Essenciais
Austrália: informações de assunto

Cursos de Mineração, Petróleo e Operações com Gás no exterior

Cursos de Mineração e Petróleo & Operações com Gás no exterior

Cursos de Mineração, Petróleo e Operações com Gás no exterior
6923

O número de profissionais graduados nesta área é menor que o de empregos disponíveis. Poucas instituições oferecem Mineração e Petróleo como disciplinas de estudo e os salários costumam ser altos. Estes fatos já são suficientes para tornar os cursos relacionados à Mineração e Petróleo opções de estudo vantajosas.

 

E como se isso tudo não bastasse, o mercado de trabalho nacional está em alta, principalmente com o novo empreendimento da Petrobrás, o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), que exigirá a criação de milhares de novas vagas na área, em 2012 e nos anos seguintes. A descoberta de petróleo na camada do Pré-Sal em 2006 continua gerando empregos. Em suma, o que é mais valorizado em Mineração e Petróleo, atualmente, é o desenvolvimento de novas tecnologias que ajudam a extração nas faixas mais profundas, e que produzam maiores rendimentos à empresa. Desta forma, o profissional precisa estar apto às exigências do mercado, e uma ótima forma de conquistar esta aptidão e se destacar no mercado é estudar no exterior.

 

Cursos de Mineração e Petróleo no exterior

 

Os cursos internacionais relacionados à Mineração e Petróleo e Operações com Gás são oferecidos em diferentes especializações. A mais comum é a de Engenharia do Petróleo. A grade de aulas destes cursos consiste em desenvolver habilidades práticas e teóricas na área e de trabalho em equipe. As matérias geralmente estudadas são variadas, mas incluem física, química de superfície, geologia e simulação de reservatórios.

 

As instituições Australianas Universidade de New South Wales (UNSW) e Universidade de Western Australia (UWA) servem de exemplo: cada uma oferece sete cursos na área. Os da UNSW são todos de Engenharia do Petróleo, diferenciando no nível de estudo: graduação, pós-graduação, mestrados (para estudantes com histórico acadêmico em Engenharia e que gostariam de se especializar em Petróleo, ou para aqueles que já possuem uma graduação em Mineração e Petróleo) e doutorados. Na UWA, além dos cursos em Engenharia do Petróleo, você encontra mestrados em Geologia – Depósitos Minerais e em Engenharia de Petróleo e Gás.

 

Outro exemplo ainda na Austrália é a Universidade de Queensland que tem dez graduações em Engenharia do Petróleo, mas com diferentes focos: Economia, Administração de Empresas, Comercialização, Geotécnicas, Tecnologia da Informação e os cursos gerais em Engenharia de Petróleo. O que não falta é opção. Além destas três instituições acadêmicas, o Hotcourses Brasil tem uma lista de universidades que oferecem cursos de Mineração e Petróleo nos Estados Unidos, Reino Unido, Malásia, e outros.

 

Outras opções em Mineração e Petróleo

 

Você pode optar, ainda, por outros cursos relacionados à área que também o qualificarão para trabalhar com Mineração e Petróleo:

 

  • Engenharia de Minas – Esta área da engenharia tem foco nas responsabilidades econômicas, ambientais e de segurança na gerência da recuperação, processamento e comercialização dos recursos minerais.
  • Geologia do Petróleo – Ou Geociência do Petróleo. Proporciona um estudo geral dos sistemas complexos que contribuem para a formação do Petróleo.
  • Mineralogia – Estudam a química, as estruturas e as propriedades de minerais e proporcionam ao estudante uma base geral da Geologia. Trata-se da ciência da terra.

 

Admissão de alunos estrangeiros

 

No geral, para ser admitido em um destes cursos no exterior, você precisará apresentar seu histórico escolar com boas notas nas matérias de Ciências e também comprovar a nota mínima exigida no teste de fluência em inglês (o TOEFL ou o IELTS).

 

Já em mestrados ou doutorados, o estudante deve ter um histórico acadêmico (graduação ou pós-graduação) em algum curso relacionado à Mineração e Petróleo ou comprovar experiência de trabalho na área.

 

Fica a dica: peça informações diretamente para as instituições de seu interesse no site da Hotcourses Brasil, pois as exigências para admissão podem variar entre as universidades.

 

Pesquise mais cursos de engenharia...

 

Interessado em ser engenheiro, mas Petróleo não é sua primeira opção? Então encontre a sua área da Engenharia no exterior:

 

Cursos de Engenharia Mecânica no exterior

Cursos de Engenharia Elétrica no exterior

Cursos de Engenharia Eletrônica no exterior

Cursos de Engenharia Civil no exterior

Pesquise por cursos

Austrália
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Cursos de Mineração, Petróleo e Operações com Gás no exterior

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

GRATUITO

Ebook ‘Estudar na Austrália’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar na Austrália em um só livro digital.

Dê uma olhada...