Essenciais
Estude no exterior : informações de assunto

Estudar Ciências Puras e Aplicadas no exterior

Conheça as áreas e os cursos de ciências puras e aplicadas no exterior

Estudar Ciências Puras e Aplicadas no exterior
805

Ciências Puras: química, biologia, física e outras. São as ciências que desenvolvem teorias científicas e previsões. Também conhecida como “Ciências Fundamentais”, a ciência pura não se preocupa com a aplicação da teoria, ela é usada para responder perguntas sem respostas e explicar fenômenos, e normalmente toma forma em laboratórios.

 

Ciências Aplicadas: são as aplicações das teorias e das previsões em relação a problemas práticos e reais como em Engenharia e Tecnologia (mais comumente em Pesquisa e Desenvolvimento, conhecidas como P&D). As ciências aplicadas costumam acontecer fora de laboratórios.

 

Por que estudar Ciências Puras e Aplicadas?

Nós estamos sempre questionando o que sabemos para que possamos desenvolver nosso conhecimento e tecnologia. Se permanecêssemos complacentes, como expandiríamos nossas mentes? Imagine como seria se tivéssemos aceitado que a Terra é plana?

 

Sem o desenvolvimento de teorias científicas, nós não encontraríamos soluções para os numerosos problemas do mundo real. Estes problemas vão desde simples inconveniências a verdadeiras ameaças a nossas vidas; da engenharia automotiva à ciência médica.

 

As ciências puras e aplicadas são áreas de estudo STEM (Science, Technologia,Engineering and Math; Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), que estão em grande demanda pelo mundo todo. De fato, muitos países têm regras de imigração mais brandas para estudantes internacionais que escolhem cursar alguma área acadêmica de STEM, oferecendo mais opções para permanecer no país e adquirir experiência profissional após os estudos.

 

Quem se identificaria com as Ciências Puras e Aplicadas?

Como mencionado acima, o desejo de superar barreiras e fazer novas descobertas deve ser uma das motivações principais dos estudantes destas áreas de estudo. Quando estiverem trabalhando em suas próprias pesquisas, pode ser um pouco frustrante precisar testar inúmeras vezes várias teorias por um período de tempo. Por isso, é muito importante amar a área de estudo e ser muito motivado para manter-se dedicado ao trabalho. Ter uma mente crítica e analítica também pode ser essencial.

 

Quais são os critérios para estudar um curso acadêmico de Ciências Puras e Aplicadas?

Os estudantes que se inscreverem em cursos de ciências puras e aplicadas devem ter uma qualificação ou uma combinação de qualificações locais em ciências, como biologia, química e física. Além disso, um bom desempenho em matemática e em alguma área relacionada à tecnologia pode ajudar na sua admissão, principalmente se você optar pelas ciências aplicadas.

 

Verifique sempre os requisitos de admissão de cada universidade e seus respectivos cursos.

 

Quais cursos posso estudar na área de Ciências Puras e Aplicadas?

 

Astronomia

Química

Engenharia de Alimentos

Ciências Biológicas

Física

Biologia

Ciências da Terra

Ciências de Materiais

Ciências Esportivas

Ciências Biomédicas

Ciências Ambientais

Geografia Física

Matemática

 

Qual carreira seguir?

Os graduados em Ciências Puras e Aplicadas podem seguir uma das inúmeras áreas das ciências, dependendo da graduação. Os cursos mencionados acima são de áreas bastante complexas e englobam muitas disciplinas. Sendo assim, você pode escolher entre diversas carreiras como cientista, pesquisador ou acadêmico; ou então em funções mais práticas como engenheiro, pesquisa e desenvolvimento.

 

Leia mais:

Cursos de ciência da computação crescem em popularidade na Nova Zelândia

Gestão da ciência da computação na Malásia e região da Ásia-Pacífico

8 áreas de estudo para estudantes ligados ao meio ambiente

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

Estudar Ciências Puras e Aplicadas no exterior

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...