Essenciais
Austrália: Informações essenciais - Leitura recomendada

Seguro e saúde na Austrália

Seguro e saúde na Austrália
2426

Existem dois receios em comum entre estudantes que decidem estudar no exterior: o que eu faço se ficar doente? O que eu faço se eu for roubado? Infelizmente, em nossa vida diária, não importa em qual país estivermos, estamos sujeitos a estes dois tipos de situação. Por isso, é importante estar preparado para qualquer eventualidade – só por precaução.

Preparar-se com antecedência

Quando viajar para estudar na Austrália, você terá de comprovar ter a vacinação necessária para a entrada no país (isto é uma parte comum na imigração de alguns países). A sua carteira de vacinação deve estar com você na hora da passagem pela alfândega, juntamente com passaporte, comprovante de matrícula na sua instituição australiana, entre outros documentos. Pode ser que os funcionários do controle de imigração peçam para vê-los, por isso, é preciso mantê-los na sua bagagem de mão - aquela que vai dentro do avião, no compartimento em cima do seu assento.

Se você tiver qualquer condição ou problema de saúde, é importante ter com você as suas receitas médicas, preferencialmente traduzidas pra o inglês - isto não só facilitará a sua passagem pela alfândega, como também ajudará quando você for criar o seu registro em alguma clínica médica australiana. Após ser permitido entrar no país, é aconselhável levar estes documentos relacionados à sua saúde a um médico local (chamados de GPs, general practitioners) para criar um registro.

O sistema de saúde australiano

A Austrália é um lugar fantástico para se viver e a média de vida da população é de 80 anos, grande parte devido ao incrível sistema de saúde do país, chamado Medicare. Apesar de 100% dos tratamentos hospitalares fazerem parte do sistema, o Medicare cobre apenas 75-85% dos demais tratamentos, fazendo com que os australianos tenham que contribuir financeiramente com os serviços de saúde.

Cheque se a sua situação de imigração (o seu visto de estudante, a duração do seu curso, as regras específicas para o Brasil, etc.) permite usufruir de parte ou de todos os serviços oferecidos gratuitamente pelo Medicare na Austrália.

O que não está incluso no Medicare

Alguns tipos de tratamento não estão inclusos no sistema gratuito do Medicare, como odontológico, oftalmológico ou o transporte em ambulâncias. Se o paciente tiver uma carteirinha australiana chamada Lower Income Earner Cared tem acesso por preços mais baratos a receitas e consultas do governo ou clínicas particulares. Se este não for o caso, deve pagar o valor completo do tratamento.

Seguro de saúde

Apesar de um seguro de saúde não ser um documento essencial para conseguir um visto de estudante ou para entrar na Austrália, é aconselhável adquiri-lo para amenizar os seus gastos com tratamentos médicos, caso necessário. Existem vários planos de seguros, com uma diversidade de serviços inclusos oferecidos pelas empresas Media Bank e Bupa Australia. A sua instituição australiana saberá lhe orientar durante a aquisição de um seguro, para que escolha a melhor opção para você.

Estudantes internacionais também optam por um plano de seguro de casa ou de bens, para proteger os seus pertences em caso de roubo, perda ou dano. Várias universidades já incluem o valor de um seguro no pacote cobrado pela acomodação acadêmica. Se este não for o seu caso ou se você preferir morar em uma casa ou apartamento alugado, pode pedir informações para sua universidade sobre quais empresas são confiáveis e quais oferecem planos específicos para estudantes.

Antes de assinar qualquer contrato de seguro, certifique-se de ler todas as linhas, até mesmo as pequenininhas. Isto tem sido a maior causa de conflitos e desentendimentos entre seguradora e clientes. O que o seu plano irá cobrir? Qual é o valor da mensalidade? Quando posso acionar o meu seguro? Quanto isto aumentará a minha mensalidade? Tenha a resposta para todas estas e outras perguntas antes de fechar qualquer contrato. Alguns podem conter brechas na lei, como não cobrir roubos feitos por pessoas que haviam sido convidadas a sua casa, por você ou por qualquer pessoa que more na casa - o que pode ser bastante difícil de controlar se você morar com mais estudantes.

Se este for o eu caso, é aconselhável que cada morador tenha o seu seguro individual. Mantenha os seus documentos guardados em segurança e atualizados, para que estejam em ordem caso precisar usá-los.

Esperamos que você não precise utilizar o sistema de saúde australiano, nem acionar o seu seguro durante a sua estadia na Austrália. Que a sua experiência de estudo seja tranquila e sem obstáculos no percurso. Mas não custa nada estar preparado!

Tipos de visto para médicos na Austrália

Pesquise por cursos

Austrália
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Seguro e saúde na Austrália

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

GRATUITO

Ebook ‘Estudar na Austrália’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar na Austrália em um só livro digital.