Essenciais
Estude no exterior : informações de assunto

Estudar música na Europa: Entrevista com o BIMM

Você quer transformar sua paixão pela música em uma carreira bem-sucedida? Já considerou estudar música na Europa? Leia nossa entrevista com o BIMM.

British and Irish Modern Music Institute (BIMM)
904

O Hotcourses entrevistou Mark Clayden, o gerente universitário do Instituto Britânico e Irlandês de Música Moderna (British and Irish Modern Music Institute - BIMM) – e músico legítimo que já esteve em tours com o Metallica e Ozzy Osbourne – para saber mais sobre o novo campus inaugurado em Berlin, Alemanha, e sobre estudar música no exterior.

O que torna Berlin um destino ideal para estudar música?

Berlin é a definição de “Cidade Musical”. Ela é recheada de casas de shows, estúdios de gravação e grandes gravadoras; e com as invejáveis conexões da BIMM com o setor, nós podemos apresentar nossos estudantes a tudo isso. A cidade tem uma longa tradição de sediar projetos de composição e performance de grandes nomes internacionais da música, como Iggy Pop, Nick Cave, Depeche Mode, U2 e Bloc Party. Provavelmente o legado musical mais famoso da cidade sejam os álbuns apelidados de “Berlin Trilogy” de David Bowie: Low, Heroes e The Lodger.

Berlin tem sido um importante centro para música desde o século 18 e continua a ter grande influência global. Dinâmica, criativa, vanguardista, subversiva e de mente aberta; ela é uma cidade que combina um profundo respeito pela história e tradição da música com um desejo de ser distintamente contemporânea e inovadora.

Quais caminhos profissionais os estudantes podem seguir com uma qualificação acadêmica em música? Que tipo de carreira os estudantes graduados pela BIMM construíram?

Nossos ex-alunos trabalham em todos os caminhos da indústria musical atual, como artistas, produtores, empresários, agentes de talentos, compositores, jornalistas... A lista é longa. Alguns dos nomes que os estudantes podem já ter escutado: George Ezra, Beth Rowley, The Other Tribe e Bem Thompson (da banda Two Door Cinema Club).

Bem Thompson, baterista que se apresenta com a banda Two Door Cinema Club:

 

Cantor George Ezra, ex-aluno do BIMM Bristol.

Além da qualificação oficial, quais habilidades os cursos de música do BIMM lecionam aos estudantes? Estudar música consiste apenas de treinar a tocar o instrumento todos os dias?

Cada um dos cursos do BIMM ensina uma variedade de habilidades especializadas que vão além da proficiência em um instrumento específico. O Bacharelado de Artes (com Honras) em Musicalidade Criativa (Guitarra, Baixo, Bateria, Vocal) proporciona a liberdade musical de expressão e criação aos estudantes, nutrindo ambas as habilidades de performance e de composição, entre outras competências. Os estudantes do Bacharelado de Artes (com Honras) de Composição Musical aprenderão todos os componentes da composição (letras, acordes, melodia, arranjo), com uma visão de “escrever para comissão” e colocá-las em prática quando produzirem uma canção. Enquanto isso, o Bacharelado de Artes (com Honras) de Negócios da Música abrange todos os aspectos da indústria, incluindo gestão, artistas e repertório (A&R), marketing, orçamento, direitos autorais, operações de gravadoras e empreendedorismo para abrir uma empresa no setor. O curso é bastante atual, com ênfase na era digital e em como os estudantes podem usar este meio para aprimorar a carreira.

O melhor dos nossos diplomas é que todos os estudantes do BIMM Berlin têm a oportunidade de cursar o segundo ano de estudos na nossa faculdade em Londres – bem no coração da indústria global da música – antes de retornar à Berlin para o último ano do curso.

Todos os diplomas acadêmicos do BIMM combinam aprendizado teórico e prático. Os estudantes terão uma compreensão de eventos importantes sobre a história da música. O BIMM ensina e fortifica as habilidades pessoais e profissionais importantes para se ter uma carreira duradoura na indústria musical; e os estudantes deixam o BIMM com um conjunto completo de habilidades abrangentes e absolutamente transferíveis.

Conte-nos sobre o novo campus em Berlin.

O BIMM Berlin, localizado no mesmo prédio que os nossos parceiros da Noisy Academy, fica no criativo distrito Friedrichshain-Kreuzberg de Berlin. A sede oferece instalações profissionais modernas com equipamentos e softwares de alguns dos principais fabricantes de instrumentos musicais do mundo. Nossa faculdade tem suítes Mac moderníssimas com equipamentos patrocinados pela Ableton, estúdios de ensaio e um estúdio de gravação independente que pode ser reservado com desconto pelos estudantes.

O prédio onde o BIMM Berlin está localizado é, sozinho, um centro do setor musical com equipamentos para locação, uma estação de rádio, uma revista sobre música reconhecida internacionalmente, vários estúdios de gravação independentes, e uma agência online de ingressos para eventos musicais. Tudo isso proporciona aos estudantes uma conexão instantânea com a criatividade e a comunidade musical locais e diversas oportunidades de experiência prática.

Visite o site oficial do Instituto BIMM

Pesquise cursos de música no exterior

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

British and Irish Modern Music Institute (BIMM)

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...