Essenciais
Canadá: Perspectivas profissionais - Leitura recomendada

Acabei meu curso no Canadá... E agora?

Aprenda as opções para estudantes internacionais no Canadá após a graduação: perspectiva profissional, visto de trabalho e mercado de trabalho para estrangeiros

Procurar emprego no Canadá
993

Os estudantes internacionais que se graduarem no Canadá notarão que o mercado de trabalho no país é promissor. Alguns dos setores mais fortes do Canadá são tradicionais, como o de transporte, bancário e turístico; ou então outros mais específicos como o de Petróleo, engenharia de software, animação e tecnologia da informação.

 

Eu posso trabalhar no Canadá após a minha graduação?

 

Sim, você pode. Mas para isso terá de se inscrever para receber a autorização chamada Post-Graduation Work Permit (PGWP). Há algumas regras simples que você deve seguir para conseguir a autorização:

  • Ter estudado em período integral no Canadá e concluído um programa de estudos de, no mínimo, oito meses de duração;
  • Ter se graduado em uma instituição de ensino superior pública (faculdade, escola técnica/de comércio, universidade ou CEGEP); instituição de ensino superior particular; instituição de ensino médio particular que ofereça programas de qualificação de 900 horas ou mais, resultante em um diploma de estudos profissionais (DEP) ou atestado de especialização profissional (ASP); ou uma instituição canadense particular autorizada pelo estatuto providencial a outorgar diplomas acadêmicos.

 

Você deve se inscrever à PGWP com 90 dias de antecedência de receber sua confirmação de conclusão de seu programa acadêmico (um histórico escolar ou carta oficial, por exemplo). Além disso, você precisa ter completado um curso de forma bem-sucedida e estar prestes a receber um diploma acadêmico (degree), diploma ou certificado; e ter uma permissão de estudo válida.

 

Com um PGWP você pode permanecer no país por até três anos. O período exato de sua permanência autorizada irá depender do tempo que você estudou no país (o que pode ser bastante vantajoso para você, se tiver concluído uma graduação completa no país). A permissão lhe proporcionará tempo suficiente para trabalhar no Canadá, ganhar experiência prática e fortalecer suas habilidades após concluir os estudos acadêmicos.

 

Por onde eu encontro empregos no Canadá?

 

O Job Bank (Banco de Empregos) é a fonte principal de empregos do governo do Canadá; mas há outros sites bastante populares para quem está em busca de uma vaga profissional: Monster, Job Postings, Workopolis, Jobs Canada e Talent Egg. Nestas páginas, você pode pesquisar por empregos, publicar o seu currículo ou conversar com orientadores. Há também como tentar métodos mais tradicionais, como pesquisar vagas em jornais locais. A sua universidade canadense deve ser sempre o ponto de partida; a maioria oferece serviços de suporte à carreira e poderá colocá-lo em contato com empresas da sua área de formação. A sua instituição, inclusive, provavelmente oferecerá opções de estágios durante o curso. Use o site AIESEC para encontrar oportunidades de estágio e trabalho voluntário no Canadá, ou então pelo Volunteer Canada, o órgão nacional de voluntariado.

 

O Canadá ajuda os imigrantes a encontrar emprego no país?

 

O Canadá realmente valoriza a mão de obra estrangeira e os imigrantes no país. Se você visitar o site oficial da CIC, poderá pesquisar dentre todos os serviços disponíveis aos imigrantes da região, incluindo workshops para a construção de currículos de maneira a atrair a atenção de empregadores canadenses (o que pode ser bem diferente do formato brasileiro). Além disso, se você estiver incerto sobre como começar a sua procura, eles podem te ajudar a dar o primeiro passo. 

Pesquise por cursos

Canadá
Pós-graduação
SOBRE O AUTOR

Procurar emprego no Canadá

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...