Essenciais
Estude no exterior : informações de assunto

Inteligência Empresarial – Os benefícios de uma especialização

Conheça sobre a função e onde encontrar cursos de Inteligência Empresarial no exterior.

1111

Quando pensamos em ensino superior, especialmente estudos no exterior, a maioria prefere escolher uma área que irá assegurar um potencial de crescimento máximo da carreira nos próximos anos. Se sua meta for a indústria de Tecnologia da Informação (IT), no entanto, dado a imensa concorrência na área, apenas uma especialização o ajudará a obter benefícios suficientes para o crescimento profissional.

 

A Inteligência Empresarial tem se tornado uma opção de estudo bastante popular internacionalmente. Com muitas empresas à procura de profissionais bem treinados nesta área, em adição ao pequeno número de instituições que oferecem este curso (principalmente mestrados), o resultado é uma grande demanda de jovens talentos neste campo relativamente novo.

 

O que é Inteligência Empresarial?

A maioria das empresas acumula, hoje em dia, uma enorme quantia de dados – informações dos clientes, de vendas, de RH, entre muitas outras. O problema maior, entretanto, não é o acúmulo ou armazenamento de informações, e sim a capacidade de encontrá-las no amontoado de dados – por exemplo, quais são os clientes ou produtos mais e menos rentáveis? A Inteligência Empresarial (IE) irá possibilitar o emprego de tecnologias que serão usadas para extrair informações do armazenamento de dados. A indústria da IE necessita de profissionais com um conhecimento amplo da área, que entenda como os dados devem ser estruturados e manipulados para análise, e conheça concepção de sistemas eficazes de IE.

 

O novo Mestrado em Inteligência Empresarial oferecido por várias universidades no exterior treina os estudantes nesta área de especialização.

 

Como a IE é usada em organizações?

A IE é usada com o objetivo de ajudar em decisões de todos os níveis organizacionais, na análise de mercado, produtos e tendências, com o principal uso na área de estratégias. Em seus empregos táticos, é usada para desempenhar funções administrativas, de marketing, de prognósticos, e de planejamento. Já em seus empregos operacionais, é comumente usada em departamentos financeiros e de análise de vendas.

 

O que é oferecido em um curso de mestrado nesta área?

Um mestrado em Inteligência Empresarial proporciona aos estudantes conhecimento e habilidades avançadas para serem capazes de aplicar, de forma eficaz e profissional, a IE nas indústrias, no comércio e em pesquisas. O curso irá prepará-lo para:

 

- Demonstrar conhecimento crítico em uma variedade de teorias, princípios, conceitos e tecnologias da Inteligência Empresarial, incluindo processamento transacional e análise.

- Aplicar análise crítica, de avaliação e de síntese para estruturar e manipular dados da Inteligência Empresarial.

- Empregar uma série de pesquisas e técnicas para planejar e executar projetos de extração de informações do banco de dados.

- Lidar com complexas questões profissionais, legais e éticas relacionadas à IE.

- Demonstrar consciência dos problemas atuais da área.

 

Envolvimento da Indústria

A indústria de IE é enorme, mas recentemente tem se consolidado em um número relativamente pequeno de grandes empresas – as conhecidas IBM, Microsoft, Oracle e Teradata. As áreas principais da indústria de IE são:

 

- Sistemas de Inteligência Artificial

- Design de Banco de Dados Relacional

- Design de Banco de Dados Dimensional

- Expressões Multidimensionais

- Implementação da Inteligência Empresarial

- Design de sistemas de Inteligência Empresarial

 

Requisitos para a admissão

A maioria das universidades oferece o mestrado em IE para estudantes graduados em cursos de Computação, Ciência da Computação ou alguma área relacionada (como Matemática, Física, Engenharia, Sistema de Informação e Multimídia) que incluam aprendizados de desenvolvimento de software e habilidades analíticas. Algumas instituições aceitam profissionais com experiência ampla e atual na indústria, com conhecimento em desenvolvimento de software e o uso de linguagens modernas de programação e design.

 

Oportunidades de carreira

Ao término do curso, os estudantes deverão estar aptos para trabalhar em áreas práticas e teóricas da IE, além de saber sua aplicação na construção de Data Warehouses (depósitos de dados) e Sistemas Inteligentes, e de administrar processos típicos de Analytics/Data Mining (coleta, análise e mineração de dados).

 

Os formandos destes mestrados irão encontrar oportunidades como consultores ou como membros da equipe sênior de desenvolvimento de sistemas em Companhias de Inteligência Empresarial. Os estudantes podem, também, interessar-se em continuar os estudos com pesquisas acadêmicas em campos relacionados, como Inteligência Artificial, Data Mining, Ciência da Computação, e outras áreas que exigem o desenvolvimento de software.

 

Onde Estudar?

No Hotcourses Brasil você encontra uma lista de Universidades internacionais que oferecem mestrados e outros cursos em Inteligência Empresarial, entre elas:

 

Universidade DePaul, EUA

Universidade de Westminster, Reino Unido

Universidade de Dundee, Reino Unido

Universidade de South Australia, Austrália

Universidade Maastricht, Holanda

Universidade de Denver, EUA

 

Fonte: Uniguru (Hotcourses India).

Texto traduzido e adaptado por Brenda Bellani

Pesquise por cursos

Selecione país
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...