Essenciais
Canadá: Inscrevendo-se em uma universidade - Leitura recomendada

O processo seletivo no Canadá

Uma explicação e dicas sobre o processo de inscrição em universidades do Canadá

O processo seletivo no Canadá
2384

No Canadá, não há nenhum serviço central para as inscrições em instituições de ensino superior (como o UCAS do Reino Unido). Você deve se inscrever diretamente pela universidade que tiver interesse. Cada território e província do Canadá são responsáveis por todos os níveis de educação regionais, portanto, é necessário atentar-se às regras da região.

 

No entanto, existem sistemas que permitem se inscrever em várias universidades de uma província de uma vez só, como é o caso do OUAC (Ontario University Application Centre) de Ontário. Cada universidade terá requisitos de admissão específicos que você deverá verificar cuidadosamente antes de se inscrever. Se você não utilizar os serviços de um sistema como o OUAC, você pode se inscrever online pelo site oficial das universidades.

 

Admissões e prazos finais

 

As inscrições são abertas em outubro para o início das aulas em setembro do ano seguinte (começo do ano letivo no Canadá). A sua pesquisa por universidades e cursos pode começar um pouco antes disso, especialmente se você estiver incerto sobre o que estudar e como financiar os seus estudos. Os prazos finais para as inscrições costumam ser em janeiro ou fevereiro, apesar de algumas irem até a primavera, em março/abril. Se a universidade tiver um processo de admissões conhecido como rolling admissions (sem prazo final específico), você deverá receber uma resposta logo após o envio da sua inscrição. Se o processo for o competitive admissions (admissões competitivas), a universidade esperará o prazo final para avaliar todas as inscrições recebidas, por isso, sua resposta chegará em até sete semanas.

 

Se você receber uma carta chamada Offer of Admission (Oferta de Admissão), significa que você foi selecionado. Você terá um prazo final para aceitar a sua oferta e se matricular oficialmente na universidade; a data certa do prazo será informada na carta. Após a matrícula, você pode se aplicar à permissão de estudo (study permit).

 

É essencial que você verifique os prazos finais e requisitos de inscrição diretamente pela universidade (você encontrará estas informações no site oficial de cada instituição). Estes fatores variam imensamente de universidade para universidade, e também de curso para curso, dependendo da área de estudo, do número de candidatos e de vagas, nível de estudo, etc.

 

Requisitos de admissão e documentos necessários

 

Apesar de sua declaração pessoal ser uma parte importante da inscrição em uma universidade no Reino Unido e nos Estados Unidos, no Canadá este não é o mesmo caso. Algumas universidades exigem apenas históricos escolares e demonstração de proficiência no inglês. Dependendo da sua nacionalidade, você pode precisar passar por um exame médico com um profissional autorizado para comprovar que você está com boa saúde.

 

Custo da inscrição no Canadá

 

A maioria das universidades exige uma taxa de inscrição não reembolsável de $ 50 a $ 100 (CAD). No entanto, se você estiver se inscrevendo em várias universidades canadenses, é mais fácil e barato utilizar um sistema centralizado como o OUAC. Por eles, você paga uma taxa fixa para se inscrever em até três universidades (e uma taxa adicional se quiser se inscrever em mais instituições).

Pesquise por cursos

Canadá
Graduação
SOBRE O AUTOR

O processo seletivo no Canadá

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...

Leitura recomendada