Essenciais
Estude no exterior : informações de assunto

O que é um doutorado sanduíche?

Pós-graduação no exterior: bolsa de estudo para fazer parte de um doutorado no exterior.

O que é um doutorado sanduíche?
28553

Não, não é de comer. Um doutorado sanduíche é um programa de bolsa de estudo no qual o estudante tem a chance de fazer parte (de alguns meses a um ano) do seu curso de doutorado em outra instituição brasileira ou internacional.

 

Normalmente, para participar, o estudante deve estar matriculado há pelo menos um ano em um doutorado de uma universidade ou faculdade brasileira. A bolsa propõe a oportunidade de fazer um intercâmbio de estudos, para que o estudante possa aprofundar o seu conhecimento em relação à sua área de pesquisa, conseguir novos recursos e informações para a sua tese, que deverá ser defendida no Brasil. É, resumidamente, uma grande chance de expandir os seus horizontes teóricos e práticos em outro país para enriquecer a sua pesquisa acadêmica.

 

Em inglês, tem o nome de split PhD, e pode ser realizado em diversos países e em inúmeras áreas de estudo. A CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), um dos financiadores do Ciência sem Fronteiras, por exemplo, oferecem bolsas de doutorado sanduíche tanto para brasileiros irem para o exterior, quanto para trazer estrangeiros em universidades brasileiras. Além disso, o programa de doutorado sanduíche serve para firmar parceria acadêmica entre dois países.

 

Leia mais:

O que é PhD?

Guia de uso Hotcourses Brasil: pesquisar por bolsas de estudo

Pesquise por cursos

Selecione país
Pós-graduação
SOBRE O AUTOR

O que é um doutorado sanduíche?

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...