Essenciais
Austrália: Financiamento Estudantil

Custo de vida na Austrália

Alguns valores e gastos que você terá durante os seus estudos na Austrália

Custo de vida na Austrália
5034

Praias belíssimas, clima incrível e grandes metrópoles, as cidades australianas são famosos destinos de estudo entre estudantes do mundo inteiro. Mas todos os seus encantos e atrações têm um preço: viver na Austrália pode sair caro.

O salário mínimo no país é relativamente alto, e o governo está sempre à procura de profissionais internacionais para preencher a falta de mão de obra nacional em diversas áreas. No entanto, o custo de vida para estudantes locais e internacionais costuma ser diferente. A seguir, trazemos informações sobre o custo de se viver na Austrália, para que você possa planejar com cuidado os aspectos financeiros de sua experiência de estudo.

Não deixe de ler também nossa matéria sobre taxas de ensino na Austrália.

Atenção: AU$ 1 = £ 0,54 = US$ 0,87 = R$ 2,11

ACOMODAÇÃO

Diferente de vários países na Europa e dos Estados Unidos, viver no campus não é uma tradição australiana. Ainda assim, os estudantes podem optar por uma variedade de acomodações dentro e fora do campus universitário, disponíveis tanto para nativos quanto para estrangeiros, que variam em valores dependendo do tamanho e da localização.

Qualquer propriedade no centro de uma grande cidade terá um aluguel mais caro, principalmente em Melbourne e Sydney. A maioria das universidades oferece opções de moradias on-campus (dentro do campus); os estudantes devem se inscrever por uma vaga nessas acomodações de forma online, geralmente pelo site da instituição.

Para se ter uma ideia de preços, as acomodações dentro do campus da University of Sydney custam entre AU$ 225 e AU$ 234 por semana em um contrato para um ano letivo; ou entre AU$ 240 e AU$ 250 semanais em um contrato semestral. Ambos os acordos já incluem os valores de contas mensais (como água, energia e internet), limpeza das áreas comunais e a mobília dos dormitórios – cama, mesa de estudo, cadeira e guarda-roupa. Além do valor do contrato, o estudante deve pagar uma taxa não reembolsável de AU$ 200 de reserva do quarto e um depósito de AU$ 800 (reembolsável com o término do contrato, se o imóvel não tiver sofrido nenhum dano).

Para quem preferir acomodações off-campus (fora do campus), há as opções de alugar um apartamento ou uma casa com outros estudantes ou permanecer em albergues (hostels) de longas estadias. Você pode pesquisá-las em sites externos e por agências imobiliárias. As universidades australianas costumam oferecer suporte aos estudantes que estiverem à procura de uma acomodação externa. Em média, um apartamento com um quarto no centro de Sydey custará aproximadamente AU$ 2.270 por mês e mais AU$ 240 pelas contas utilitárias mensais. No entanto, outras regiões da cidade terão preços bem mais em conta, como Surry Hills (alugueis entre AU$ 650 e AU$ 1.500 por mês) ou Thornbury, em Melbourne (AU$ 200 a AU$ 400 semanais).

Conheça outros sites sobre acomodação na Austrália:

Student Housing Australia

Easy Roommate Australia

UniLodge Australia

Custos de vida

Além da acomodação, há outras despesas inescapáveis durante a sua estadia, como:

  • Gás, eletricidade (se as contas não contarem no valor do aluguel): de AU$ 60 a AU$ 100 por semana
  • Plano de telefone e internet: de AU$ 20 a AU$ 50
  • Celular pré-pago com tarifa local: AU$ 0,88 por minuto
  • 12 meses de seguro de saúde para estudantes internacionais: AU$ 437

TRANSPORTE

As cidades australianas se estendem por enormes áreas. Sendo assim, o transporte público é uma parte essencial da vida dos estudantes no país. Na maioria dos casos, você consegue excelentes descontos estudantis em passagens de ônibus e metrôs, por isso, não deixe de pedir uma carteirinha para sua instituição. A maioria das cidades utiliza um cartão pré-pago que subtrai o valor do bilhete eletronicamente quando você passa pelo guichê de entrada. Os valores das passagens variam de acordo com o dia da semana e o seu destino.

Saiba mais sobre os cartões dos transportes públicos na Austrália:

Opal Card

Myki Card

ALIMENTAÇÃO

Mercados, supermercados, padarias, restaurantes, fast food. Há uma opção para todos os gostos e orçamentos. Mas se você estiver interessado em uma média de valores, aqui vai uma tabelinha básica:

  • Pão de forma: AU$ 3,70
  • Filé de peito de frango: AU$ 6
  • Pacote de 500g de espaguete: AU$ 2.53
  • Coca-Cola 2L: AU$ 4,29
  • 1 kg de arroz: AU$ 2,79
  • Pacote com 12 ovos: AU$ 4,70
  • Big Mac (do McDonald's): AU$ 4,80

LAZER

Assim como nos transporte públicos, os estudantes conseguem descontos em vários entretenimentos, como cinemas, museus e restaurantes. Aqui vai uma média de preços:

  • Pint de cerveja em um pub: AU$ 9
  • Café em uma coffee shop: AU$ 3,30
  • Garrafa de água de 600 ml: AU$ 2,47
  • Jantar fora: de AU$ 15 a AU$ 20 por pessoa
  • Ingresso para cinema (SEM desconto estudantil): AU$ 10

Leia mais:

O processo seletivo na Austrália

O Ensino Superior na Austrália

Acomodações estudantis na Austrália

Taxas de ensino na Austrália

Visto de estudante para a Austrália

Pesquise por cursos

Austrália
Graduação
SOBRE O AUTOR

Custo de vida na Austrália

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

GRATUITO

Ebook ‘Estudar na Austrália’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar na Austrália em um só livro digital.

Dê uma olhada...