Essenciais
Estude no exterior : informações de assunto

A área de estudo de Relações Públicas no exterior

As possíveis carreiras e a grade curricular de graduações de Relações Públicas oferecidas no exterior

A área de estudo de Relações Públicas no exterior
316

Relações públicas é uma área de estudo que tem crescido em popularidade e é também uma ferramenta corporativa essencial no mundo atual. Um bacharelado de relações públicas é uma qualificação bastante versátil. Basicamente, toda grande multinacional ou ONG deve ter um departamento dedicado ao marketing, assessoria, branding ou qualquer profissional responsável por moldar a imagem da empresa aos olhos públicos.

 

Visão geral da área

 

Relações públicas geralmente se referem ao processo de controle, promoção e preservação de uma imagem pública para organizações, sejam elas empresas sem fins lucrativos, negócios de bens de consumo, o governo ou figuras públicas. A graduação tem como objetivo desenvolver habilidades práticas e vocacionais, assim como preparar profissionais para trabalhar no setor, comumente chamado apenas de RP (no exterior, PR, de public relations). O curso costuma incluir aprendizados interdisciplinares, ligando a área à administração, publicidade, marketing e jornalismo – de fato, algumas instituições dão foco à comunicação organizacional, enquanto outras enfatizam a produção cultural ou outras áreas da comunicação social.

 

Se você considera estudar RP, é importante compreender o seu papel na sociedade e sua relação com a mídia, além de desenvolver um pensamento crítico e analítico sobre a indústria midiática atual.

 

Estrutura típica do curso

 

O conteúdo do curso é uma combinação de conhecimentos práticos e teóricos. Além da grade curricular obrigatória dos cursos de comunicação empresarial/social, os estudantes cursarão matérias de organização de evento, assessoria de imprensa, economia, marketing, entre outras. O curso da University of the Arts London (UAL), por exemplo, leciona as relações públicas na perspectiva de negócios e de cultura, incluindo aspectos sociais e midiáticos, como marketing e publicidade no novo ambiente digital.

 

O Bacharelado de Relações Públicas da Auckland University of Technology, na Nova Zelândia, desenvolve uma compreensão da gestão de reputação e ensina como fazer ajustes éticos na comunicação estratégica e no planejamento da comunicação. Segundo o site oficial do curso, o estudante se forma com um conhecimento aprofundado sobre a escrita nas relações públicas, comunicação no meio empresarial, promoção da imagem pública, comunicação interna, persuasão, mídias sociais e a relação com audiências diversas.

 

Apesar das diversas semelhanças entre os cursos, cada instituição possui uma grade curricular e também um enfoque específico diferente. Geralmente, também podem incluir um estágio obrigatório. Por isso, é sempre essencial visitar o site oficial da universidade antes de se inscrever.

 

Carreiras em Relações Públicas

 

A área de relações públicas permite que o profissional construa carreiras em diferentes setores:

 

  • Comunicação corporativa;
  • Consultoria de relações públicas;
  • Marketing;
  • Comunicação governamental;
  • Comunicação interna;
  • Assessoria de imprensa;
  • Relações midiáticas;
  • Gestão de mídias sociais.

 

Estas são apenas algumas opções! As habilidades e conhecimentos conquistados com um Bacharelado de Relações Públicas são reconhecidos e requisitados por diversas áreas, como jornalismo, direito e política. (Não é à toa que alguns políticos famosos, como o ex-Primeiro-Ministro do Reino Unido, David Cameron, são formados na área.)

 

Dicas de um especialista

 

Em uma entrevista concedida ao Hotcourses Abroad, o tutor de Relações Públicas da University of Westminster, Simon Goldsworthy, explicou que uma graduação nesta área tem o intuito de preparar os estudantes para todas as áreas de relações públicas – da moda e celebridades até a relação com consumidores e o setor de organizações sem fins lucrativos. É por isso que a grade curricular deste curso costuma ser tão abrangente.

 

Segundo ele, os estudantes precisam ter excelentes habilidades de comunicação, tanto oral quanto escrita. Na hora da seleção, as universidades procuram por estas qualidades, além de entusiasmo e bom desempenho acadêmico.

 

Leia mais:

As áreas de Estudos Sociais e Comunicação no exterior

3 mitos sobre as áreas de STEM

Estudar Ciências Puras e Aplicadas no exterior

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

A área de estudo de Relações Públicas no exterior

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...