Essenciais
Austrália: Inscrevendo-se em uma universidade - Leitura recomendada

O processo seletivo na Austrália

UMA EXPLICAÇÃO E DICAS SOBRE O PROCESSO DE INSCRIÇÃO EM UNIVERSIDADES DA AUSTRÁLIA

O processo seletivo na Austrália
1886

A Austrália é o destino de estudo ensolarado de milhares de estudantes internacionais todos os anos. Com belas praias, cenário universitário em rápida ascensão e uma variedade curiosa de vida selvagem, não é de se espantar que tantas pessoas se interessem em estudar no país. A Austrália tem leis de imigração bastante restritas e processos seletivos bastante específicos. Mas não se desanime!  Nós listamos a seguir as principais informações para ajudá-lo a se inscrever em uma universidade australiana. Esperamos que lhe ajude!

PESQUISA

Nunca é cedo demais para começar a procurar um curso internacional que atenda a todos os seus interesses. A pesquisa pode levar meses, afinal, as opções são múltiplas. Nós recomendamos que você dê início às suas pesquisas com, pelo menos, nove meses de antecedência. Além de decidir quais instituições têm as melhores ofertas acadêmicas e qual curso lhe ajudaria a alcançar seus objetivos profissionais ou pessoais, você também terá de pesquisar se as disciplinas da grade curricular valem créditos acadêmicos.

A maioria das universidades australianas oferece catálogos universitários online com informações detalhadas sobre os cursos e os serviços disponíveis, além do contato com equipes acadêmicas especializadas em ajudar estudantes internacionais durante o processo de inscrição. Basta um download gratuito e você pesquisa sem sair de casa.

Admissões e prazos finais

O período de admissões é diferente entre graduações e pós-graduações e também entre cada universidade. No geral, as instituições australianas têm dois períodos principais de admissão durante o ano letivo: um em fevereiro, e outro em julho. Algumas universidades têm uma "terceira rodada" de admissões após as duas datas principais. Verifique diretamente com a sua instituição quais são os prazos finais de inscrições.

Normalmente, os estudantes recebem uma resposta entre novembro e dezembro, para o início das aulas no começo do ano, ou entre maio e junho, para iniciar o curso na metade do ano. Já as pós-graduações costumam selecionar seus estudantes em outubro e em abril, para o início das aulas respectivamente em fevereiro e em julho. Sua inscrição levará entre quatro e seis semanas para ser avaliada pela universidade.

Após receber sua carta de admissão, você deve fazer o requerimento do seu visto de estudante australiano.

INSCRIÇÕES

Há duas formas de se inscrever: online, diretamente pelo site oficial da universidade; ou pelo Universities Admissions Centre (UAC).

Documentos necessários

As universidades da Austrália exigem um currículo, uma declaração pessoal (essay ou personal statement), cartas de referência, todos os seus históricos escolares/acadêmicos e o resultado em uma prova de proficiência em inglês (normalmente, o IELTS ou o TOEFL), além de documentos específicos que a sua instituição possa exigir.

DICAS PARA A INSCRIÇÃO

Quando for escrever a sua declaração pessoal (em inglês), lembre-se de que a redação acadêmica na Austrália é formal, sem uso de linguagem supérflua, como, por exemplo, descrições desnecessárias. Use uma palavra grande e complicada apenas se ela for realmente necessária na sentença. O principal é passar suas ideias com clareza e autenticidade. Se você usar referências em sua declaração, atribua-a adequadamente à fonte correta. O plágio é uma ofensa acadêmica muito séria na Austrália e pode levar à reprovação imediata de sua inscrição.

Como você mesmo monta a sua grade curricular, verifique com cuidado as datas e os prazos finais no catálogo universitário. Algumas disciplinas são oferecidas apenas durante o verão, outras apenas no segundo semestre do ano letivo. Uma unidade acadêmica (ou seja, uma disciplina) costuma valer 12,5 pontos, mas algumas unidades valem mais créditos que outras. Os pontos contam a quantia total de aulas semanais da matéria - apesar de alguns professores marcarem "horas de contato" além da sala de aula.

É sempre aconselhável enviar sua inscrição o mais cedo possível. Diferente de outros países, a Austrália não aceitará inscrições incompletas ou atrasadas, nem entrará em contato com candidatos que deixarem de enviar algum documento.

Leia mais:

O ensino superior da Austrália

Diferentes tipos de cursos e instituições da Austrália

O que é TAFE, as instituições técnicas da Austrália?

Pesquise por cursos

Austrália
Graduação
SOBRE O AUTOR

O processo seletivo na Austrália

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

GRATUITO

Ebook ‘Estudar na Austrália’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar na Austrália em um só livro digital.

Dê uma olhada...