Essenciais
Austrália: Destino de Estudo

Como economizar nos transportes públicos das principais cidades da Austrália

Os estudantes podem economizar bastante em viagens domésticas e internacionais, e nos diferentes transportes públicos das cidades australianas.

864

No Brasil, na Austrália e em quase qualquer país, os estudantes podem economizar bastante em viagens nacionais e internacionais ao apresentar uma carteirinha de estudante, seja em passagens de transportes públicos, em entradas de cinemas e museus, ou em ingressos para shows. A STA Travel e a Student Flights, por exemplo, são agências de viagem especializadas em oferecer passagens mais baratas para estudantes.

 

Outro exemplo é o ISIC Card, uma carteira estudantil válida em 125, que qualifica o estudante para descontos em agências de viagem, restaurantes, entretenimento e mais...

 
Viagens pelas cidades da Austrália


Se você estiver visitando uma cidade Australiana por apenas um dia ou dois, pode comprar um vale transporte diário, que normalmente é mais econômico e inclui todas as formas de transporte. 

A seguir, encontre algumas opções de vale transporte nas principais cidades da Austrália, caso você fique por mais tempo, e outras formas de economizar.

Sydney


Em Sydney, você pode comprar um vale transporte "My Zone" múltiplo, semanal, mensal, trimestral ou anual, que cobre passagens ilimitadas de ônibus, trem e balsas, na cidade e nos subúrbios. Outra alternativa seria comprar um vale "My Zone" para um meio de transporte específico – por exemplo, "MZ Bus" ou "MZ Train". Existem ainda passes de dez viagens para cada tipo específico de transporte. Todos esses passes múltiplos permitem que você economize dinheiro nas suas viagens por Sydney. Os preços são de acordo com a localidade de origem e destino. Para mais informações acesse o site oficial da My Zone.

Melbourne


Melbourne implementou  um novo sistema chamado "Myki" para a compra de passagens que incluam viagens de trens, bondes, e ônibus da cidade e nos trens e ônibus da linha do estado de Victória. O Myki money é um sistema que permite que você insira créditos de qualquer valor e economize dinheiro nas passagens individuais. O passe Myki é bom para viagens regulares entre zonas específicas e pode ser semanal, mensal, ou trimestral. Ele é válido em todas as viagens dos serviços metropolitanos de trem, bonde e ônibus. 


Brisbane 


Você pode economizar dinheiro nas passagens individuais dentro de Brisbane com um go card, 30% mais barato do que um bilhete comum).  Você pode adicionar créditos de qualquer valor e o cartão é registrado, portanto o dinheiro que você acrescenta está seguro. Para utilizar o cartão, toque com ele no leitor, na origem da sua viagem, e toque no leitor novamente quando chegar ao seu destino. A tarifa é automaticamente deduzida do saldo do seu cartão. Como estudante, você tem direito à concessão no transporte de Brisbane. Clique aqui para mais detalhes. 

Adelaide


Bilhetes múltiplos podem ser comprados para viagens dentro de Adelaide. Esses bilhetes são mais baratos do que bilhetes individuais. Estudantes matriculados em instituições de educação superior no estado da Austrália do Sul têm direito à concessão nos bilhetes Interpeak (bilhetes do horário de pico, entre 9 da manhã às 3 da tarde, de segunda à sexta). 

Além de usar o serviço de transporte regular da cidade, muitos nativos utilizam o Metro gratuito ou os ônibus amarelos que giram em torno do Distrito Comercial Central de Adelaide por apenas 99 centavos. 

Perth


A disponibilidade de transporte público gratuito em Perth é outro motivo pelo qual vale a pena visitar essa bela cidade da costa oeste da Austrália. Os ônibus são chamados de CAT e servem a Zona de Trânsito Livre (Free Traffic Zone), que tem os seus limites sinalizados. Os ônibus são gratuitos, a qualquer hora dentro da zona FTZ, assim como os trens, se você tiver um bilhete "SmartRider". A Transperth opera ônibus, trens e balsas em Perth. Você pode adquirir um cartão eletrônico SmartRider na sua chegada à cidade e economizar até 25% nos preços das tarifas. O cartão aceita crédito de qualquer valor, basta passá-lo no leitor, no começo e no fim da viagem. Algumas instituições oferecem concessões. Clique aqui para maiores detalhes. 

 

Pesquise cursos na Austrália

 

Leia mais sobre estudar na Austrália:

Viagem, turismo e hospitalidade como área de estudo acadêmico

Os 10 melhores destinos na Austrália

Pesquise por cursos

Austrália
Graduação
SOBRE O AUTOR

Hotcourses Brasil editor

GRATUITO

Ebook ‘Estudar na Austrália’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar na Austrália em um só livro digital.