Essenciais
Austrália: Perspectivas profissionais

Trabalhar na Austrália após os estudos acadêmicos

Estender o visto de estudante na Austrália para trabalhar legalmente no país.

Trabalhar na Austrália após cursos acadêmicos
3201

 

Ao decidir-se por estudar na Austrália, você pode considerar quais são as suas opções após o término do curso. Alguns estudantes viajam ou retornam imediatamente para o Brasil, outros procuram continuar os estudos no país ou então querem se inserir no mercado de trabalho australiano. Se você pensa em considerar a última opção, é bom saber que existem formas de estender o seu visto de estudante para trabalhar na Austrália após a conclusão do seu curso.

 

Isso pode ser feito de três maneiras: já ter uma oferta de emprego (sponsor), possuir residência na Austrália ou passar pelo novo programa do governo australiano SkillSelect.

 

Vistos por qualificação

 

Mesmo que existam várias opções para estudantes internacionais graduados na Austrália, quase todos os vistos são requeridos pela mesma inscrição e mesmos processos. Primeiro, você precisa preencher a Expression of Interest que indicará o seu interesse em conseguir uma extensão do seu visto ou então trocar o status dele. O governo receberá o seu formulário preenchido e então lhe orientará a fazer a sua inscrição por um visto adequado aos seus interesses.

 

Como há muitas pessoas interessadas em migrar para a Austrália, o governo criou um novo programa chamado SkillSelect, para selecionar mão-de-obra internacional qualificada. O sistema de pontuação (point system) será o fator decisivo se você ganha autorização ou não para trabalhar na Austrália.

 

E para conseguir uma boa pontuação, você precisa ter conhecimento e qualificações em uma das áreas listadas na Skilled Occupation. A área mais fácil de conseguir pontos é ter formação em medicina e enfermagem, pois estes profissionais estão em falta no país. Além da área saúde, os profissionais de educação e da engenharia também são bastante procurados. Todos deverão comprovar ter fluência no inglês – no entanto, cada área possui uma nota mínima exigida diferente.

 

Se ao término do seu curso você não tiver uma oferta de emprego certa, a melhor opção é tentar conquistar um Skilled Independent visa – o visto para profissionais qualificados que ainda não estão empregados por nenhuma companhia australiana, pelo país ou por nenhum membro da família. Ou seja, que esteja se mantendo financeiramente por si só. Com um visto independente, você terá permissão para morar e trabalhar permanentemente em qualquer lugar da Austrália.

 

Visto temporário para graduados na Austrália

 

Se você não conseguiu um Skilled Independent visa ou ainda não se acha praparado para tentar conquistá-lo, pode optar pelo Skilled – Graduate (Temporary) Visa (Subclass 485). Ele permite que estudantes internacionais permaneçam no país por 18 meses extras após o término do curso acadêmico. Desta forma, o estudante pode trabalhar, conquistar qualificações profissionais e melhorar a fluência no inglês para tentar um visto permanente, caso essa seja a sua vontade.

 

Professional Year

 

Este Professional Year é um programa de desenvolvimento profissional que combina aprendizado formal com experiência de trabalho prático. Você será permitido trabalhar um ano na Austrália e ganhará pontuação para o SkillSelect; no entanto precisa escolher entre os cursos disponíveis pelo ministério – atualmente nas áreas de ciência da computação, contabilidade e engenharia.

 

Employer Sponsored Workers

 

Este tipo de programa é para quem já recebeu uma oferta de trabalho na Austrália. A empresa “apadrinha” (sponsor) o estudante por suas qualificações. Com isso, você pode conseguir residência temporária ou permanente caso a sua inscrição para o visto seja aceita. O processo de concessão do visto deve ser em conjunto com a empresa que lhe contratou.

 

Leia mais:

Como conseguir um visto de estudante para a Austrália

Trabalhar na Irlanda após os estudos acadêmicos

Pesquise por cursos

Austrália
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Trabalhar na Austrália após cursos acadêmicos

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

GRATUITO

Ebook ‘Estudar na Austrália’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar na Austrália em um só livro digital.