Essenciais
Austrália: Últimas notícias

Austrália passa Reino Unido e domina ranking “100 Under 50 2015”

Warwick é a melhor colocada do Reino Unido no ranking “100 Under 50” da Times em 2015. Austrália é o país com maior número de universidades na lista

Ranking “100 Under 50” 2015
657

A Times Higher Education (THE) publicou ontem o seu quarto ranking anual chamado “100 Under 50”, uma lista com as 100 melhores universidades internacionais com menos de 50 anos de idade. A Universidade de Warwick ficou em 9º lugar geral e em primeiro entre as universidades britânicas integrantes da lista, como Dundee, Brunel e Plymouth. Este é o último ano da Warwick na lista das melhores universidades mais jovens do mundo – a instituição foi criada em 1965, completando 50 anos em 2015.

 

Pela primeira vez na história do ranking a primeira posição é suíça. A Polytechnique Fédérale de Lausanne da Suíça finalmente alcançou o topo da lista, trocando de lugar com as sul-coreanas Universidade de Ciência e Tecnologia Pohang (Postech), agora em segundo lugar, e Instituto de Ciência e Tecnologia da Coreia (KAIST), em terceiro. No geral, as dez primeiras posições têm representantes de oito países, enquanto a lista das 100 melhores tem 28.

 

Dezesseis universidades australianas adentraram o ranking, fazendo da Austrália o país com o maior número de representantes em 2015 (duas a mais em relação à lista de 2014). A instituição com a melhor colocação foi a Universidade de Tecnologia, Sydney, em 21ª geral, superando a Universidade de Newcastle este ano (na 30ª posição). O segundo melhor desempenho é do Reino Unido, com 15 representantes na lista. A Alemanha tem sete instituições entre o top 100, lideradas pela Universidade Ulm (15ª) e a Universidade de Konstanz (19ª). O país também tem a instituição mais jovem da lista, a Universidade de Duisburg-Essen, fundada em 2003. De todas as demais representantes da lista, apenas a Universidade Médica de Viena na Austrália chega próxima a esta data, tendo sido fundada em 2004.

 

Phil Batty, editor-chefe dos rankings da Times Higher Education afirma que o “Reino Unido perdeu sua posição como a principal nação no ranking 100 Under 50 para a Austrália”. “Enquanto apenas quatro dos 15 representantes do Reino Unido ter sido fundados após os anos 60, a Austrália tem instituições criadas nos anos 60, 70, 80 e 90 entre as 16 universidades na lista das 100. Apesar de não haver nenhuma indicação de que as grandes universidades britânicas fundadas em 1960 venham a perder o status entre as principais do mundo a qualquer momento, este é um motivo de preocupação de que as instituições mais jovens criadas nos anos 90 acabem conquistando uma marca melhor nos rankings globais gerais.”

 

Brasil

 

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é a única representante brasileira da lista “100 Under 50” de 2015, empatada em 42º lugar com a britânica Universidade de Bath. A Unicamp foi fundada em 1966, portanto poderá fazer parte da lista até o ano que vem, quando completará 50 anos.

 

100 Under 50

 

O ranking “Times Higher Education 100 Under 50” tem como objetivo prever as futuras Oxford’s e Cambridge’s, que dominarão o “Ranking Mundial de Universidades” da THE nas próximas décadas, assim como identificar os países que se tornarão os principais destinos de estudos de estudantes internacionais. A lista tem como base 13 indicadores de desempenho – os mesmos usados para a criação do ranking mundial geral da Times, com pequenas alterações adaptadas para melhor avaliarem as instituições com menos de 50 anos.

 

Conheça as dez melhores universidades do mundo com menos de 50 anos:

 

1. École Polytechnique Fédérale de Lausanne - Suíça

2. Pohang University of Science and Technology – Coreia do Sul

3. Korea Advanced Institute of Science and Technology (KAIST) – Coreia do Sul

4. Hong Kong University of Science and Technology – Hong Kong

5. Nanyang Technological University - Singapura

6. Maastricht University - Holanda

7. University of California, Irvine – Estados Unidos

8. University of California, Santa Cruz – Estados Unidos

9. University of Warwick – Reino Unido

10. Paris-Sud University - França

Pesquise por cursos

Austrália
Graduação
SOBRE O AUTOR

Ranking “100 Under 50” 2015

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

GRATUITO

Ebook ‘Estudar na Austrália’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar na Austrália em um só livro digital.

Dê uma olhada...