Essenciais
Austrália: Perspectivas profissionais

Acabei o meu curso na Austrália... E agora?

APRENDA AS OPÇÕES PARA ESTUDANTES INTERNACIONAIS NA AUSTRÁLIA APÓS A GRADUAÇÃO: PERSPECTIVAS PROFISSIONAIS, VISTO DE TRABALHO E PERMISSÃO DE PERMANÊNCIA.

Procurar emprego na Austrália
1274

A Austrália está passando por um período de crescimento e desenvolvimento em vários setores. O país tem uma série de links e contatos internacionais com empresas multinacionais; sendo assim, permanecer no país após a sua graduação e dar início à sua carreira pode ser uma excelente opção. A seguir, descubra as formas de conseguir prolongar a sua estadia de forma legal depois de concluir os seus estudos na Austrália.

O MERCADO DE TRABALHO NA AUSTRÁLIA PARA QUEM ACABA DE SE GRADUAR

Apesar de algumas dificuldades econômicas recentes, o mercado de trabalho australiano cresceu em 2014. Desde janeiro, a quantia disponível de trabalhos integrais aumentou de 80 mil para 8,05 milhões. A demanda por profissionais com uma formação acadêmica, no entanto, já foi melhor: em 2013, 19,3% dos empregadores não contrataram nenhum estudante recém-graduado, mas a proporção de empresas que recrutaram até 20 novos profissionais aumentou de 22,2% apara 23%.

A Austrália costuma ter uma grande demanda por profissionais de diferentes áreas de formação – criando, inclusive, programas de importação de profissionais estrangeiros. Assim, você terá mais chances de conseguir uma vaga no país se tiver se formado em uma dos setores em falta de mão de obra. No começo de 2014, o governo australiano publicou a nova "Skilled Occupations List" (SOL), lista que detalha as áreas em demanda – entre elas, engenharia, tecnologia, arquitetura, educação, medicina veterinária, oftalmologia, odontologia, outras área relacionadas à medicina e saúde, e muito mais.

EU POSSO PERMANECER NA AUSTRÁLIA APÓS A MINHA GRADUAÇÃO?

Apesar de a Austrália ser conhecida pelas suas leis rígidas de imigração, há várias opções para os estrangeiros recém-graduados trabalharem no país. Você poderá permanecer por no máximo três meses após a sua graduação, portanto, precisará trocar o seu visto de estudante para um de trabalho se desejar estender a sua estadia.

Existem alguns vistos diferentes disponíveis aos estudantes internacionais graduados por uma universidade australiana, mas na maioria dos casos a sua melhor aposta será o Temporary Graduate Visa (Subclass 485), visto temporário que permite trabalhar na Austrália por um tempo definido dependendo do tipo do visto. Na Subclasse 485, há dois tipos de visto: Graduate Work e Post-Study Work.

Graduate Work – para estudantes internacionais com uma qualificação elegível e que tiverem se formado com as habilidades e competências relacionadas a uma das áreas na Skilled Occupations List (SOL). Com este visto, você pode permanecer até 18 meses no país a partir da data de concessão.

Post-Study Work – para estudantes internacionais que se graduarem com um diploma de ensino superior de algum provedor educacional da Austrália, independente da área de estudo.  Com este visto, você pode permanecer até quatro anos no país a partir da data de concessão, dependendo de sua qualificação.

Se você tiver formação em alguma das áreas em demanda por profissionais, também pode se registrar no Expression of Interest (EOI) pelo órgão nacional SkillSelect como um Skilled Nominated Visa, visto para profissionais qualificados. Após o seu registro, a Imigração Australiana determinará se as suas habilidades podem ser consideradas úteis para a mão de obra do país e, se sim, poderá convidá-lo a se inscrever para o visto. Se receber o convite, você pode se inscrever formalmente online.

A imigração permanente para a Austrália é um processo extremamente complexo e longo. Os estudantes são aconselhados a discutir suas opções com uma embaixada ou consulado australiano o quanto antes possível, se permanecer permanente for o caminho desejado.

COMO ENCONTRAR VAGAS PROFISSIONAIS NA AUSTRÁLIA?

Quando for procurar por um emprego na Austrália, você pode utilizar os mesmos recursos que os estudantes locais.  A forma mais comum é por buscas online, como os sites Seek, Australian JobSearch e CareerOne. A maioria dos estudantes também costuma encontrar oportunidades anunciadas pelo centro de carreira de suas universidades ou procurar por indicações diretas de amigos, professores e outros profissionais da área.

Alguns cursos acadêmicos exigem que os estudantes passem por experiências práticas de trabalho ou estágios como parte da grade curricular - mais comuns em graduações de finanças, serviços bancários, gestão empresarial e jornalismo. Estes programas permitem que os estudantes passem por treinamentos profissionais em grandes empresas, que, em muitos casos, podem oferecer uma vaga integral remunerada ao estudante ao término da experiência. Em todo caso, o treinamento prático dentro de uma companhia real já é uma excelente forma de criar contatos que podem ser úteis quando estiver à procura por uma vaga.

Embora a maioria das vagas ser anunciada publicamente de forma online ou por jornais, há inúmeras oportunidades publicadas também de forma particular, pelo site da própria empresa ou no boca a boca. A melhor maneira de encontrar estas vagas é pesquisando o setor, além de usar redes sociais para se manter em contato com as empresas da área. Várias organizações utilizam o Twitter, o Facebook e o LinkedIn com muita frequência, inclusive para anunciar processos de seleção.

COMO A MINHA UNIVERSIDADE AUSTRALIANA PODE ME AJUDAR?

As universidades australianas são especializadas em ajudar os estudantes, tanto nativos quanto estrangeiros, a encontrar oportunidades profissionais. Os serviços disponíveis variam de instituição para instituição, mas todas as universidades da Austrália oferecem algum tipo de serviço de carreira e contatos com empregadores e empresas.

Por exemplo, a Universidade de Melbourne tem uma seção inteira em seu site dedicada a recursos de carreira, incluindo anúncios, eventos e feiras profissionais. A Universidade de Adelaide dá dicas sobre como escrever o seu currículo, oferece orientação profissional e planejamento de carreiras e ajuda a dar início à sua procura por uma vaga ideal. 

Pesquise por cursos

Austrália
Graduação
SOBRE O AUTOR

Procurar emprego na Austrália

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

GRATUITO

Ebook ‘Estudar na Austrália’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar na Austrália em um só livro digital.

Dê uma olhada...