Essenciais
Estude no exterior : informações de assunto

O que é taster course?

Taster courses: cursos no Reino Unido de amostra para conhecer as graduações britânicas antes de se matricular.

O que é taster course?
951

O verbo taste significa experimentar, provar. Taster seria “provador, degustador”. Portanto, um taster course nada mais é que um curso para se experimentar a vida acadêmica e a sua área de estudo. Ter um gostinho do que vai ser caso seja admitido pela universidade.

 

Como o taster course funciona?

 

Criados para estudantes do último ano colegial ou adultos interessados em continuar a sua educação acadêmica, os taster courses são divididos em áreas acadêmicas. Há um curso de “degustação”, por exemplo, de arquitetura, computação e engenharia, no qual os inscritos são expostos à introdução de diferentes disciplinas relacionadas a estas áreas de estudo, além de experimentar os métodos de ensino usados pela instituição e seus professores, e provar um pouco da vida na universidade.

 

Os taster courses são comuns no Reino Unido. Costumam durar de um dia a uma semana, e normalmente são gratuitos. A University of London, por exemplo, firma parceria com diversas outras instituições - como a King’s College London e a Royal Holloway - para ministrar em suas instalações “cursos de amostra” de diversas áreas do saber oferecidos por ela e seus parceiros.

 

Qual é o objetivo dos taster cousers?

 

 Estudantes terminando o ensino médio podem estar ainda em dúvida sobre qual caminho seguir no ensino superior. Alguns têm ideia sobre qual curso pretende estudar, mas gostaria de saber como funcionam para ter certeza absoluta de que irão gostar do curso antes de se inscrever. É com o objetivo de servir como a primeira experiência acadêmica destes estudantes que os taster courses foram criados.

 

Desta forma, é possível frequentar, mesmo que por algumas horas ou dias, o que seria o seu curso acadêmico escolhido e descobrir se é esta mesma a decisão certa para você. Você conhece alguns de seus professores, é introduzido a matérias que farão parte do seu currículo acadêmico, participa de palestras, familiariza-se com o campus, e conhece outros estudantes interessados no curso.

 

Como participar?

 

Como as universidades britânicas costumam oferecê-los durante o verão, de junho a agosto, as inscrições são abertas meses ou semanas antes. Por isso, é aconselhável que visite os websites oficiais das instituições para acompanhar o lançamento dos cursos e a abertura das inscrições, garantindo assim o seu lugar no taster courses de seu interesse. A University of London pede que os interessados se registrem no site para receber as datas dos próximos cursos – que são abertas também em outras estações do ano.

 

O taster course é apenas uma mostra acadêmica e não significa um vínculo entre estudante e universidade, após a sua conclusão. No entanto, poder escrever em sua essay do processo seletivo que você participou de taster courses demonstra a sua dedicação à área de estudo e irá servir como um ponto positivo para impressionar os funcionários da seleção.

 

Estudantes internacionais podem participar?

 

O Hotcourses Brasil entrou em contato por e-mail com o Escritório de Eventos da University Taster Course Programme, responsável pela organização dos taster courses da University of London. Perguntamos se estudantes internacionais também podem se inscrever nos “cursos de amostra” da universidade e se eles eram ministrados em algum país além do Reino Unido. Recebemos a resposta: “Todos os taster courses são realizados na University of London e todos os estudantes, incluindo os estudantes internacionais, são bem-vindos”.

 

O e-mail de contato da University Taster Course Programme é tastercourses@london.ac.uk.

 

Quer estudar na Inglaterra? Pesquise cursos de todos os níveis acadêmicos pelo Hotcourses Brasil.

 

Leia mais:

O que é sixth form?

As qualificações acadêmicas no Reino Unido

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

O que é taster course?

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...