Essenciais
Austrália: informações de assunto

Mestrados de Curadoria em Artes da University of Sydney

Novo Mestrado de Curadoria em Artes da University of Sydney para quem quer estudar artes na Austrália.

1401

Você já se perguntou como os guias de visitas em museus sabem tanto sobre as obras e os artistas? É provável que eles tenham frequentado algum curso na área de Curadoria em Artes. Um curador é alguém responsável por administrar bens ou interesses de outros. Há diversas opções de cursos acadêmicos ou técnicos no exterior para quem tem interesse de se tornar um curador de artes. No entanto, se a sua vontade é estudar na Austrália, você precisa conhecer o Mestrado de Curadoria em Artes recém criado pela University of Sydney.

 

Este é o primeiro mestrado em Curadoria em Artes australiano (em inglês, Master of Art Curating); e para compreender mais sobre esta oportunidade acadêmica, o Hotcourses conversou com Annamarie Jagose, diretora da escola de Artes Mídia e Letras da University of Sydney e peça fundamental na criação do mestrado, e com Jacqueline Milner, de Curadoria em Artes.

 

Quais aspectos deste mestrado mais lhe agradam e por quê?

 

Uma das coisas que mais esperamos com este novo Mestrado de Curadoria em Artes é ver os estudantes interagirem com artistas profissionais e se engajarem com exibições reais. Esta oportunidade é o que faz o nosso curso ser único. Os estudantes terão a chance de realmente ser o curador de uma exibição, desde a conceituação teórica até as visitas ao estúdio e a instalação da exibição, o caminho todo até a inauguração da exposição de arte.

 

Contem-nos um pouco sobre os professores e a equipe do departamento de Artes.

 

A equipe que leciona o Mestrado de Curadoria em Artes contribui ativamente com o cenário artístico contemporâneo; é formada por escritores, curadores e artistas. Entre eles, temos curadores com muitos anos de experiência como diretores de centros de arte contemporânea, curadores emergentes que atualmente administram espaços de artist-run (exposições e galerias desenvolvidas por artistas) e de pop-up (exposições de curta duração), e críticos que ajudaram a definir a área da arte contemporânea na Austrália.

 

Quais são os benefícios de cursar o Mestrado de Curadoria em Artes na University of Sydney?

 

O curso oferece uma combinação única entre o tradicional e o contemporâneo. Tem como base a mais antiga universidade da Austrália, a University of Sydney, que possui uma reputação internacional em pesquisas sobre a história da arte, mas é co-ministrado pela escola de arte da universidade, a Faculdade das Artes de Sydney (Sydney College of the Arts), que é uma peça chave no cenário da arte contemporânea. A universidade está localizada no centro criativo de Sydney, em meio a galerias e museus, ambos estabelecidos e emergentes, o que proporciona um ambiente enriquecedor para os estudantes de curadoria. A cidade de Sydney é também muito bem localizada para o engajamento com a rede contemporânea e em rápido crescimento da Ásia e do Pacífico.

 

Em sua opinião, por quais razões a área da curadoria em artes é uma opção a ser considerada atualmente pelos estudantes internacionais?

 

A curadoria é, hoje, uma área emergente de pesquisas acadêmicas e um campo profissional em expansão, com o rápido crescimento de galerias, museus e exposições de grande sucesso na região da Ásia e do Pacífico. Recentemente, os curadores tornaram-se reconhecidos como os principais contribuintes para o conhecimento cultural através da sua interpretação da arte e artefatos para o público.

 

Vocês podem citar alguns exemplos de posições e cargos que podem ser conquistados com a conclusão do Mestrado de Curadoria em Artes?

 

O graduado do nosso curso assume papeis importantes como curadores, acadêmicos e diretores de organizações culturais. Eles também praticam o empreendedorismo ao dar início aos seus próprios projetos culturais ou ao criar suas próprias empresas artísticas. Isto pode incluir festivais de artes, galerias temporárias, ou a administração de grandes exibições.

 

Pesquise:

Cursos de arte e design na Austrália

 

Leia mais:

Mestrados de Literatura em Inglês da University of Sydney

Pesquise por cursos

Austrália
Pós-graduação
SOBRE O AUTOR

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

GRATUITO

Ebook ‘Estudar na Austrália’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar na Austrália em um só livro digital.

Dê uma olhada...