Essenciais
Austrália: Perspectivas profissionais

Trabalhar como médico ou enfermeiro na Austrália

Imigração e visto de trabalho para trabalhar como médico ou enfermeiro na Austrália.

Trabalhar como médico ou enfermeiro na Austrália
68067

Atualmente, a Austrália passa por uma carência de médicos e enfermeiros, principalmente em áreas regionais no interior do país. Os profissionais de clínica geral ou especialistas podem se aplicar para a concessão de um visto de trabalho permanente ou temporário para exercer a profissão na Austrália, caso tenham conquistado as qualificações médicas acadêmicas (bacharelado):

 

- em outro país ou;

- na Austrália, mas não são residentes permanentes.

 

Profissionais de enfermagem

 

Os profissionais da enfermagem estão em alta demanda na Austrália, com oportunidade de conquistar vistos de trabalho permanentes ou temporários. Segundo um infográfico publicado pela BBC, o salário de um enfermeiro no país começa em 55.617 dólares australianos (cerca de R$ 118 mil) por ano. Ainda de acordo com a matéria da BBC, o governo da Austrália “reduziu pela metade o número de categorias de visto e revisou seu sistema de pontos para favorecer profissionais com mais experiência, maior proficiência em inglês e melhores qualificações acadêmicas”.

 

Médicos com experiência e qualificações acadêmicas

 

O médico estrangeiro interessado em um visto de trabalho australiano precisa passar por uma prova de “reconhecimento de habilidades” (skills recognition) do Australian Medical Council (AMC), conselho médico australiano. Serão testadas as habilidades clínicas e profissionais e o conhecimento dos candidatos; e também o conhecimento específico no caso de médicos especialistas.

 

Além disso, é necessário demonstrar proficiência no inglês em um nível determinado pela Medical Board of Australia e aprovado pelo Australian Health Workforce Ministerial Council.

 

O site do governo australiano DoctorConnect tem todas as informações importantes sobre as experiências e qualificações necessárias para conquistar o visto.

 

Basicamente, você precisa seguir três passos:

 

  • Identificar qual registro você precisará – autoridade competente, padrão ou especialista;
  • Comprovar as suas qualificações médicas pelo Primary Source Verification;
  • Atingir as exigências na proficiência em inglês.

 

Antes de tentar conquistar um visto de trabalho, você precisa ter uma oferta de trabalho.

 

Se você ainda não tiver encontrado uma vaga na Austrália, o DoctorConnect fornece vários contatos de conselhos e agências regionais na Austrália. Ter se graduado em alguma graduação de medicina na Austrália pode lhe ajudar na conquista de um trabalho, por várias razões:

 

-você já terá um diploma australiano, por isso o processo de validação das suas qualificações será mais fácil.

-você vai estar no país, facilitando a providência e o envio de documentos, e as ofertas de trabalho.

-você já vai ter a fluência necessária no inglês.

 

Para exercer a função de médico na Austrália

 

Os médicos que desejarem exercer a profissão na Austrália devem, primeiramente, ter um registro no Medical Board (Conselho Médico) da região onde pretender trabalhar. Após a concessão do visto, os médicos precisam se aplicar ao Medicare Australia para conseguir um número como provedor de cuidados médicos (Medicare Provider Number), caso a intenção seja trabalhar como clínico geral ou se for prescrever medicamentos.

 

Para exercer a função de enfermeiro na Austrália

 

Os enfermeiros precisam estar em ótima saúde e possuir certo nível de educação e experiência na área. Para trabalhar em um hospital ou outra área de cuidado da saúde na Austrália, os profissionais precisam passar por exames de saúde, que incluem, inclusive, um raio-x do tórax.

 

Além disso, precisam se registrar na Australian Health Practitioner Regulation Agency, órgão regulador da profissão no país.

 

Informe-se

 

Os sites a seguir são ótimas fontes oficiais de informações sobre trabalhar como médico ou enfermeiro na Austrália. Você encontra detalhes sobre exigências, provas, tipos de vistos, agências de trabalho, passo a passo, e todo tipo de informação.

 

Study in Australia – After your studies

Australian Government Department of Immigration and Citizenship

DoctorConnect

 

Quer estudar medicina na Austrália? Então pesquise pelo Hotcourses Brasil:

Graduações de medicina na Austrália

Pós-graduações de medicina na Austrália

Pesquise por cursos

Austrália
Pós-graduação
SOBRE O AUTOR

Trabalhar como médico ou enfermeiro na Austrália

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

GRATUITO

Ebook ‘Estudar na Austrália’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar na Austrália em um só livro digital.

Dê uma olhada...