Essenciais
Austrália: Antes de partir

Vida Estudantil na Austrália

1605

Custo de Vida
O regulamento da Austrália exige que o estudante estrangeiro apresente evidências de condições para se manter financeiramente. Isso é para garantir que eles possam viver com conforto, segurança e satisfação. Os estrangeiros podem complementar seu estilo de vida trabalhando meio-período, mas o regulamento sobre os 'custos' é para garantir que os estudantes possam se dedicar aos estudos, sem precisar do trabalho para cobrir os seus gastos essenciais.

A partir de Janeiro de 2010, estudantes requerendo visto de estudantes e seus familiares, devem comprovar os seguintes fundos para cumprir com os requerimentos de custo de vida:
• AU$ 18.000 por ano para o estudantes.
• AU$ 6.300 por ano para o acompanhante.
• AU$ 3.600 por ano para a primeira criança.
• AU$ 2.700 por ano para cada criança adicional.

Para maiores informações visite: www.immi.gov.au.

A seguir estão algumas estimativas de preço para alimentação e outros suprimentos:
• Pão de forma - AU$ 2.50 a AU$ 4.00
• Dois litros de leite - AU$ 2.20 a AU$ 3.60
• Jornal - AU$ 1.50 a AU$ 3.00
• Caixa de cereal matinal - AU$ 3.00 a AU$ 5.60
• Caixa de pó de café - AU$ 3.50 a AU$ 5.00
• Garrafa de refrigerante - AU$ 2.50 a AU$ 6.50
• Pote de shampoo - AU$ 2.50 a AU$ 6.50
• Carne moída (500 g) - AU$ 3.00 a AU$ 7.50
• Filé de coxa de frango (500 g) AU$ 5.50 a AU$ 7.00

Para maiores informações e estimativas acesse:
http://www.understandingmoney.gov.au/ 

Pouco Dinheiro, Muita Diversão
A Austrália tem muito a oferecer aos que não tem muito para gastar. Quando você tem uma estonteante beleza natural na porta da sua casa, um clima agradável durante o ano todo e inúmeros parques nacionais ou praias para caminhar, correr ou pedalar, você não precisa gastar muitos dólares para conseguir se divertir.

Entre outras atividades gratuitas da Austrália, estão: passear pelos fantásticos e coloridos mercados nos finais de semana; aprender sobre a arte e história da Austrália nas inúmeras galerias e museus gratuitos; participar de um dos muitos festivais Australianos que acontecem nas cidades, parques e praias de todo o país. Todos os anos as famílias Australianas se reúnem em festivais gratuitos de comida, vinho e música, além dos campeonatos de surf e de salva-vidas que são uma tradição do verão nas belíssimas praias do país.

Os Australianos adoram atividades ao ar livre e sempre há muita diversão pela frente. Confira os jornais locais para saber o que está acontecendo na sua área.

Como Abrir uma Conta no Banco
Abrir uma conta no banco é relativamente fácil para estudantes estrangeiros. É recomendado que você faça isso assim que chegar. Você precisará do seu passaporte como prova de identidade e um comprovante de endereço. O banco então abrirá uma conta e emitirá um cartão de débito para que você possa movimentar o seu dinheiro de qualquer caixa eletrônico das cidades da Austrália. Alguns bancos não cobram nem mesmo tarifas administrativas se você provar que está matriculado como estudante integral em um curso superior.

Para maiores informações, visite o website do banco no qual deseja abrir a sua conta.

Comendo Fora
Os Australianos são uma nação de apaixonados pelo esporte, mas a paixão pela comida também é muito intensa. A Austrália tem os melhores Chefes do mundo e inúmeros restaurantes premiados. Não há dúvidas que os Australianos levam a sua comida a sério. Graças a grande influência cultural internacional na Austrália, você pode comer absolutamente qualquer coisa: desde culinária Vietnamita a Venezuelana, Marroquina a Mexicana, Turca a Espanhola, Japonesa, Alemã e muito mais.

O clima varia muito de norte a sul, portanto a variedade de produtos oferecidos é enorme e com a extensão da sua linha costeira, a Austrália possui uma abundância de deliciosos e frescos frutos do mar.

Comer fora é um hábito normal para os Australianos e, geralmente, uma refeição em um restaurante é algo bastante casual. É também bem acessível em preço, com alguns restaurantes locais cobrando até $5 por um prato principal. Naturalmente existem restaurantes de classe média e, claro, outros cheios de requinte, servindo o melhor da gastronomia mundial. Dentro das grandes cidades, o que não falta são lugares para se fazer uma boa refeição.

