Essenciais
Austrália: Informações essenciais - Leitura recomendada

Dicas para economizar na Austrália

Dicas para economizar na Austrália
2185

Finanças é uma das preocupações constantes de estudantes no exterior. É necessário aprender a lidar com o dólar australiano, com um novo sistema bancário, e descobrir formas de economizar no país. Como estudante internacional, é comum ter um orçamento limitado, pagando seu curso e o seu custo de vida - moradia, alimentação, transporte, lazer... Por isso, listamos aqui algumas dicas que irão lhe ajudar a guardar dinheiro e ficar bem longe do saldo negativo.

Economizar o seu dinheiro: o banco

Uma das primeiras coisas a se fazer ao se mudar para a Austrália é procurar um banco que melhor atenda as suas necessidades financeiras e ofereça boas opções de contas estudantis. Muitos bancos terão ofertas, incentivos gratuitos, e descontos para estudantes, o que é ótimo, mas não se deixe levar pelos "brindes". Pesquise tudo que o banco tem a oferecer!

A sua universidade, com certeza, saberá lhe informar sobre os bancos mais usados por universitários.

Economizar o seu dinheiro: matar a saudade de casa

Manter-se em contato com família e amigos é uma parte essencial para amenizar a saudade de casa. Opções online como o Skype e Facebook, no computador, ou aplicativos como WhatsApp e Viber, no celular, permitem chats, mensagens, ligações e webcams de graça. Tudo o que você precisa é do acesso à internet. Você pode usar zonas gratuitas de wi-fi em cafés, restaurantes, shoppings e até mesmo na sua universidade, assim, matar a saudade de casa sai de graça!

Imposto e horas de trabalho

Muitos estudantes optam por trabalhar por meio período para ajudar a bancar os estudos na Austrália. Esta é uma escolha viável e benéfica, mas existem algumas limitações. Estudantes internacionais só podem trabalhar até 20 horas semanais durante o período letivo; algumas exceções acontecem caso o trabalho seja uma parte obrigatória do curso acadêmico.

Os estudantes que resolverem trabalhar durante os estudos na Austrália passam a ser classificados como "Australian Residents" (Residentes Australianos) para que paguem impostos. Você pode ganhar até AD$18.200 por ano sem precisar pagar o imposto de renda. Ao ultrapassar este valor, qualquer ganho será tributado em 19 centavos por dólar australiano. Para poder trabalhar, você precisará se inscrever para conseguir um documento chamado Tax File Number logo na chegada ao país, em um escritório de administração fiscal ou online. A maioria dos serviços abertos a estudantes internacionais pagam o salário mínimo de AD$15,96 por hora.

Uma das partes mais divertidas em se trabalhar por meio período na Austrália é que você terá acesso a descontos para funcionários. Você pode economizar, por exemplo, com a sua alimentação, se você conseguir uma vaga em um restaurante, e ainda pode ganhar gorjetas dos clientes satisfeitos com o seu trabalho.

Economias diárias

Uma das recomendações para economizar dinheiro enquanto estudo na Austrália é comprar itens essenciais em grande quantia ou por atacado. Supermercados costumam criar promoções fantásticas do tipo "buy one, get one free" (compre um, leve outro de graça), ou então oferecem descontos se você comprar vários do mesmo produto. Se resolver morar com outros estudantes, vocês podem combinar de dividir os gastos das compras mensais (como produtos de limpeza, da dispensa, entre outros itens essenciais).

Se você gosta de fazer compras online, existem vários sites como oo.com, topbuy.com e crazysales.com que oferecerá uma variedade de ofertas e cupons para inúmeros itens, de roupas a utensílios de cozinha.

Pesquise por cursos

Austrália
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Dicas para economizar na Austrália

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

GRATUITO

Ebook ‘Estudar na Austrália’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar na Austrália em um só livro digital.