Essenciais
Canadá: Perspectivas profissionais - Leitura recomendada

Trabalhar no Canadá após os estudos acadêmicos

Conheça as regras e os vistos para trabalhar no Canadá após os estudos

Trabalhar no Canadá
1493

Após completar um curso acadêmico no Canadá, você tem a opção de se inscrever para receber uma Post-Graduation Work Permit (PGWP), uma permissão para poder permanecer legalmente no país e trabalhar por um tempo estipulado.

 

Eu posso trabalhar no Canadá depois de me graduar?

 

Para descobrir se você se qualifica ao PGWP, você precisa atender aos seguintes fatores:

 

  • Ter estudado em período integral em um curso de no mínimo oito meses, ou;
  • Ter estudado em um das seguintes instituições: uma instituição de ensino superior pública (faculdade, escola técnica/de comércio, universidade ou CEGEP); instituição de ensino superior particular; instituição de ensino médio particular que ofereça programas de qualificação de 900 horas ou mais, resultante em um diploma de estudos profissionais (DEP) ou atestado de especialização profissional (ASP); ou uma instituição canadense particular autorizada pelo estatuto providencial a outorgar diplomas acadêmicos;
  • Ter concluído o curso de forma bem-sucedida e ter um documento emitido pela sua instituição que comprove a conclusão do curso;
  • Ter um visto/permissão de estudante no momento da inscrição pela PGWP.

 

Como me inscrever na Work Permit?

 

Você pode se inscrever online pelo site do CIC de forma similar à inscrição para o visto de estudante. Você precisará de uma senha que o próprio site irá gerar para você, após preencher todo um questionário para saber se você é elegível. Faça o log in na sua conta MyCIC e siga o passo a passo. O processo é bastante simples. Digite o seu código, preencha o formulário de inscrição, faça o upload dos documentos necessários e pague as taxas obrigatórias antes de enviar sua inscrição.

 

Quando eu devo me inscrever?

 

Você deve se inscrever no visto de trabalho no prazo de 90 dias após a sua graduação. Você não precisa ter uma oferta de emprego antes de se inscrever. Após conseguir uma confirmação de quando os seus estudos se concluirão, você deve se inscrever em até 90 dias para não perder o prazo.

 

Por quanto tempo a PGWP é válida?

 

A sua permissão durará no máximo três anos. Normalmente, ela tem a mesma duração que os seus estudos tiveram. Se você estudou no Canadá por dois anos, automaticamente é qualificado para uma WP de três anos de estadia legal.

 

O que eu posso fazer com a minha Work Permit?

 

Além de poder trabalhar no país, o visto de trabalho é o primeiro passo para quem quiser se inscrever para a Residência Permanente no Canadá (ou seja, viver no país como um residente). Mesmo que você ainda não tenha uma carreira estabelecida, com uma permissão de trabalho você pode permanecer no país para conquistar uma valiosa experiência profissional.

 

Assim que você conseguir a sua Work Permit...

 

 Lembre-se de:

  • Estender o seu plano de seguro de saúde;
  • Inscrever-se para conseguir o seu Social Insurance Number, ou, se você já o tiver, estendê-lo;
  • Inscrever-se para um Visto de Residência Temporária – que permitirá entrar e sair do país pela fronteira (diferente do visto de estudante ou de trabalho que só permite a estadia legal no Canadá). Para poder viajar para outros países e depois reentrar no Canadá, você terá que ser, pelo menos, um residente temporário. De fato, toda vez que você passar pela fronteira, os oficiais farão perguntas sobre a sua estadia no país para verificar se você tem o status de imigração correto para estar no Canadá.

Pesquise por cursos

Canadá
Graduação
SOBRE O AUTOR

Trabalhar no Canadá

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...