Essenciais
Austrália: Informações essenciais - Leitura recomendada

Aterrissando na Austrália

Aterrissando na Austrália
637

A viagem para a Austrália é longa, com um ou alguns voos de conexões no caminho. Uma vez no país, você vai ter que se deslocar até o seu destino final, seja por avião, ônibus ou trem (ou táxi, se o caminho for curto).

Algumas cidades grandes possuem mais de um aeroporto (nacional ou internacional), por isso, é importante que você saiba em qual deles vai chegar e a que distância ele fica do seu destino final. É bom checar também os transportes públicos que passam por ele e se há uma linha que leva até aonde você quer chegar.

Para onde você vai? Para a universidade? Pra a sua acomodação? Isto é algo a ser definido - dependendo também de que tipo de acomodação você escolher. Algumas instituições têm serviços de transporte para buscar estudantes que aterrissam no país, mas isso nem sempre é oferecido - cheque esta opção com a sua universidade. Pesquise também o preço cobrado pelos taxistas e o valor da passagem dos transportes

públicos. É comum encontrar informações sobre as linhas dos transportes públicos nos sites dos aeroportos. E a grande maioria dos aeroportos tem pontos de táxi logo na saída. Com uma pesquisa antes de partir, você vai ter toda a sua viagem planejada e saberá qual caminho seguir.

Prepare os seus documentos

Ao aterrissar na Austrália, você terá que passar pela alfândega. E apesar de soar um tanto intimidador, é apenas um processo exigido a todos que adentram o país. Todos recebem um cartão de declaração IPC (intra-Community placement), que deverá ser preenchido e entregue aos oficiais da imigração. Como um estudante internacional, você deverá ter com você todos os documentos necessários - inclusive algum que comprove a sua matrícula na sua instituição australiana. Se você tiver dúvidas em relação aos documentos, não se preocupe; a sua universidade irá orientá-lo em relação a eles.

Todos os estudantes de graduação e pós-graduação precisam de um visto 573. Para pós-graduações de pesquisa, é necessário um visto 574. Para conseguir a concessão do visto é importante ter a carta de admissão que você recebe da sua instituição quando é aceito no curso.

Qualquer cidadão precisa de um visto para entrar na Austrália. Sem os documentos necessários, a sua entrada no país pode ser adiada ou até mesmo recusada. Após reconhecerem sua identidade e os seus documentos serem considerados válidos, o controle da alfândega irá permitir a sua entrada. Se houver qualquer problema em relação a sua identidade, você será formalmente entrevistado sobre as suas intenções no país - a entrevista pode ser gravada. Se o inglês não for a sua língua nativa, pode ser que peçam para que um intérprete participe da entrevista.

Mantenha os seus documentos com você o tempo todo durante a viagem. Coloque-os na sua mala de mão, que vai dentro do compartimento acima do seu assento no avião (e não na mala despachada). Além de ser mais seguro mantê-los próximos o tempo todo, você passará pela alfândega antes de pegar as malas que tiverem sido despachadas.

Se algo der errado?

Além dos seus documentos (passaporte, visto, carta de admissão, IPC, etc.), é essencial ter com você os números de contatos da sua instituição. Apesar da grande maioria dos estudantes passar por todo esse processo nos aeroportos da Austrália sem problema nenhum, é bom estar prevenido para qualquer situação. Se algo sair fora do planejado, não hesite em ligar para a sua escola, faculdade ou universidade para que lhe orientem, ou até mesmo para que conversem com o oficial da imigração para comprovar a sua matrícula.

Vez ou outra, há uma falha na alfândega. E, apesar de não ser comum, é importante que você saiba o que acontecerá. Se você for proibido de entrar na Austrália, você será detido ou ficará em custódia temporária, até que o retorno ao Brasil seja arranjado.

Pode haver também alguns probleminhas incontroláveis, como o atraso do seu voo ou o extravio da sua mala. Não entre em pânico! Isto só vai piorar a situação. Peça ajuda a alguém no aeroporto, ou ligue para a sua instituição. E esteja preparado para todo caso de imprevisto. Uma viagem bem preparada com antecedência e um estudante informado evitam problemas no caminho.

Pesquise por cursos

Austrália
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Aterrissando na Austrália

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

GRATUITO

Ebook ‘Estudar na Austrália’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar na Austrália em um só livro digital.