Essenciais
Austrália: Informações essenciais - Leitura recomendada

Austrália: dicas sobre o transporte público

Austrália: dicas sobre o transporte público
1643

A Austrália é um país fascinante. Não é de se estranhar que os estudantes estrangeiros tentem conhecer o máximo possível do país durante a estadia em terras australianas. No entanto, aprender a andar por um país completamente novo pode ser uma atividade desafiadora... Por isso, reunimos aqui algumas dicas importantes sobre o transporte público da Austrália e outras formas de viajar pelo país que vão tornar as coisas mais simples para você.

Na estrada

Cada cidade da Austrália possui um sistema de transporte público. Entretanto, a eficiência e a quantidade de linhas irão variar dependendo da região. Na maioria dos casos, a forma mais fácil de se locomover é por ônibus - e o preço é bem mais barato do que uma corrida de táxi.

As companhias de ônibus podem lhe informar sobre as diferentes linhas, rotas e preços. Procure saber se há algum tipo de desconto para estudantes (o que costuma acontecer com frequência) e se é necessário uma carteirinha de estudante específica para que os descontos sejam efetuados. Além disso, vale conferir se existem opções de passagens semanais ou mensais - o pacote costuma sair mais barato.

Agora se você e seus amigos estiverem planejando um passeio em grupo, vale a pena pedir um táxi e rachar os gastos entre vocês. Não fica tão caro e é mais cômodo, pois cada um é deixado em casa em segurança.

Durante a sua primeira semana de estudos, é comum as universidades distribuírem materiais informativos sobre a instituição, a região, a cidade e, com sorte, o transporte público. É uma boa ideia manter sempre com você o número de contato de uma agência de táxis confiável. Muitas cidades da Austrália também incentivam o uso de bicicletas, para diminuir o congestionamento e a poluição, além de ser uma excelente atividade física.

Metrôs e trens

Na Austrália, várias cidades possuem sistemas de metrô, incluindo Sydney, New South Wales e Newcastle. Na verdade, este é, provavelmente, a forma mais eficiente de viajar pela cidade. Se você for usar o sistema com frequência, vale mais a pena, assim como nos ônibus públicos, comprar um pacote de passagens semanais ou mensais. Agora se você for usá-lo uma vez ou outra, compensa comprar a passagem de ida e volta normalmente. Também é comum conseguir descontos estudantis nas passagens dos metrôs, cheque essa informação com a sua universidade ou com a companhia local.

Viajar de uma cidade australiana à outra

Para viajar entre cidades, a forma mais barata é a coach, nome dos ônibus "turísticos", mais confortáveis para viagens mais longas. O número e o valor das passagens variam bastante, mas, no geral, é a forma mais barata de viajar para outras cidades - principalmente em comparação com trens. Lembre-se, no entanto, que viajar de coach é estar suscetível a atrasos - devido a trânsito, obras nas estradas, problemas com os ônibus, etc.

Os trens são outra opção de se viajar pela Austrália, mas podem sair mais caro se você não planejar com antecedência. Geralmente, as passagens para viagens fora do horário de pico custam bem menos que nos horários mais movimentados e lotados. Também aumentarão de valor com a aproximação da data da viagem, por isso, se você comprar com um mês de antecedência, por exemplo, vai sair bem mais barato.

Planejando a sua viagem

Para resolver como viajar, primeiro você precisa decidir a sua viagem. Se for apenas a uma cidade, talvez valha mais a pena comprar duas passagens normais (ao invés de ida e volta). Se for passar por mais cidades, talvez você precise usar mais de um transporte (combinar viagens de ônibus com trechos de trem, etc.). Planeje a viagem e pesquise preços com antecedência, essa é a forma mais eficiente de diminuir os seus gastos.

Além de evitar despesas, planejar a sua viagem lhe dará mais segurança. Você saberá para onde vai, por onde irá passar e reduz as chances de se perder, ou de perder o seu ônibus. Use o Google Maps se necessário, para traçar o seu caminho. Não custa nada fazer tudo o que for necessário para ter uma viagem tranquila e aproveitar todo momento explorando a maravilhosa e incrivelmente diversa Austrália.

Pesquise por cursos

Austrália
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Austrália: dicas sobre o transporte público

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

GRATUITO

Ebook ‘Estudar na Austrália’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar na Austrália em um só livro digital.