Essenciais
Austrália: Inscrevendo-se em uma universidade

O ensino superior na Austrália

As instituições, os diplomas e a cultura acadêmica no ensino superior da Austrália

O ensino superior na Austrália
1431

O processo de admissão, o requerimento para o visto de estudante, o voo epicamente longo e todos os planos e ajustes necessários para estudar na Austrália podem ser exaustivos. Sem contar o novo sistema de educação que você terá de aprender ao aterrissar no país.

 

O ensino superior da Austrália é formado por faculdades técnicas e universidades, com opções de qualificações vocacionais, graduações e pós-graduações. As instituições devem ser registradas por um órgão do governo para poder admitir estudantes internacionais.

 

Quer estudar na Austrália? Então leia nosso guia a seguir!

 

Veja uma lista completa de instituições de educação superior australianas

Veja uma lista de instituições registradas pelo governo

 

TAFE

 

Além das tradicionais graduações e pós-graduações, a educação vocacional é um forte do país. Inúmeras instituições públicas chamadas de TAFE – Technical and Further Education (Educação Técnica e Continuada) oferecem programas vocacionais com ênfase em alguma profissão, e que também servem como preparatórios para admissão em uma universidade.

 

Saiba mais sobre as instituições de TAFE da Austrália

Veja uma lista completa de instituições australianas de TAFE

 

UNIVERSIDADE

 

Apesar de muitas universidades oferecem diplomas acadêmicos que variam em áreas de estudo e duração, normalmente, um bacharelado australiano leva três anos para ser cursado, com a opção de estendê-lo por um quarto ano, chamado de "Honours". A admissão no "ano de honras" tem como base o desempenho acadêmico durante os três anos de estudos – ou seja, apenas alguns estudantes de destaque podem cursar o ano Honours, que é formado por uma grade curricular de aulas e um projeto de pesquisa com dissertação. O Honours é considerado uma parte do bacharelado e constará no título de formação do estudante. Por exemplo, "Bacharelado de Ciências (Honours)". A dissertação do quarto ano de estudos, geralmente, deve ter entre 10 e 15 mil palavras.

 

Os bacharelados em áreas de estudo mais focadas podem levar mais tempo para serem completados e possuem diferentes opções de área principal e área secundária (major e minor). A maioria das universidades tem catálogos online para que os candidatos consultem informações sobre o curso antes de se inscrever. Já os mestrados, tanto um de grade curricular quanto um de pesquisa, costumam durar de um a dois anos.

 

Bacharelados

 

O típico bacharelado australiano dura três anos em uma área de estudo geral, dentro da qual o estudante escolherá uma área mais específica. Os estudantes terão de cursar um número obrigatório de disciplinas desta área específica, chamada de major, para poder receber a qualificação, além de terem a opção de frequentar aulas de uma área secundária, chamada de minor. Desta forma, o estudante se gradua com um título de major e uma minor. Por exemplo: Bacharelado de Artes em Psicologia (major) e minor em linguística.

 

Algumas universidades, inclusive, permitem que os estudantes cursem minors de outros departamentos acadêmicos e até mesmo de outras áreas de estudo.

 

Diplomas duplos e programas simultâneos

 

Várias universidades australianas têm opções de programas acadêmicos duplos (Double Degrees). Neles, é possível cursar aulas de duas graduações diferentes ao mesmo tempo. Como resultado, os Double Degrees são bem mais longos que uma graduação tradicional.

 

Já os Concurrent Programs (programas de estudo simultâneos ou conjuntos) são diplomas e certificados que oferecem a oportunidade de complementar os estudos principais com uma segunda área de estudo. Por exemplo: um estudante pode cursar uma graduação de Educação Fundamental, e, ao mesmo tempo, estudar Matemática, para aprender como e o que lecionar. O estudante deve completar uma grade curricular obrigatória de ambas as qualificações, por isso, este tipo de programa é um pouco mais longo que em uma graduação comum.

 

CULTURA ACADÊMICA

 

As universidades australianas esperam que os estudantes tomem iniciativa e mantenham-se focados no aprendizado independente. Frequentar as aulas não é obrigatório e mesmos os tutoriais são opcionais. No entanto, é de interesse do estudante ir às aulas e os professores esperam que você tenha maturidade suficiente para decidir o que é melhor para você. Em unidades de estudos práticos e em laboratórios, a presença é obrigatória e bem mais rigorosa.

 

Se você não entregar seus trabalhos na data certa, é penalizado com 10% a menos na nota que receberá por ele. Após certa porcentagem de pontos perdidos, você é automaticamente reprovado na unidade. Os tutores não cobrarão os trabalhos atrasados, mas, em alguns casos, darão a opção de entregar um trabalho final que decidirá se você será aprovado ou reprovado na disciplina. As aulas dos diplomas de artes são mais voltadas para a pesquisa e as avaliações dependem de um número de trabalhos longos e detalhados, diferente do estilo americano e britânico, que avaliam os estudantes com chamadas orais e provas finais.

 

O plágio é considerado uma ofensa acadêmica muito séria e as consequências variam entre a reprovação na disciplina e a expulsão do aluno da universidade. Por isso, você deve se familiarizar com o conteúdo da matéria e com os procedimentos de referências exigidas pelo professor antes de entregar o seu trabalho.

 

Leia mais:

O que é TAFE?

O que são majors e minors?

O que é Honour Degree?

Pesquise por cursos

Austrália
Graduação
SOBRE O AUTOR

O ensino superior na Austrália

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

GRATUITO

Ebook ‘Estudar na Austrália’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar na Austrália em um só livro digital.

Dê uma olhada...