Essenciais
Austrália: Destino de Estudo

Guia das Cidades Australianas

1368

Sydney, New South Wales

Sydney é a maior, mais agitada e mais diversificada cidade da Austrália. Famosa pela sua cintilante Baía (Sydney Harbour), é impossível atravessar essa dramática extensão de água sem se emocionar. Explore a história fascinante desta cidade passeando pelo 'The Rocks'; pegue uma onda ou duas na lendária 'Bondi Beach'; faça uma caminhada ao longo da Baía; ou vá para Manly Beach, para todo o sol, areia e diversão que uma cidade pode oferecer. O Estilo de vida de Sydney é estar do lado de fora. Onde quer que você olhe as pessoas estão passeando, correndo, nadando, pedalando ou velejando. As praias são super agitadas, os muitos cafés e restaurantes sempre lotados e a baía cheia de barcos.

Os cidadãos de Sydney amam a sua culinária e existem restaurantes para absolutamente todos os gostos, bolsos e estilos. Visite 'China Town' para uma comida Asiática autêntica e barata; Surry Hills e Darlinghurst para os mais animados cafés, restaurantes e bares; ou o bairro de Paddington, com alguns dos pubs mais antigos e icônicos em suas ruas arborizadas, repletas de butiques e magníficos sobrados imaculadamente preservados.

Taronga Zoo é um local que deve ser visitado. Espetacularmente localizado à beira da Baía de Sydney, ele é um local perfeito para se ver a vida selvagem nativa da Austrália. O Museu de Arte Contemporânea (MCA) com a vista para Circular Quay é um local único e vale uma visita. Explore o 'The Rocks' e seus prédios históricos de arenito ou aprenda sobre o passado colonial de Sydney no Museu Susannah Place. Um dos melhores programas, tanto para turistas quanto para locais, é assistir a um espetáculo na maravilhosa e icônica 'Sydney Opera House'.

Saindo da cidade, o 'Hunter Valley' é um destino popular para os finais de semana, com suas numerosas vinícolas e seus restaurantes de altíssimo nível. Curtir uma escalada na 'Blue Mountains' ou simplesmente respirar o ar puro da montanha é também um programa bastante popular.

Melbourne, Victoria

A segunda maior cidade da Austrália, Melbourne é uma cidade urbana, moderna, multicultural e com uma vívida cena cultural, graças a sua dinâmica mistura de artes, moda e gastronomia. Se você está visitando Melbourne, reserve tempo o suficiente para absorver tudo isso. Faça um passeio pelos arborizados boulevares Europeus e se perca pelas famosas vielas; leia um livro em um dos muitos e charmosos cafés ou parques; ou admire a arquitetura contemporânea da Praça Federal. Para experienciar a fundo esta linda cidade, pegue um dos bondes que circulam pela região; ou para ser ainda mais intenso, alugue uma bicicleta e absorva essa serenidade repleta de agito e qualidade.

Fora do Distrito Comercial Central (CBD), vá rumo ao Fitzroy, que é uma área repleta de cafés, lojas boêmias e galerias de arte alternativas. Similarmente, St Kilda é um lugar descontraído, estilo praia, perfeito para relaxar e absorver a atmosfera, caminhando pelo 'foreshare'; vá às compras em uma butique ou duas; tome um café 'perfeito' em uma das livrarias independentes ou em uma dos charmosos cafés.

Você não pode falar de Melbourne sem mencionar a icônica liga de Futebol Australiana (ou 'footy' como é conhecido) e os cidadãos de Melbourne que são apaixonados por esse esporte. Tente ir a um jogo se puder. Outro local que deve ser visitado é o MCG (Melbourne Cricket Ground).

Fora de Melbourne, há muito para se fazer. Faça uma viagem de carro pela 'Great Ocean Road' - uma das rodovias mais cênicas do mundo; visite a estonteante Península' 'Mornington'; ou visite as vinícolas de Yarra Valley. O estado de Victoria também oferece um dos mais famosos destinos para esquiadores da Austrália, tendo 'Falls Creek' a apenas 4.5 horas de distância.

O povo de Melbourne sabe como aproveitar a vida; seja comendo, bebendo, dançando ou indo para um dos muitos eventos de artes, esportes ou música. É sempre bom levar alguns casacos, pois as temperaturas podem cair bastante. Não é a toa que se diz que Melbourne pode ter 'as quatro estações' em um mesmo dia.

