Essenciais
Canadá: Perspectivas profissionais

Profissões em alta no Canadá para estrangeiros

Quais setores têm mais vagas de trabalho disponíveis no Canadá para receber profissionais estrangeiros

Profissões em alta no Canadá para estrangeiros
3198

O Canadá é um dos países que está sempre à procura de mão de obra estrangeira. Ele se tornou um dos principais destinos para profissionais brasileiros interessados em uma carreira no exterior. Além disso (e por causa disso), o governo canadense tem estudado a agilização da concessão de residência permanente para trabalhadores estrangeiros no país. Só no Quebec, segundo o Ministério de Imigração, Refugiados e Cidadania, a intenção é que novos profissionais estrangeiros francófonos correspondam a 4% de todos os imigrantes econômicos nos arredores da cidade até 2018.

 

Ou seja, a época é propícia para encontrar a sua vaga profissional no Canadá!

 

Mas, quais profissões estão em alta no país? Quais delas contratam estrangeiros?

 

Fluência no inglês/francês: Primeiramente, é importante saber que a proficiência no idioma estrangeiro é um fator decisivo na hora de concorrer a uma vaga no país. No entanto, cada região canadense influencia este fator: dependendo da província, você deverá ser fluente no inglês e/ou no francês, uma vez que o Canadá é um país bilíngue.

 

Lista de escassez do Canadá: O Canadá, assim como a Austrália e a Nova Zelândia, publica de tempos em tempos uma lista das profissões nacionais que podem ser preenchidas por estrangeiros. Na lista mais recente, o governo canadense anunciava vagas para gerentes em diversas áreas, como financeira, recursos humanos, telecomunicação, engenharia, arquitetura, marketing, saúde, administração pública, relações públicas, artes performáticas, curadoria, construção, transporte, agricultura e horticultura; entre outras funções, como contador, diretor escolar, assistente executivo, etc.

 

Algumas das áreas com maior escassez de mão de obra no Canadá são as de ciência da computação e tecnologia da informação. Os profissionais estrangeiros deste campo são os mais procurados, entre eles engenheiros da computação, designers, programadores e desenvolvedores web.

 

Banco de empregos

 

O site oficial do governo do Canadá tem uma página específica sobre o assunto (a página Jobs). Nele, é possível pesquisar em um banco de empregos por mais de 102.000 vagas. Na mesma seção, há uma lista com todos os anúncios de emprego. Além disso, você também pode se inscrever para receber um alerta de vagas aqui, basta preencher o título do emprego que você está à procura, a cidade (com código postal) e o seu email.

 

Números oficiais

 

Segundo a sessão Jobs, os setores industriais e os de artes, entretenimento e recreação tiveram a maior média de vagas no primeiro semestre de 2016 (3,9%), seguidos pelos setores de agricultura, silvicultura, pescaria e caça (3,8%), e os de serviços de acomodação e de alimentação (3,3%). Nacionalmente, o número de vagas em artes, entretenimento e recreação foi de mais de 10.500; Ontário é responsável por 65,5% de todo esse valor.

 

Entre os 140 grupos de ocupações mais detalhados, atendentes em restaurantes, ajudantes de cozinha e outros serviços relacionados têm o maior número de vagas disponíveis (18.000). Em seguida, vem os empregos em varejo (16.000) e para chefs e cozinheiros (9.800).

 

Na primeira metade de 2016, a média de salário pago por hora entre todas as vagas disponíveis foi de C$ 19,95.

 

O Hotcourses Brasil entrou em contato com o Consulado do Canadá no Brasil para confirmar estes dados. Segundo a assessoria de imprensa, não era possível informar dados federais sobre quais profissões estão em demanda porque, usualmente, são as próprias províncias que têm esses dados, mas citou o site do Ministério de Imigração, Refugiados e Cidadania do Canadá como fonte oficial sobre o assunto.

 

Saiba como conseguir um visto de trabalho canadense aqui.

 

Leia mais:

EUA estudam a criação de um “visto de startups” para empreendedores estrangeiros

A vida e a rotina de estudos de um casal brasileiro no Canadá

Pesquise por cursos

Canadá
Pós-graduação
SOBRE O AUTOR

Profissões em alta no Canadá para estrangeiros

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...