Essenciais
Estude no exterior : informações de assunto

Mestrados online: programas de estudo flexíveis para caber na sua rotina

Cursos internacionais online de pós-graduação: opções flexíveis e mais baratas de completar um mestrado de uma universidade internacional.

Mestrados online: programas de estudo flexíveis para caber na sua rotina
2545

Você se decidiu voltar para a faculdade e conquistar o seu tão almejado mestrado. O único – e grande – problema é que você precisa conciliar os estudos com o seu trabalho. O seu dia não tem horas suficientes para dirigir até a faculdade e frequentar as aulas nos horários "convencionais". Esta rotina de estudos fica difícil para quem já possui uma rotina profissional agitada. Foi pensando nestes estudantes que instituições do mundo inteiro criaram opções e mais opções de cursos online.

 

A popularidade de cursos acadêmicos virtuais aumenta cada dia mais. É uma excelente opção por ser flexível; requerem pouca ou nenhuma aula presencial, o que torna possível para os estudantes cursá-los e completá-los no ritmo que preferirem.

 

Os cursos online são feitos para caber na sua rotina. Você faz o seu tempo, você escolhe quando ter aulas e realizar as suas provas. Alguns cursos estipulam datas e prazos de entrega, mas é o estudante que coordena a própria rotina de aulas e estudos.

 

O que eu preciso para estudar um curso online

 

O principal de tudo: ter um computador ou laptop e acesso à internet. Dependendo da área do seu mestrado, pode ser que você precise providenciar algum software ou programa específico (isto será orientado pela instituição antes do início do curso). Algumas universidades internacionais podem exigir um exame de seleção, da mesma forma que fazem com o processo seletivo para os cursos presenciais (como o exame GRE, para pós-graduações nos Estados Unidos). Para cursos internacionais, pode ser que você precise comprovar proficiência no inglês.

 

Estes exames são necessários para manter o padrão de qualidade do curso igual aos mestrados presenciais oferecidos pela instituição. A grade curricular é a mesma que os estudantes frequentam na universidade. As disciplinas e o conteúdo são criados pelos mesmos professores.

 

Alguns cursos online possuem processos de admissão mais flexíveis, o que é ótimo para aqueles que não conseguirem manter o padrão de notas altas durante a graduação.

 

E se surgir uma dúvida durante os meus estudos?

 

Os estudantes que optarem por cursos online fazem parte de uma rede interna, um espaço virtual para estudar, participar de grupos virtuais, tirar dúvidas com professores, receber orientação, etc. Basta estar logado!

 

Como escolher meu mestrado online?

 

Da mesma forma que escolher um mestrado "tradicional", encontrar o mestrado online perfeito para você requer bastante pesquisa. Como a oferta tem crescido, as instituições criaram todo tipo de formato. Se você não estiver afim de frequentar aulas presenciais ou não terá tempo de ir até algum centro para prestar provas regularmente, opte por um curso 100% online. Se você precisa de alguém para explicar o conteúdo das matérias, escolha um curso que tenha vídeos-aulas ou que transmitam as aulas do campus por stream.

 

Um curso online exige muita disciplina 

 

Você precisará criar a sua própria rotina de estudos para conseguir acompanhar o conteúdo, as tarefas e as atividades exigidas pelo curso. Apesar de ser online e cada um seguir o seu próprio ritmo, ainda há metas a serem atingidas e um padrão a ser mantido.

 

Leia mais sobre programas online nesta matéria do site Campus Explorer.

Experiência real: "Eu fiz um curso online americano"

Pesquise por cursos

Selecione país
Pós-graduação
SOBRE O AUTOR

Mestrados online: programas de estudo flexíveis para caber na sua rotina

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.