Na Austrália muitos restaurantes são BYO ('bring your own'), significando que você pode levar a sua própria garrafa de vinho ou outra bebida, e economizar bastante na hora de pagar. Essa tarifa ou 'corkage', é cobrada por garrafa, mas pode variar bastante, já que alguns restaurantes podem querer promover o que eles têm a oferecer na sua própria carta de vinhos.

Comendo em Casa
Comer em casa também é um grande prazer para esse povo acolhedor, particularmente nos meses de verão, onde eles podem convidar os amigos e fazer um descontraído 'barbie' (churrasquinho), assando alguns camarões ou linguiças.

Churrasco aos finais de semana é muito comum e o preço da comida é bem em conta nos supermercados, feiras de produtores e mercados.

Para as compras do dia-a-dia existem dois grandes supermercados que estão em todas as partes nas grandes cidades da Austrália: O Woolworths e o Coles. O IGA é uma rede independente de supermercados que oferece preços promocionais. Outra rede de supermercados oferecendo ótimos preços é a rede alemã ALDI, que pode ser encontrada ao Leste da Austrália, em New South Wales, Queensland, Central Territory e Victoria.

Trabalho de Meio-Período
Estudantes que tenham um visto de estudante emitido antes de 26 de Abril de 2008 podem trabalhar até 20 horas por semana enquanto vivem na Austrália. Se você está trazendo a sua família com você, seus dependentes também podem trabalhar até 20 horas por semana durante os seus estudos. Para mais informações visite o website do DIAC.

Muitos estudantes trabalham para ganhar um dinheiro extra para viagens ou para economizar, outros trabalham para ganhar experiência profissional e conhecer pessoas novas. Os trabalhos mais comuns são na indústria da hospitalidade (onde os 'Aussies' lideram) ou na área de aprendizado dos estudantes. Oportunidades de trabalho podem ser encontradas nos jornais e nos websites www.seek.com.au e www.careerone.com.au.

Estudantes querendo trabalhar (ou abrir uma conta no banco) devem ter um número 'Tax File', que pode ser obtido, em 2 ou 3 semanas, através do website da Australian Tax Office (Secretaria Tributária Australiana).

Trabalho Voluntário
O trabalho voluntário é uma maneira maravilhosa de conhecer outras pessoas e outros lugares da Austrália. Além disso, muitos estudantes exercem essas atividades para ganhar habilidades extracurriculares e ampliarem seus horizontes culturais.

Oportunidades de trabalho voluntário podem incluir atividades com ONGs ou organizações comunitárias ou algo relacionado com a sua área de estudo. Na Austrália, voluntários podem fazer qualquer coisa, desde plantar árvores, limpar praias, trabalhar com os salva-vidas, trabalhar em grandes eventos esportivos e musicais ou prestar ajuda à comunidade idosa.

Esses trabalhos podem ser de uma hora por semana ou um pouco mais, mas essa dedicação é uma ótima forma de se destacar socialmente. Estudantes com habilidades e experiências adicionais são mais bem vistos por possíveis empregadores.

A sua instituição educacional também terá algumas oportunidades de trabalho voluntário anunciadas.

Leia mais sobre trabalho voluntário na página:
www.govolunteer.com.au

Cuidando da Saúde
Quando você chega na Austrália você deve se registrar no centro médico da sua área ('local GP').

A Austrália possui um sistema de saúde que dá cobertura especial aos estudantes estrangeiros, chamado de 'Overseas Student Health Cover' (OSHC). Você deverá comprar um plano de seguro OSHC antes de vir à Austrália para estar protegido quando chegar. Esse plano é obrigatório para todos os estudantes durante o tempo de permanência no país. O seu OSHC previne que você tenha que pagar por despesas médicas enquanto estuda na Austrália, além de promover descontos no momento da compra de medicamentos.

Existem quarto provedores de OSHC na Austrália. Consulte os links abaixo para maiores detalhes:
Australian Health Management OSHC
BUPA Australia
Medibank Private
OSHC Worldcare
NIB OSHC
O OSHC não cobre despesas odontológicas, oftalmológicas ou fisioterápicas. Você pode usar esses serviços da mesma forma, mas deverá comprar uma seguro privado se quiser cobertura para tratamento.

Serviços de Emergência
No caso de emergência disque 000.

Pesquise por cursos

Austrália
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Hotcourses Editor is the mysterious, faceless force made up of all our different contributors over the years. From masters in their field to top notch journos, take a peek at some of the talent we’ve had the pleasure of working with.

GRATUITO

Ebook ‘Estudar na Austrália’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar na Austrália em um só livro digital.