Essenciais
Austrália: Informações essenciais - Leitura recomendada

Por que estudar na Austrália?

Por que estudar na Austrália?
2029

Em 2012, aproximadamente 630.000 estudantes internacionais escolheram estudar na Austrália. O país é extremamente amigável e acolhedor, e oferece uma experiência de estudo única.

Como um estudante internacional na Austrália, você poderá frequentar algumas das melhores instituições do mundo, mas a sua experiência em terras australianas irá muito além das salas de aulas. O país é um imã de aventureiros e exploradores! Cidades agitadas, praias incríveis, floretas tropicais, desertos... Com opções tão diversas, a Austrália é um destino extremamente famoso entre pessoas do mundo todo, e assim que você pisar fora do avião, perceberá o por quê.

A Austrália tem, atualmente, uma população de 22.844.000 pessoas. Como um estudante internacional, você terá oportunidade de viver e estudar em um dos países mais vibrantes e multiculturais do mundo.

Educação na Austrália

O sistema educacional na Austrália tem uma excelente reputação e é bastante conhecida pela efetividade e a qualidade do ensino. As universidades e faculdades australianas aparecem constantemente em rankings das melhores instituições do mundo. Dez Prêmios Nobel foram concedidos a australianos. O país tem 37 universidades do governo e duas particulares, além das inúmeras instituições de cursos profissionalizantes e de ensino superior. A Universidade de Sydney é a mais antiga do país, fundada em 1850.

Em 2011 – 2012, sete universidades australianas foram classificadas entre as 200 melhores do mundo, com a Universidade de Melbourne em 37º lugar, seguido pela Australian National University em 38º.

A Austrália encoraja pensamentos inovadores e independentes; em conjunto com o excelente sistema educacional e a diversidade cultural do país, você irá encontrar muitas oportunidades após a conclusão do seu curso australiano.

Estudar no exterior é uma maneira incrível de impulsionar a sua carreira, além de ser uma forma de melhorar sua confiança e suas habilidades sociais, principalmente estudando em um país tão único como a Austrália.

O tempo e os costumes na Austrália

A Austrália é realmente um país especial, não apenas pela excelente reputação acadêmica, mas também pelas suas belezas naturais e pelo seu clima.

O clima na Austrália varia bastante devido à enorme extensão do país. As grandes cidades da costa litoral costumam ter um clima mais quente durante o ano todo. O verão também acontece durante dezembro e fevereiro, e pode chegar a temperaturas incrivelmente quentes, marcando de 26°C a 38°C. Certifique-se de levar com você bastante roupas leves para o verão e não se esqueça de levar óculos de sol e roupa de banho. Com o verão na época do Natal, não será uma surpresa se você resolver passar as festividades na praia, fazendo churrasco – uma experiência bem australiana!

Junho, julho e agosto são os meses do inverno na Austrália, portanto os mais frios do ano. Se você estiver estudando na parte norte do país - como em Cairns, no norte de Brisbane ou em Ayers Rock -, não pegará muito frio, já que as temperaturas nestas regiões ainda atingem uma média mais alta durante o inverno, de aproximadamente 20°C. Em algumas partes da Austrália, como na capital Camberra, a temperatura cai bastante nos meses do inverno. Leve com você toca, luvas e cachecol, e certifique-se de providenciar um casaco bem quentinho.

Depois de decidir em qual parte da Austrália irá estudar, é uma boa ideia pesquisar o quão frio o inverno pode ser nesta região em particular. O oceano influencia no clima da Austrália, uma das razões pela qual a quantidade das chuvas varia de ano em ano. Leve com você um guarda-chuva e uma capa de chuva.

Os estudantes tendem a se vestir de forma bastante casual na Austrália, apesar de ser sempre uma boa ideia ter também umas duas opções de roupas mais formais, para eventuais entrevistas ou eventos sociais. A Austrália não possui um código nacional de vestimenta oficial, e apesar de vários ambientes de trabalho impor certos padrões, o que vestir é uma escolha particular e as pessoas costumam optar por roupas confortáveis e de acordo com o clima. Quando está quente e ensolarado, tendem a usar chinelos e roupas de praia; agora se você for a um club ou a um cinema, encontrará pessoas vestidas de forma mais arrumada.

Ao estudar na Austrália, você também tem a oportunidade de explorar as belas paisagens e aprender a incrível cultura deste país. Mas é importante saber que se pretende viajar sozinho pelo país, é essencial que pesquise os lugares por onde passará e leve sempre os itens e roupas necessários.

Como estudante internacional, você vai viver o real estilo de vida australiano, e nunca haverá um melhor período para colocar esta experiência em prática como agora.

Pesquise por cursos

Austrália
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Por que estudar na Austrália?

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

GRATUITO

Ebook ‘Estudar na Austrália’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar na Austrália em um só livro digital.