Essenciais
Estude no exterior : informações de assunto

A área de Engenharia no exterior

Por que você deveria considerar estudar engenharia no exterior? Confira nosso guia!

A área de engenharia no exterior
877

A engenharia é mais do que simplesmente “construir coisas”. Na sua base, ela se trata, sim, de solução de problemas e invenções que fazem a vida mais simples. Os engenheiros criam e resolvem usando a ciência. Uma grande invenção da engenharia também deve ser esteticamente agradável, além de funcional. Existem muitas, muitas áreas da engenharia, estudando diferentes ramos, de carros a aviões, de trens a espaçonaves, de aparelhos celulares e tablets a máquinas de todos os tipos e portes.

 

Por que estudar Engenharia?

A Engenharia é uma área STEM (Science, Technology,Engineering and Math; Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), o que significa que ela é considerada essencial ao desenvolvimentos de vários setores. Sendo assim, os estudantes graduados na área encontrarão uma grande demanda entre empregadores, inclusive em importantes empresas do mundo. Sem os engenheiros, estas grandes organizações não teriam um produto para o mercado.

 

Há muitas áreas de especialização na engenharia, que se expandem em vários setores e indústrias, assim você pode escolher a que mais te agrada. Mas também é possível fazer a transição entre diferentes indústrias e formas de engenharia.

 

Graças às constantes mudanças do mundo, a criação de novos produtos se faz necessária para atender às suas novas necessidades. Por estas e outras, a engenharia é uma área constantemente em evolução, mesmo que você permaneça em um só ramo dela.

 

Quem se identificaria com a Engenharia?

Ter afinidade pela solução de problemas, uma mente analítica, e estar constantemente questionando como as coisas são feitas são características de pessoas que possam se interessar pela Engenharia.

 

Criatividade e imaginação também são vitais, especialmente para criar um produto do zero. Os projetos podem ser em enorme escala, dependendo da empresa, do setor e do produto final, principalmente em multinacionais. Portanto, a capacidade de trabalhar em equipe também é essencial.

 

Quais são os critérios para estudar um curso acadêmico de Engenharia?

Um bom desempenho em matemática, química e física é muito importante se você for se inscrever no processo seletivo de graduações de engenharia. Os requisitos de admissão podem variam de acordo com a especialização da engenharia que você escolher.

 

Verifique sempre os requisitos de admissão de cada universidade e seus respectivos cursos.

 

Quais cursos posso estudar na área da Engenharia?

 

Controle de Qualidade

Engenharia Aeroespacial

Engenharia Ambiental

Engenharia Automotiva

Engenharia Biomédica

Engenharia Civil

Engenharia de Energia

Engenharia de Estruturas

Engenharia Eletrônica

Engenharia Elétrica

Engenharia Marítima

Engenharia Mecânica

Engenharia Química e de Materiais

Engenharia de Produção

Mineração e Petróleo & Operações com Gás

Telecomunicações

 

Leia mais:

Três maneiras de atrair mais estudantes para a engenharia

Por que continuar os seus estudos em engenharia com um mestrado no exterior?

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

A área de engenharia no exterior

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...