Brisbane, Queensland

Apesar de ter sido um pouco ofuscada pelas duas irmãs maiores, Sydney & Melbourne, nos últimos anos Brisbane tem crescido para se tornar uma distinta e agradável cidade, com muito verde e beleza natural. Como a capital de Queensland ('O Estado Ensolarado'), Brisbane (ou 'Brissy') possui uma vibração tranquila, um clima bem tropical e uma cena musical e artística bem estabelecida, fazendo dela uma das cidades mais desejadas do país. Uma cidade grande com uma postura humilde de cidade pequena, definida por alguns dos mais amigáveis e modestos indivíduos que você vai encontrar em qualquer lugar da Austrália. Brisbane é uma cidade de muitos encantos, como o Jardim Botânico ou as paisagens vistas às margens do rio. Ela é também fácil de ser explorada e é repleta de bares e restaurantes, oferecendo o que há de mais delicioso em gastronomia.

Aos finais de semana ou férias, os moradores de Brisbane vão à praia. O percurso é bem rápido para alguns dos destinos mais populares da Austrália, como a edênica 'Byron Bay'; a charmosa e clássica 'Noosa' e a listada como Herança Mundial, Ilha de 'Fraser'. Se você for ficar em Brisbane por algum tempo, não deixe de visitar a 'Gold Coast' para um pouco de agito, beleza e diversão no parque temático...é o paraíso do entretenimento!

Adelaide, Sul da Austrália

Adelaide é uma das mais tranquilas capitais estaduais da Austrália, mas isso não deve ser razão para você deixar de experienciar esse fascinante e multicultural destino. É uma cidade de parques, jardins e extensas ruas arborizadas, com matas, montanhas e vinícolas por toda parte. É conhecida como a 'Cidade das Igrejas' e a sua arquitetura colonial e abundantes igrejas, na sua maioria construídas pelos imigrantes Alemães, fazem dela uma cidade muito agradável para se visitar. Adelaide tem se tornado mais cosmopolita graças à chegada de imigrantes; e ela mantém a sua herança Europeia não apenas através do seu vinho, mas também dos colonizadores Ingleses que trouxeram um distinto toque Inglês para esta cidade. Existem alguns museus e galerias bastante interessantes, como o Museu da Migração que conta a história dos imigrantes que chegaram lá e moldaram esta fascinante cidade.

Adelaide possui mais restaurantes e cafés por pessoa do que qualquer outro lugar da Austrália, portanto nunca falta um bom lugar para comer. O Mercado Central oferece baratos e deliciosos noodles, sushis e laksas.

Os habitantes de Adelaide amam o seu vinho. Isso não é de se admirar, uma vez que mais de um terço do vinho Australiano é produzido nos arredores de Adelaide. A famosa região de Barossa Valley fica a apenas uma hora e deve ser visitada. Você pode pegar um dos inúmeros ônibus organizados de Adelaide, o 'Trem do Vinho' de Barossa ou ir com o seu próprio carro.

Se você ainda não se deparou com um canguru, não existe lugar melhor para esse encontro do que a 'Ilha do Canguru'. Você pode pegar um avião ou uma balsa de Adelaide e passar alguns dias explorando os parques nacionais e praias que abrigam centenas de focas da Nova Zelândia, cisnes negros, coalas, pelicanos, pinguins, wallabies e claro, cangurus!

Perth

Perth é uma cidade de ar puro e muito sol, o que logo se torna aparente quando você passeia pelo soberbo Rio Swan e vê as pessoas fazendo piqueniques, corridas, caminhadas e aproveitando essa limpa e luminosa cidade com um clima Mediterrâneo (e muito charme).

A cidade é vibrante e energética, graças às suas praias e cultura interiorana. Abençoada como Sydney, Perth possui praias de areias cintilantes bem próximas à cidade. Pretty Cottesloe, rumo ao sul, é um ponto cheio de estilo, com muitos cafés e boas condições para o nado; Trigg e Scarborough são praias populares entre os surfistas. A cidade também acomoda algumas mineradoras, o que promove certa riqueza econômica.

