Essenciais
ESTUDE NO EXTERIOR : informações de assunto - Leitura recomendada

Por que estudar Direito?

Por quais motivos você escolheu estudar direito?

Por que estudar direito?
20227

Por que Direito? Esta é uma pergunta que todo aspirante a estudante da área terá de responder muitas e muitas vezes, seja no processo seletivo universitário, no processo seletivo para bolsas de estudo, em inscrições para vagas de trabalho, durante entrevistas... A lista continua! A questão pode tomar diferentes formas: por que você quer ser um advogado? Por que você a carreira em Direito é a opção certa para você? Mas, basicamente, a pergunta é a mesma.

 

Então, se você estiver prestes a se inscrever em cursos de Direito no exterior, é melhor começar a considerar a sua resposta. Trabalhando na questão "Por que Direito?", além de ter uma resposta na ponta da língua, você se sentirá mais focado e determinado para alcançar o seu objetivo profissional.

 

"A pergunta é simples. Por que a preocupação?"

 

Quando estiver preenchendo a sua inscrição no curso de direito de universidades internacionais, você terá que fornecer respostas estruturadas e lógicas. Uma questão pessoal – "Por que Direito" – pode parecer, de alguma forma, inesperada, após fornecer tantas informações objetivas. Além de preparar-se com todos os documentos exigidos e aprender sobre a área antes de se inscrever, o candidato terá de escrever uma essay, uma declaração de motivação que deverá conter os motivos que o levaram optar pela área de estudo. E é aí que você precisará saber por que escolheu o Direito.

 

"O que eu devo dizer?"

 

Pessoas de todos os tipos são bem sucedidas em Direito, sendo assim, a resposta certa vai depender de sua personalidade. Considere cuidadosamente suas próprias razões e motivações. A sua resposta é uma oportunidade rara de demonstrar sua paixão pela área. Mas cuidado: isto não significa ser sentimental ou exagerado. Ao contrário, significa ser específico e pessoal sobre suas próprias influências – e o seu entusiasmo transparecerá.

 

O Direito está presente em todos os aspectos de nossas vidas, não será difícil de encontrar exemplos: dirigindo um carro, abrindo um negócio, entrando em uma discussão, sendo empregado, alugando uma casa... Não existe uma resposta certa, apenas uma convincente!

 

"Mas eu ainda não tive nenhuma experiência profissional!"

 

Sem experiência profissional que comprove o seu interesse pelo Direito, é essencial conseguir as melhores qualificações possíveis na escola ou faculdade. Mas não subestime o valor de experiências práticas neste estágio da sua vida. Existem algumas características que a equipe de admissão das universidades esperam identificar em candidatos de imediato, como a forma de se relacionar com clientes e compreensão comercial, entre outras. A experiência profissional ajuda a provar a competência dos candidatos nestes aspectos e proporciona exemplos reais a serem incluídos na inscrição.

 

Fonte: The Guardian

 

Leia mais:

Law School Admission Test: teste de admissão em cursos de direito nos Estados Unidos

Pesquise por cursos

Selecione país
Pós-graduação
SOBRE O AUTOR

Por que estudar direito?

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...