Essenciais
Estude no exterior : informações de assunto

Produção cinematográfica nos Estados Unidos

11170

 

O George Lucas, diretor da saga Star Wars (“Guerra nas Estrelas”) uma vez disse que o segredo de filmar para o cinema é que tudo não passa de uma ilusão. Já Pedro Almodóvar, diretor espanhol de “Volver” e “A Pele que Habito”, diz que o cinema serve para preencher o vazio e a solidão em sua vida. Esta é a beleza da sétima arte. Você pode ter a sua própria versão do que é e o que o cinema representa pra você. Em inglês, pode ser chamado de diferentes formas: motion picture, movie, film... Não importa o nome, um filme cinematográfico é, na sua essência, uma arte criativa com histórias e narrações impossíveis de resistir.

 

Estudar cinema nos Estados Unidos é poder explorar e aprender a área através da prática, do roteiro e da pesquisa cinematográfica. Os estudos de cinema em um ambiente acadêmico incluem abordagens teóricas, históricas e críticas. Às vezes, também são oferecidos em combinação com outras disciplinas, como estudos midiáticos, televisão, ou outras. A parte acadêmica que foca especificamente na produção pode interessar a quem queira tornar-se diretor, roteirista ou até mesmo um crítico do cinema, entre várias outras funções.

 

Se você tem vontade de estudar produção cinematográfica, o número de opções de cursos na área em universidades nos Estados Unidos é proporcional à quantia de filmes hollywoodianos produzidos anualmente. Ou seja, são muitos! Os estudantes estrangeiros têm a oportunidade de adquirir experiências incríveis desde a pré-produção à pós-produção, aprendendo a criar os seus próprios materiais cinematográficos do começo ao fim.

 

Muitas universidades e faculdades localizadas em Nova York e Califórnia, cidades mais próximas à indústria do cinema e aos estúdios mais famosos da área (o que é possivelmente o sonho acadêmico de todo estudante interessado por cinema), proporcionam aos estudantes o contato com profissionais importantes e experientes, permitindo-os criar uma grande e competitiva vantagem acadêmica.

 

Onde estudar cinema nos Estados Unidos?

 

Não se limite ao status de Los Angeles e Nova York. Outras cidades americanas possuem ótimas opções de cursos na área. Conheça algumas:

 

Graduação em Cinema nos Estados Unidos

Pós-graduação em Cinema nos Estados Unidos

 

As instituições americanas oferecem o que há de mais novo em tecnologia e o que há de melhor no mercado. Além disso, são nestas universidades, que os profissionais da área vão à procura de novos talentos, portanto, você pode se destacar em seu curso e já concluí-lo com ofertas de emprego.

 

Que tipo de ofertas de empregos posso conseguir na indústria cinematográfica americana?

 

Além de diretor, há muitas outras funções que podem ser exercidas, tão importantes quanto à direção. Um filme só é feito com o trabalho em equipe, envolvendo um número enorme de esforços. Entre eles, estão as funções de:

-Roteiro

-Direção de fotografia

-Design da produção

-Direção de elenco

-Edição

-Assistência de produção

-Crítica cinematográfica

-Muitas, muitas outras...

Pesquise por cursos

Selecione país
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...