Essenciais
Canadá: Acomodação

Acomodações estudantis no Canadá

Os diferentes tipos de acomodações para estudantes internacionais no Canadá: residenciais acadêmicos, alugueis particulares e homestay

Acomodações para estudantes no Canadá
2334

Você fez a inscrição, providenciou todos os documentos e foi admitido em uma instituição canadense. Antes de viajar para o país, falta ainda decidir algo essencial: onde morar no Canadá! Conheça a seguir os tipos mais comuns de acomodação estudantil no país.

 

Dica: a sua instituição no Canadá deve ser sempre a sua fonte de informação principal. Entre em contato direto com ela para saber quais opções de acomodações e serviços de suporte são oferecidas.

 

Atenção: C$ 1 = R$ 2,50 = US$ 0,82 = £ 0,53

 

ON-CAMPUS – Acomodações dentro do campus

 

No Canadá, também é comum morar em acomodações dentro do campus universitário durante o primeiro ano de estudos. As moradias on-campus são chamadas de “residence” ou apenas “rez”. Assim que receber a sua carta de oferta da universidade, você também receberá informações sobre as opções de acomodação disponíveis no campus. Normalmente, você pode fazer estes arranjos de forma online, pelo site da universidade, onde é possível conhecer todas as opções e fazer a sua escolha de acordo com a sua preferência. Você também pode entrar em contato com a secretaria de acomodações (normalmente, ela tem o nome de Housing Office) para tirar dúvidas específicas ou pedir por orientação. É comum dividir um dormitório (dorms, como são chamados no Canadá) com um ou mais estudantes, com cozinha, sala social e lavanderia também compartilhadas. Internet e outras contas utilitárias (como água e energia) serão incluídas no valor do aluguel pago à universidade, normalmente pago semestralmente. É aconselhável reservar entre C$ 3.000 e C$ 7.500 por ano do seu orçamento para pagar uma acomodação no campus.

 

Conheça os valores de acomodações on-campus de algumas universidades canadenses:

 

Parque Totem da Universidade de British Columbia: Quartos particulares e compartilhados com um plano de alimentação obrigatório = C$ 527 – C$ 725 mensais

 

Douglas Hall da Universidade McGill: Quarto particular = C$ 1.275 mensais

 

Centro Internacional “Vivendo e Aprendendo” da Universidade Ryerson: Quarto particular com lavabo individual e um plano de alimentação obrigatório = C$ 11.031 por ano acadêmico

 

Residencial Chestnut da Universidade de Toronto = Quarto particular com um plano de alimentação = C$ 14.000 – C$ 18.000 por ano acadêmico

 

Lembre-se: quartos particulares costumam ser mais caros do que os compartilhados com outros estudantes; acomodações que incluem planos de alimentações em refeitórios universitários também têm preços mais altos.

 

OFF-CAMPUS – Acomodações fora do campus

 

Após o primeiro ano de estudos, os estudantes costumam se mudar para uma casa ou apartamento compartilhado com outras pessoas, para dividir os custos. Você pode encontrar um colega de quarto (roommate) por sites e bancos de dados online como o Easy Roommate e Roomster. Também é possível usar o método mais tradicional: anúncios em jornais e revistas locais.

 

É comum alugar um quarto em uma casa ou em um apartamento e compartilhar as demais instalações com outros estudantes, como banheiro, cozinha e sala de estar. Os preços do aluguel variam de acordo com a cidade; em áreas maiores como Calgary, Toronto e Vancouver, os valores aumentam (apesar de ainda serem consideravelmente mais baratos do que em Nova York ou Londres). Aconselhamos a reserva de C$ 250 a C$ 700 por mês para uma acomodação off-campus.

 

 Veja, a seguir, uma média de valores de aluguel de um apartamento com três quartos em diferentes cidades canadenses:

 

Toronto – C$ 1.900 

Vancouver – C$ 1.950 

Ottawa – C$ 1.300 

Montreal – C$ 1.050 

Edmonton – C$ 1.500 

Calgary – C$ 1.600

 

Homestay

 

Existe também a opção de morar em uma homestay. Nesta opção de acomodação estudantil, você mora na casa de uma família local; normalmente, terá um quarto só para você e dividirá as demais instalações da casa com os integrantes da família canadense. Além de uma taxa inicial de C$ 200 pelo serviço de match (encontrar uma família ideal para recebê-lo), você pagará, em média, de C$ 400 a C$ 800 mensais pelo aluguel do quarto e refeições feitas na casa (há a opção de fazer todas as refeições ou apenas o jantar, o que influenciará no valor da homestay). Viver com uma família local é uma oportunidade muito boa de conhecer a cultura canadense em primeira mão e praticar o inglês diariamente – por estas e outras que esta é a opção de acomodação mais recomendável aos estudantes que viajarem ao Canadá para estudar a língua inglesa ou francesa. 

Pesquise por cursos

Canadá
Graduação
SOBRE O AUTOR

Acomodações para estudantes no Canadá

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...