Essenciais
Estude no exterior : informações de assunto

O que é um curso non-award?

Cursos Non-Award
1388

Graduações, mestrados e doutorados são award courses, ou seja, cursos acadêmicos que outorgam diplomas. Com a conclusão de qualquer um deles, é concedido o título de bacharel, mestre ou doutor. Para isso, o estudante precisa cursar uma quantia de créditos acadêmicos estipulada e ter completado todas as exigências da universidade (sejam elas estágios, pesquisa acadêmica, trabalhos universitários, teses, essays, etc.).

 

Mas existe também a opção de estudo no exterior chamada de non-award. Trata-se de cursos que não outorgam diplomas acadêmicos.  Para começar, o estudante que opta por um non-award course não precisa passar por um processo seletivo semelhante ao de graduações e pós-graduações. Não são feitas tantas exigências para a admissão – mas a fluência mínima no inglês continua sendo um requisito. Costumam ser mais curtos e mais acessíveis financeiramente.

 

Os cursos non-awards são considerados por algumas universidades internacionais como de educação continuada (further/continuing education) ou preparatórios para graduações ( também chamados de cursos de acesso); isto porque os propósitos destes tipos de cursos são semelhantes às razões que levam estudantes a optar por um non-award course, entre elas:

 

  • A vontade de cursar uma matéria para saciar uma curiosidade ou interesse particular, ou simplesmente para o desenvolvimento pessoal.
  • A necessidade de uma especialização profissional ou uma exigência de atualizar-se em relação ao cargo que exerce.
  • A necessidade de iniciar-se em uma profissão (de forma mais rápida que cursar uma graduação completa) ou a vontade de mudar de carreira.
  • Ter certeza se realmente se interessa pela área de estudo antes de se matricular em um curso de graduação.
  • Ganhar qualificações necessárias para a admissão em cursos de graduação.

 

Grandes instituições de ensino superior no exterior (como as australianas Monash University, Macquarie University e a University of New South Wales, por exemplo) possuem várias opções destes cursos; uma vez completado um non-award, o estudante pode tentar automaticamente ser admitido em um curso de bacharelado da própria universidade. O processo de seleção pode ser mais fácil por já ser um aluno da instituição.

 

Um curso de graduação ou de pós-graduação possui diferentes disciplinas. O non-award nada mais é que a concessão para frequentar uma ou algumas dessas matérias que fazem parte do currículo acadêmico dos award courses. Por exemplo, você pode optar por cursar as disciplinas de negócios internacionais e de recursos humanos que fazem parte do currículo acadêmico de uma graduação de administração de empresas no exterior. Desta forma, normalmente, você pagará apenas o preço pelos créditos acadêmicos relativos às matérias que resolveu cursar (e não o valor completo do curso).

 

Uma vez em sala de aula, o tratamento será igual ao dado aos estudantes que estão fazendo o curso completo, ou seja, também precisa fazer os trabalhos universitários ou as provas exigidas pelo professor.

 

Leia mais:

O que são diploma e advanced diploma?

O que são Majors e Minors?

Pesquise por cursos

Selecione país
Vocacional
SOBRE O AUTOR

Cursos Non-Award

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...