Essenciais
Austrália: Visto

Alterações para Visto de Estudante para a Austrália.

915

 

Você está planejando obter um visto de estudante e se mandar para a Austrália? Então provavelmente você se interessa em saber que o governo australiano recentemente introduziu algumas alterações no atual sistema de imigração a fim de facilitar os requisitos que os estudantes internacionais devem satisfazer para estudar na Austrália.

As reformas foram anunciadas baseadas no relatório feito pelo ex-político e organizador das olimpíadas de 2000 em Sydney, Michel Knight. Ele sugere que a indústria de exportação de educação – umas das maiores indústrias de exportação da Austrália – deveria ser reformada para poder competir com o mercado educacional Norte Americano e abrir portas para estudantes internacionais de talento.

Sob as presentes leis, um estudante de um país supostamente de alto-risco como a China deveriam provar possuir mais de 75 mil dólares australianos no banco para obter um visto. Tal opressivo requisito financeiro tem sido amargamente criticado por muitos estudantes internacionais que procuram educação no exterior.

Desde meados de 2010, estudantes estrangeiros em busca de visto para estudo universitário não precisam satisfazer requisitos financeiros (tais como uma quantia estipulada de dinheiro em uma conta bancária) para provar que podem cobrir seus custos de vida e de estudo. Ao invés, assim como os estudantes de países desenvolvidos como os Estados Unidos, eles deverão apenas declarar que possuem meios de pagar pelos seus estudos e custos de vida. Tal declaração deve constar que o estudante tem genuinamente disponível 18 mil dólares australianos para pagar por seus estudos e custos de vida na Austrália. 

Além disso,  estudantes estrangeiros que terminam uma graduação com grau de bacharel podem ganhar o direito de trabalhar por dois anos no país, mesmo em campos não relacionados com a sua qualificação. No entanto, segundo o relatório Knight, se os formandos quiserem permanecer na Austrália em caráter definitivo, eles ainda precisarão satisfazer regras mais estritas, as quais são bem menos generosas com estudantes estrangeiros que já estão no país e possuem habilidades consideradas como de baixo valor.

O ministro de Imigração, Chris Bowen, disse que a responsabilidade pelos estudantes internacionais fica sobre as universidades e que elas devem avaliar os requisitos de ingresso dos estudantes antes que os mesmos cheguem ao ponto de iniciar o pedido de seus vistos.

“As universidades têm a responsabilidade de assegurar o bem-estar de todos os seus alunos, inclusive através do recrutamento de estudantes que terão a capacidade de se sustentar enquanto estudam na Austrália”, disse um porta-voz de Bowen.

Lembre-se de que para ser aceito em uma universidade australiana e para retirar o visto você precisa provar ter proficiência no idioma inglês. Tanto as universidades quanto a agência de imigração aceitam os resultados dos testes IELTS, TOEFL e Pearsons desde 5 de novembro de 2011. 

 

Maiores informações
 

Para informações mais detalhadas a respeito das atuais reformas de imigração, visite o site do Departamento de Imigração e Cidadania e para saber quais são os requerimentos para visto de acordo com o seu país de origem, clique aqui.

Leia mais sobre as vantagens de ter a Austrália como destino de estudo e sobre o Sistema Educacional da Austrália.

O International Student Barometer Report (2010) relatou em 2010 que 86% de todos os estudantes internacionais entrevistados estavam satisfeitos com a sua experiência educacional. Clique aqui para saber mais sobre o relatório.

Visite o site da Embaixada Australiana no Brasil.

Leia o artigo Vida Estudantil na Austrália e saiba mais a respeito de como aproveitar bem o seu orçamento de estudante. 

Confira também a lista de cursos oferecidos por universidades australianas

Pesquise por cursos

Austrália
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Hotcourses Editor is the mysterious, faceless force made up of all our different contributors over the years. From masters in their field to top notch journos, take a peek at some of the talent we’ve had the pleasure of working with.

GRATUITO

Ebook ‘Estudar na Austrália’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar na Austrália em um só livro digital.