Perth pode ser a cidade mais isolada do mundo, porém existem inúmeros passeios para se fazer por lá. Não deixe de visitar a Ilha Rottnest, a apenas 19 km da costa, onde espetaculares baias encobertas, magníficos corais, vida marinha abundante e águas mornas e cristalinas fazem o lugar excelente para nado, mergulho ou pesca.
Somente a 19 km ao longo da costa de Perth, você vai encontrar Freemantle, um rico porto ainda ativo, com edifícios e galpões Vitorianos bem preservados. Essa bela vila conta com excelentes cafés, pubs e museus. Siga rumo à região de Margaret River para alguns dos melhores vinhos da Austrália, além de outras praias belíssimas.

Canberra

Canberra é a capital da nação, estratégica e diplomaticamente instituída entre Sydney e Melbourne. Casa do governo federal da Austrália, ela possui uma atmosfera bem colegial, com mais bicicletas do que carros circulando pelas ruas. De fato, Camberra é o lugar ideal para ciclistas; ao contrário da maioria das cidades sufocadas pelo tráfico das horas de pico, Canberra é uma comunidade planejada e um local de muita organização. Ruas amplas e arborizadas nascem da praça Capital Hill, que acomoda a Casa do Parlamento, dando à cidade a atmosfera de um grande parque repleto de clareiras e extensos gramados.

Existe muito para se fazer e ver nesta limpa e calma capital. O Museu Nacional da Austrália merece uma visita. Esse moderno edifício utiliza tecnologia de última geração para contar a história da Austrália. A Casa do Parlamento também é aberta ao público e existem galerias para serem visitadas. Você pode facilmente dedicar uns dois dias só para visitar os museus e os prédios federais.

Com apenas duas horas de Canberra você chega nos dois maiores resorts de esqui da Austrália, o Perisher Blue e o Thredbo, os dois oferecendo ótimas condições para o esqui no inverno. Durante o resto do ano, as duas montanhas se tornam o destino dos escaladores.

Hobart, Tasmânia

Hobart é mais próximo da Antártica do que Perth e, como em Sydney, a vida em Hobart se concentra em torno da sua linda baía. À beira-mar você pode absorver toda a atmosfera da Praça Salamanca e explorar as numerosas galerias, cafés, pubs, bares e um fantástico mercado aos Sábados. Passeie ao redor de Battery Point e veja interessantes chalés coloniais cheios de história, tome um chá em um dos charmosos cafés ou meandre pelas lojas de antiguidades.

Hobart é uma cidade pequena mas cheia de vida e cor. Se você curte atividades culturais, o Museu e Galeria de Arte da Tasmânia e o Jardim Botânico são gratuitos e muito interessantes. O povo local é muito mais acolhedor do que os locais de muitas outras cidades capitais, e a proximidade com a beleza virgem da Tasmânia faz desta cidade um ponto de partida ideal para a exploração desse abundante paraíso verde.

Darwin, Northern Territory

Viaje para Darwin, a capital do extremo norte da Austrália (nomeada em homenagem a Charles Darwin) e você estará quase na Ásia. O calor tropical e a chuva (na estação chuvosa), combinada com uma atitude super despreocupada, é uma experiência australiana bem diferente; o pessoal local só anda de 'bermuda e chinelo', os parques na região são deliciosos e o comércio é muito voltado às artes aborígenes. Muitos passam por aqui no caminho ao Parque Nacional de Kakadu, mas acabam ficando para explorar a interessante vida selvagem e a história turbulenta da cidade.

Fora de Darwin, o parque da Vida Selvagem do Território, (61 km ao sul) é um local perfeito para presenciar a vida selvagem nativa: aranhas, crocodilos e iguanas.

A apenas 90 minutos de Darwin está um dos maiores paraísos da Austrália, o Parque Litchfield - um jardim tropical de cachoeiras, florestas e piscinas naturais. É menor do que Kakadu mas não menos atraente. Dê um mergulho na piscina submersa abaixo da cachoeira Florence ou da Wangi e você se sentirá em um cenário de cinema. A entrada do parque é gratuita - não tem porque não conferir.

Pensando em estudar na Australia? Encontre aqui o seu curso. 

Saiba mais sobre cursos de Viagens e Turismo na Austrália

Pesquise por cursos

Austrália
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Hotcourses Editor is the mysterious, faceless force made up of all our different contributors over the years. From masters in their field to top notch journos, take a peek at some of the talent we’ve had the pleasure of working with.

GRATUITO

Ebook ‘Estudar na Austrália’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar na Austrália em um só livro digital.

Dê uma olhada...