Essenciais
Canadá: Destino de Estudo - Leitura recomendada

Por que estudar no Canadá?

Por que o Canadá pode ser o destino de estudo perfeito para você? Descubra o que o Canadá tem a oferecer aos estudantes internacionais!

Por que estudar no Canadá?
980

O Canadá tem algumas das paisagens mais pitorescas do mundo! Não é só formada por camadas de neve congelantes, da forma que, com certeza, você já deve ter escutado alguém descrever o país – as estações são demarcadas durante o ano, em algumas regiões nem chega a nevar e a temperatura chega a mais de 30° C no verão.

 

O Canadá tem várias metrópoles. Durante os estudos, seria ideal conseguir viajar pelo país e conhecer outras grandes cidades e províncias também, para ver todos os tipos paisagens canadenses. Pelo caminho, você vai descobrir parques e reservas nacionais, vida selvagem, montanhas e praias. Lugares como Niagara Falls, Parque Nacional Banff e as Montanhas Rochosas farão com que você se apaixone pelo país!

 

Há 20 anos, as Nações Unidas nomeiam o Canadá como um dos melhores lugares do mundo inteiro para se viver. Apesar de as paisagens cênicas terem influência na escolha, existem inúmeros outros fatores também. Os serviços de saúde são gratuitos no Canadá, diferente do que acontece nos Estados Unidos, que são bastante criticados por isso. O Canadá também é considerado um dos destinos de estudo mais seguros e pacíficos do mundo.

 

Qualidade de ensino

 

O Canadá oferece um alto padrão de ensino superior. Suas qualificações acadêmicas são reconhecidas pelo mundo inteiro, seja por empregadores ou por outras instituições de ensino, e são consideradas igualáveis à qualidade das qualificações americanas, britânicas, entre outros destinos famosos entre os estudantes. Quatro instituições canadenses ficaram entre as 100 melhores do mundo no ranking geral da Times Higher Education de 2014-2015: Universidade de Toronto, Universidade da Colúmbia Britânica, Universidade McGill e Universidade McMaster. Além disso, a Toronto, British Columbia e McGill também entraram para o top 100 do ranking da QS 2014-2015, juntamente com a Universidade de Montreal e a Universidade de Alberta. A Toronto, inclusive, ficou entre as vinte melhores instituições em ambos os rankings.

 

Todos os cursos acadêmicos oferecidos no país são avaliados e revisados regularmente pelas universidades para manter o alto padrão de qualidade. Os órgãos do governo, como a Associação de Universidades e Faculdades do Canadá (AUCC), também trabalham para garantir que as instituições do país ofereçam as melhores qualificações possíveis.

 

Nação multicultural

 

É comum se surpreender com a diversidade cultural do Canadá. O país recebe muitos imigrantes, acolhendo mais de 15 milhões de estrangeiros no último século. De fato, o Canadá está sempre à procura de mão de obra estrangeira para suprir a demanda do mercado por profissionais qualificados em diferentes áreas.

 

Você sabia que o Canadá foi o primeiro país do mundo a introduzir a política de multiculturalismo nos anos 70, destacando o valor da diferença étnica? Apesar de o termo “multiculturalismo” ser comum hoje em dia, este nem sempre foi o caso, e o Canadá foi o pioneiro em sua promoção. Um terço dos canadenses tem uma origem étnica diferente; e um censo recente comprovou que um quinto da população não fala nenhuma das duas línguas oficiais no país, o inglês e o francês. A maioria dos nativos em francês mora em Quebec, mas você encontrará pessoas fluentes no idioma por todo o país. Algumas das etnias mais comuns no Canadá são escocesa, irlandesa, alemã, italiana e chinesa. Com inúmeras nacionalidades representadas no país, você fará parte de diversas atividades culturais durante os estudos.

 

Baixos custos

 

Para um país ocidental com grandes metrópoles, o Canadá não tem um custo de vida tão alto – de fato, é bem mais barato que o americano. Enquanto Toronto é considerada a cidade mais cara para se viver no país, a média do custo de vida nela é ainda menor que outras cidades famosas como Londres, Nova York e Sydney. Isto significa que o seu orçamento pode durar mais no Canadá e você ainda tem a oportunidade de viver em uma cidade moderna e incrível como Toronto, Montreal e Vancouver.

 

Além disso, graças ao financiamento público que as universidades canadenses recebem, as taxas de ensino são bem mais baratas do que em universidades americanas. As bolsas de estudo também são cortesia do governo e do Programa de Bolsas de Estudo Canadenses.

 

Planos pós-estudos

 

Uma das dúvidas recorrentes entre estudantes internacionais é: posso permanecer no país para trabalhar após a graduação? Muitos estudantes têm interesse em continuar no país para adquirir experiência profissional antes de voltar para o país de origem. No Canadá, estudantes internacionais que se graduarem em uma universidade ou faculdade canadense podem permanecer legalmente e trabalhar no país por até um ano após a graduação. Há também certa liberdade para trabalhar durante os estudos. Além disso, noventa por cento dos estudantes graduados por instituições canadenses encontram um emprego em até seis meses após a conclusão do curso.

Pesquise por cursos

Canadá
Graduação
SOBRE O AUTOR

Por que estudar no Canadá?

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...