. As qualificações deste profissional são diversas e o campo de trabalho é extremamente amplo. Segundo o Guia do Estudante, o mercado de trabalho está tão aquecido no Brasil que o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) prevê uma escassez de mão de obra nos próximos anos, antecipando, inclusive, a busca por profissionais no exterior.

 

E se ao invés de ter de buscar mão-de-obra internacional, a brasileira melhorasse a capacidade profissional estudando lá fora? A situação está cada vez melhor para quem pretende estudar engenharia mecânica no exterior. Além de os estudantes de engenharia serem bastante bem vindos em alguns países de imigração, o governo federal lançou há poucos meses o Ciências sem Fronteiras, um programa de bolsas de estudo para cursos no exterior de graduação e pós-graduação, promovido pelos Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação, que prioriza áreas da ciência e tecnologia, entre elas a engenharia mecânica. (Para mais informações sobre as 75 mil bolsas disponíveis, visite o site oficial do Ciências sem Fronteiras.) Isso irá aumentar a possibilidade de ingressar em um curso de engenharia no exterior (em um convívio competente em relação à ciência e inovação), diminuirá os custos do estudante, e ainda proporcionará um imenso upgrade no currículo do profissional nacional.

 

Algumas instituições internacionais também oferecem bolsas de estudo para estudantes de engenharia, como é o caso da Universidade de Kent, Reino Unido, que tem a Lanigan Scholarship, uma bolsa no valor de £1.000 (equivalente a quase R$3.000) para ajudar no primeiro ano de estudos. Além disso, no Hotcourses Brasil, você pode pesquisar entre mais de 790 universidades e faculdades que oferecem cursos de graduação em engenharia mecânica no exterior e 339 cursos de pós-graduação.

 

Pesquise cursos de Engenharia Mecânica no Reino Unido, Estados Unidos, e Austrália

 

Saiba mais sobre o curso de engenharia aeroespacial

Pesquise por cursos

Selecione país
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...