Essenciais
Estude no exterior : informações de assunto

Qual tipo de curso é o certo para você?

Escolha o curso certo para você antes de começar a sua inscrição. Assim, você saberá se terá chances de ser admitido e quais exigências terá de atender.

Qual tipo de curso é o certo para você?
1457

Quando for decidir o que estudar no exterior, você precisará considerar os seguintes fatores:

 

Quais qualificações acadêmicas você já tem:

A última qualificação que você concluiu terá um impacto muito grande em sua decisão sobre o que e onde estudar no exterior. As universidades têm alguns requisitos básicos de admissão para seus cursos. Para alguns cursos, provavelmente será necessário ter ganhado notas satisfatórias em uma ou mais disciplinas relacionadas à área acadêmica durante o ensino médio. Isto é exigido para garantir que o estudante tenha o conhecimento básico da área de estudo para que a transição para os estudos acadêmicos seja mais rápida e tranquila. Dependendo da universidade, esta exigência em relação às médias no colegial variará de acordo com o curso e a área de estudo, por isso, verifique esta informação com cuidado diretamente com a instituição.

 

Se você não tiver um histórico escolar muito forte, as atividades extracurriculares, proficiência no inglês e cursos de curta duração podem fazer a diferença durante o processo seletivo para provar o seu conhecimento e interesse pela área que você pretende estudar no exterior.

 

O que você faz e o que quer fazer:

Qual carreira você tem em mente? Áreas de estudo mais competitivas exigem que os estudantes tenham uma qualificação de pós-graduação, sendo assim, um bacharelado não será suficiente. Mas se a sua vontade é estudar uma pós-graduação no exterior, concluir uma graduação será essencial (normalmente em uma área relevante ao curso que você pretende fazer). Outra alternativa é conseguir uma vaga graças à sua experiência profissional (isto dependerá do curso internacional).

 

E se você ainda não tiver os requisitos necessários para o curso que você quer fazer...

Você tem opções disponíveis que te ajudarão a se preparar! Você pode optar por cursos preparatórios (chamados de Pathways ou Foundation), como um pré-mestrado, que eliminarão qualquer lacuna no seu conhecimento sobre uma área específica. Há também os cursos de ESL (English as Second Language; Inglês como Segunda Língua) que fortalecerão as suas habilidades no inglês, essenciais para os estudos acadêmicos no exterior. Normalmente, cursos de pós-graduação terão exigências mais rigorosas em relação à proficiência na língua inglesa para estudantes estrangeiros.

 

Níveis de estudo

 

Graduação:

A graduação tipicamente é o primeiro nível do ensino superior. O diploma mais comum neste nível no exterior é o honours degree, diploma acadêmico de bacharelado com honras, que costuma durar entre três e quatro anos, dependendo do país.

 

Pós-Graduação:

A pós-graduação normalmente vem depois do bacharelado e permite que os estudantes foquem em uma área bem mais específica relacionada à formação acadêmica na graduação e realizem uma pesquisa acadêmica com uma dissertação (que pode ser publicada). Um mestrado dura de um a dois anos e é seguido por um doutorado (ou PhD), que pode durar entre três a seis anos.

 

Cursos vocacionais:

A educação vocacional tem cursos mais focados na experiência prática, que encaminharão os estudantes a carreiras em áreas específicas. Enquanto a graduação e a pós-graduação costumam ser mais teóricas, a educação vocacional ensina mais habilidades práticas e técnicas para uma variedade de carreiras, desde a contabilidade e a enfermagem à engenharia e ao direito.

 

Leia mais:

O que é undergraduate education?

O que postgraduate education?

O que é PhD?

Quais as diferenças entre taught masters’ degree e research master’s degree?

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

Qual tipo de curso é o certo para você?

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...