Essenciais
Canadá: Vida de estudante - Leitura recomendada

Como viajar pelo Canadá

Quais são opções de transporte em um país tão grande como o Canadá? Conheça-as em nosso guia sobre transporte público e viagem.

Como viajar pelo Canadá
926

Um dos maiores países do mundo, Canadá tem quase dez milhões de metros quadrados. De fato, o tamanho de seu território só perde para a Rússia. Além disso, como você já deve saber, o clima no país, no inverno, vai ficando cada vez mais alarmante à medida que se aproxima do norte. Mesmo assim, nada disso o impedirá de conhecer o Canadá enquanto você estudar no país.

 

Existem diferentes opções para viajar por todo o Canadá. Deixe-nos explicá-las a seguir.

 

De avião

 

Todas as principais cidades do Canadá têm aeroportos condizentes com o tamanho do país – você pode viajar de ponta a ponta nacionalmente e também a outros países. Os cinco aeroportos canadenses mais movimentados de acordo com o tráfego de passageiros por ano (em ordem) são: Toronto Pearson, Vancouver, Calgary, Montreal-Pierre Elliott Trudeau e Edmonton. Mas há tantos outros aeroportos pelo país que atendem às necessidades de vôos e passageiros diariamente. A Air Canadá e a WestJet são as companhias aéreas mais famosas do Canadá e oferecem serviços para todos os cantos.

 

Como um enorme país colado aos Estados Unidos, a segurança aérea e o controle das fronteiras no Canadá são levados muito a sério (apesar de não serem tão rígidos quanto aos dos EUA). Por isso, você deve garantir ter a documentação necessária quando aterrissar no país e respeitar todas as regras de imigração.

 

De trem

 

Todos os cantos do Canadá são interligados por linhas de trem, de Vancouver e Prince Rupert, na província de Colúmbia Britânica, na costa oeste, a Halifaz, Nova Escócia, na costa leste. Você pode verificar os horários dos trens, comprar passagens e planejar a sua viagem pelo site da ViaRail. Normalmente, as passagens serão mais baratas se você comprá-las online com antecedência à data de viagem, apesar de também ser possível comprá-las no dia, em algum guichê da estação.

 

De metrô

 

Existem três cidades canadenses com grandes sistemas de metrô: Toronto, Montreal e Vancouver. Eles são compostos de apenas algumas linhas. O metrô é um meio de transporte bem mais rápido do que ônibus ou carros que ficam à mercê do tempo (quando neva, por exemplo) e do tráfego. Um plano de passagens mensais em Montreal custa aproximadamente C$ 65, enquanto um plano semanal custa C$ 20. Leia a parte sobre ônibus abaixo para saber o preço das passagens em Toronto.

 

De carro

 

Dirigir por longas distâncias no Canadá, apesar de ser maravilhoso com as belas paisagens pelo caminho, pode ser perigoso devido às condições do tempo – quanto mais próximo ao norte você estiver e dependendo da estação do ano, você corre o risco de ter problemas com nevascas. Por estas e outras, que é aconselhável checar sempre a previsão do tempo antes de planejar a sua viagem, verificar as condições do carro e ter sempre o equipamento necessário (como pneu extra e lanterna).

 

Você terá de tirar a sua habilitação canadense para dirigir no país se você for ficar por um longo período (nas primeiras semanas, você pode utilizar a sua carteira brasileira ou uma internacional).

 

De ônibus

 

O ônibus é provavelmente a melhor forma de viajar pelas cidades canadenses e também pelo país (principalmente de uma cidadezinha a outra que não são bem conectadas). No entanto, é importante lembrar que se você for viajar por longas distâncias e as condições climáticas preverem neve, as estradas não serão a rota mais rápida e segura.

 

Cada cidade tem uma companhia de transporte específica para oferecer serviços na região. Para você ter uma ideia, focaremos em Toronto, onde o transporte público é responsabilidade da Toronto Transit Commission (TTC). Os estudantes podem comprar uma passagem mensal para todos os transportes por aproximadamente C$ 112. Passagens semanais custam entre C$ 30 e 40. Algumas cidades também têm sistemas de bondes (streetcars). Os preços deste serviço variam, principalmente entre cidade grande e pequena. Para viajar entre as províncias, você pode pegar um ônibus da Greyhound ou então de uma companhia menor e regional. Estes ônibus também cruzam a fronteira entre Canadá e Estados Unidos (mas, lembre-se, você deve ter um visto para entrar na América).

 

De balsa

 

As balsas são usadas em áreas costeiras do Canadá para transportar indivíduos e veículos. Este é um meio popular de transporte nas regiões da Colúmbia Britânica e, com certeza, uma forma diferente de viajar.

Pesquise por cursos

Canadá
Graduação
SOBRE O AUTOR

Como viajar pelo Canadá

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...