Essenciais
Austrália: Informações essenciais - Leitura recomendada

Cultura australiana

Cultura australiana
6435

A Austrália é um país extremamente multicultural, com moradores vindos de todas as partes do mundo. O inglês é a língua oficial e todos são incentivados a compreendê-lo, uma parte importante em manter o país unificado.

A Austrália é um dos países mais seguros do mundo, mas, como em qualquer outro lugar, é muito importante que você mantenha-se atento quando sai de casa sozinho, e que se certifique de manter todos os seus pertences com você o tempo todo.

Viver em uma nova cultura pode ser um grande choque para qualquer pessoa, especialmente no início, quando você estiver se acostumando com a sua nova acomodação e a sua nova cidade. Existem várias coisas que você pode fazer para se preparar antes de se mudar para a Austrália que irá lhe ajudar a se instalar e sentir-se em casa com mais facilidade e rapidez. Por exemplo: estudar sobre o país e aprender algumas informações simples sobre a sua cultura antes de deixar o Brasil. 

Os australianos são conhecidos por serem bem relax. Você pode estranhar este comportamento no começo, mas é tão genuíno, que vai achar fácil de acostumar com a calma australiana.

No campus

Quando começar a estudar na sua nova universidade na Austrália, pode se surpreender com a informalidade do lugar. Cada campus é único da sua própria forma, mas você perceberá que as pessoas são amigáveis, acolhedoras e bastante informais. A maioria dos campi passa uma sensação de comunidade e há todo tipo de serviço de suporte disponível a todos os estudantes, especialmente os estrangeiros. Os estudantes costumam se vestir de forma bem casual, da maneira mais confortável possível, e, é claro, de acordo com o tempo. 

Os funcionários da instituição encorajam os estudantes a conversar e tirar as suas dúvidas a qualquer momento, sobre qualquer assunto, mesmo que não seja sobre os estudos ou em relação ao ambiente acadêmico. Uma parte importante de estudar no exterior é aprender a não sentir vergonha e a não se intimidar de fazer perguntas sempre que necessário. Os funcionários da universidade estão ali para lhe ajudar e ficarão muito felizes em lhe responder.

Apesar do tamanho extenso do país, a Austrália não tem uma população enorme, e os australianos valorizam bastante a boa convivência – nunca se sabe quando irá encontrar alguém pelas ruas.

Cumprimentando os australianos

Quando você conhecer alguém, um aperto de mão é o mais comum e esperado. Os australianos não são muito formais, então você pode ser casual e relax ao cumprimentar novas pessoas. Apesar de ser comum ouvir australianos se cumprimentando entre eles com um “G’day, mate” (bom dia, “companheiro”, uma gíria bem australiana), esta expressão pode não soar nada natural vindo de alguém de outro país. Simples “Hello” e “How are you?” serão suficientes para começar uma conversa.

Os australianos tendem a chamar as pessoas pelo primeiro nome, mesmo quando acabaram de conhecer alguém. Olhar nos olhos é importante, pois demonstra respeito e indica que você está prestando atenção no que está sendo dito. E, é claro, um sorriso é sempre causa uma boa primeira impressão.

Convites e eventos

Se você é convidado a um churrasco ou uma festa com os seus colegas de classe, os convidados normalmente levam alguma bebida, como vinho ou cerveja, e também é de com grado conversar com o anfitrião para saber se ele gostaria que você levasse algo mais. Se você é convidado a um jantar na casa de alguém, é educado levar flores ou chocolates como forma de agradecimento.

As maneiras na mesa são as mesmas no país inteiro. Certifique-se de manter os cotovelos fora da mesa enquanto come. A cultura australiana é bastante ocidental, mas é importante, enquanto morar no país, aprender sobre a história e a cultura local.

Esportes

Os esportes são uma parte muito marcante na cultura australiana. Os habitantes são conhecidos por praticar ou assistir partidas de diferentes esportes com frequência, e, mesmo que isto não seja muito a sua praia, é uma ótima atividade social a ser praticada. 

Os australianos aproveitam qualquer oportunidade de entrar na água, seja em piscinas ou no mar. Aprender a surfar enquanto estuda na Austrália é praticamente uma obrigação, vai ser muito divertido e você vai ter muita história para contar quando voltar para casa.

Arte e música

A Austrália tem também incríveis galerias de arte e museus, e cada estado tem a sua própria orquestra sinfônica; então você terá várias oportunidades de presenciar a cultura e aprender a história deste país incrível.

Estudar em um país como a Austrália, rico em história e cultura, irá lhe proporcionar uma experiência de aprendizado excepcional, que vai durar para a vida toda. Você vai se apaixonar por este país diverso e de tantas riquezas naturais.

Pesquise por cursos

Austrália
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Cultura australiana

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

GRATUITO

Ebook ‘Estudar na Austrália’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar na Austrália em um só livro digital.